Motivação de equipe: guia completo para melhorar o engajamento do time

Motivação de equipe: guia completo para melhorar o engajamento do time
11 minutos de leitura

Os recursos humanos de uma empresa são o seu principal diferencial diante da concorrência de mercado. Por isso, investir em estratégias para aumentar a motivação da equipe é fundamental na hora de cuidar da saúde financeira da empresa e criar um atendimento ao público mais humanizado.

Ao adotar pequenas mudanças, você pode perceber que seus colaboradores se tornam engajados e há melhorias na produtividade. Portanto, há uma alteração em toda a cultura organizacional, trazendo benefícios para o curto e longo prazo. 

Para lhe ajudar nessa jornada, organizamos um guia completo sobre as melhores maneiras de motivar seu time. Continue a leitura e confira!

O que é motivação de equipe?

A motivação de equipe é o ímpeto de trabalho de todos em função dos objetivos da corporação. Por meio dela, é possível ver colaboradores empregando um grande esforço para encontrar caminhos que levem a melhorias de produtos e serviços da empresa.

O termo motivação vem da palavra motivo, mostrando que esse impulso é proveniente de uma boa justificativa para o colaborador se envolver de forma profunda nos projetos desenvolvidos na corporação.

Seja porque o seu salário é bom, o clima organizacional é agradável, ou devido ao trabalho desafiador. A  motivação é um ingrediente que deve estar presente no cotidiano de sua equipe. Além de ser indispensável para o seu negócio, um indivíduo motivado também vivencia o seu dia a dia com mais qualidade e prazer no trabalho.

Empresas com desempenho mediano estão perdendo mercado e vendo seus clientes seguirem para outros negócios. Isso significa que é hora de implementar melhorias que façam com que os produtos e serviços sejam desejados pelos consumidores e que a experiência de compra seja excelente.

Qual a importância da motivação de equipe?

A motivação da equipe tem diversos efeitos positivos, além do aumento na produtividade. Imagine, por exemplo, que você é um recém-chegado em uma corporação qualquer. Se você recebe uma recepção calorosa e percebe que os colegas estão realmente envolvidos com o projeto, o clima organizacional se torna mais leve e seu dia de trabalho segue um ótimo ritmo.

Do contrário, se o time aparenta um desgosto evidente com as tarefas, é normal sentir pouco interesse com as atividades desenvolvidas e torcer para o expediente terminar logo. Assim, a motivação transforma o ambiente, torna os colaboradores mais colaborativos e contribui para o surgimento de soluções inovadoras.

Outro ponto importante se refere a criação de uma cultura organizacional positiva. Se a sua corporação pretende seguir para os canais digitais de comunicação, é importante contar com um time empolgado e produtivo. 

Compartilhar parte dos bastidores da empresa é uma ótima maneira de melhorar o engajamento nas redes sociais e contribui para atrair novos clientes para sua marca.

Quer saber como analisar e melhorar os níveis do clima organizacional da sua empresa? Baixe agora nosso conteúdo exclusivo:

Como a motivação de equipe impacta na produtividade?

Boa parte dos colaboradores necessitam da motivação para se sentir bem com o próprio trabalho e com a rotina vivenciada. Afinal, para estar presente no horário, essa pessoa deixou de ficar em casa com a família, passeando com os amigos ou ficar em qualquer outro lugar. Por isso, é importante que haja um motivo além do dinheiro para justificar esse esforço.

Seja por meio de recompensas, do reconhecimento ou da sensação de pertencimento, os funcionários devem compreender a importância do seu papel no sucesso de qualquer projeto da empresa.

Isso significa que há uma relação estreita entre produtividade e motivação. Um indivíduo motivado tem maior probabilidade de estar satisfeito com o cargo, melhorando o índice de retenção de talentos. Também reduz o trabalho da equipe de RH em busca de novos membros para o time e elimina os custos referentes ao treinamento de outros colaboradores.

Qual a relação entre motivação de equipe e engajamento?

O engajamento representa o quanto os membros de sua empresa se preocupam com o futuro dos projetos, produtos e serviços oferecidos no mercado. Assim, quando há uma relação ruim dos líderes com o time, não existe um cuidado especial com as atividades desenvolvidas no cotidiano.

Por isso, o engajamento é um processo que deve ser implementado e desenvolvido na cultura organizacional da empresa. Entretanto, esse sentimento não é uma atribuição de cada funcionário. Pelo contrário, cabe a você oferecer os incentivos necessários para tornar a equipe satisfeita e engajada.

Assim, a ideia por trás de programas de incentivo, progressão de carreira, premiações na empresa e um plano claro de cargos e salários, é oferecer as melhores condições para que o engajamento e a motivação possam emergir em seu time.

Quer dicas de como a psicologia positiva pode ajudar nesses resultados? Confira nosso Webinar completo:

Como motivar seu time?

Agora que você já entende a importância de contar com funcionários motivados e com um interesse real no sucesso de seus projetos, continue a leitura e veja quais as melhores estratégias para incentivar a motivação na sua corporação.

Conheça as necessidades

O primeiro passo para melhorar a motivação de equipe é identificar as necessidades da corporação e dos próprios colaboradores. Por meio desse cuidado inicial, você consegue fazer o mapeamento de competências, entender quais equipamentos poderiam melhorar o trabalho e saber quais materiais são necessários para dar continuidade aos projetos da corporação.

Assim, o mapeamento de todos os cargos da empresa e a identificação das principais demandas devem compreender a primeira etapa referente a otimização da estrutura organizacional de sua marca.

Depois desse momento inicial, você consegue mudar o foco para as demandas da equipe. Pode ser que seus funcionários necessitem de um horário de trabalho mais flexível, de incentivos para a formação superior ou de outros benefícios. Ao conhecer tais necessidades, torna-se mais fácil a deliberação quanto a medidas de melhorias nesse quesito.

Ouça o que a equipe tem a dizer

Para manter a equipe engajada é necessário conhecer um pouco mais sobre suas necessidades, expectativas e perspectivas de longo prazo. Assim, a melhor forma de fazer isso é perguntar diretamente a seus colaboradores como é sua experiência de trabalho e como ela poderia ser melhorada.

Ao dar voz ao seu time, a empresa ganha diversos insights para identificar os principais pontos de melhoria em sua rotina, cultura organizacional e distribuição de tarefas, por exemplo.

Além disso, ouvir pessoas de todos os cargos permite que haja união entre os membros e as atividades sejam desenvolvidas com mais entusiasmo por cada um. Como os indivíduos possuem uma percepção única diante das situações, é provável que o diálogo entre os colaboradores leve a soluções mais rápidas e simples do que é normalmente feito.

Ofereça recompensas

A motivação de equipe não brota de maneira automática nos membros de um grupo. Ela vai se desenvolvendo à medida que a corporação mostra como os seus objetivos de crescimento estão alinhados com os de cada colaborador.

Outro fator importante sobre o oferecimento de recompensas é que ele deve cumprir critérios claros, simples e rigorosamente justos. Se apenas os amigos e os  familiares dos líderes da empresa são beneficiados, não há incentivos para que os funcionários se esforcem, pois, a premiação não está relacionada ao tanto de empenho empregado nos projetos desenvolvidos.

Por isso, as promoções, as funções gratificadas, os bônus e os demais benefícios desse tipo, devem ser oferecidos aos membros que apresentarem o melhor desempenho nos critérios estabelecidos. Assim, obter uma progressão na carreira não parece impossível e você cria os incentivos corretos para que a performance do grupo seja otimizada.

Dê feedbacks construtivos

Oferecer feedbacks para os seus colaboradores é um passo importante para manter a motivação no cotidiano de trabalho. Nesse sentido, você pode corrigir posturas erradas que o funcionário apresentou no dia a dia e também destacar pontos positivos de seu comportamento.

Por exemplo, se um membro do time teve uma boa ideia e está tendo um bom desempenho, vale elogiar para garantir o engajamento. Caso tenha comportamentos que são equivocados é importante chamá-lo em particular para dar um feedback e oferecer suporte para melhorá-los.

Ainda é possível efetuar comentários para a equipe na totalidade. Dessa forma, você pode realizar uma reunião mensal de apresentação de resultados e demonstrar os pontos positivos do período passado e o que tem potencial para melhorar. Assim, todos entendem o que é relevante no intuito de conseguir maximizar as vendas da empresa.

Promova treinamentos

Colaboradores capacitados tendem a apresentar mais motivação em suas atividades laborais. Por exemplo, imagine que surja um problema na empresa e que você não esteja presente para resolver. Porém, devido aos treinamentos realizados, os colaboradores conseguem solucionar a questão.

Eles, provavelmente, vão começar a se sentir importantes no negócio e consequentemente se ver como parte dele. Assim, ao disponibilizar treinamentos de pessoas, você garante que todos tenham as competências necessárias para o cotidiano de trabalho.

Uma boa dica é procurar entender quais são as necessidades da sua equipe na intenção de ofertar eventos adequados para saná-las. Dessa forma, é possível complementar hard e soft skills que já são inerentes ao seu time e torná-lo ainda mais eficaz.

Defina metas claras

Ter bem claro quais são as metas da empresa é fundamental para motivar os colaboradores. Por exemplo, suponha que você não estabeleceu as metas mensais. Dessa forma, eles não compreendem qual é o nível de esforço necessário de modo a conquistar reconhecimento na empresa.

Portanto, caso deseje ter funcionários realmente motivados em seu negócio, deve-se implementar um sistema de metas claras e atingíveis.

Ao fazer isso, sua equipe vai trabalhar focada e determinada para alcançar os objetivos próprios e do seu negócio, fazendo com que ambos cresçam juntos. Também é aconselhável determinar uma meta para a equipe de modo a incentivar o trabalho e a cooperação.

Incentive a competição saudável

Ter uma meta em equipe é uma atitude importante, porém, é necessário incentivar a competição saudável na intenção de maximizar os resultados. Por exemplo, suponha que você determine um objetivo geral para o time e, após ser alcançado, ofereça incentivos para que os funcionários com melhores performances sejam premiados.

Assim, consegue-se incentivar o trabalho em equipe e, em conjunto, oferece estímulos para que todos se esforcem para obter um bom desempenho individual. Dessa forma, sua empresa tende a crescer e conquistar lucros cada vez mais altos.

Outra possibilidade é recorrer à gamificação nas empresas. Desse modo, você conta com todo o ambiente lúdico dos jogos para motivar os colaboradores e estimular a competição de maneira saudável em sua organização.

Desenvolva um ambiente agradável

Ter um bom clima organizacional e um ambiente agradável é uma boa forma de aumentar a motivação dos colaboradores. Por exemplo, contar com um espaço de descanso pode ajudar os indivíduos a recuperar a energia e voltar a trabalhar com mais afinco.

Uma alternativa é instalar uma sala de jogos para que durante os intervalos todos tenham um modo de distrair a cabeça e, quando retornarem ao trabalho, consigam focar nos afazeres.

Grandes empresas como o Google e o Facebook utilizam recursos como esses e, como consequência, contam com funcionários engajados e motivados para desempenhar as tarefas. Então, por que não adaptar a realidade do seu negócio e colher os benefícios dessas práticas, não é mesmo?!

Crie uma comunicação transparente

Já pensou se você passa uma mensagem para sua equipe, mas ela sai toda distorcida? Isso pode gerar confusões e reduzir o ânimo e motivação de alguns membros do time. Assim, prezar por uma comunicação clara e transparente é primordial.

Nesse sentido, é importante ter objetividade quanto aos direitos e deveres de cada funcionário, deixar explícito o que se espera no dia a dia da empresa, adotar um manual de conduta e investir em ferramentas que ajudem na comunicação.

Por exemplo, você pode usar os murais para passar recados menos importantes, chamar funcionários para reuniões, usar a tecnologia para comunicar-se de modo mais eficaz e treinar a oratória para transmitir sua mensagem sem ruídos.

Reconheça os esforços

O reconhecimento é parte fundamental para manter uma empresa motivada em sua totalidade. Por exemplo, quando um funcionário alcança um resultado expressivo ou tem uma ideia brilhante, é essencial expressar o quão importante ele é para a empresa.

Além disso, oferecer recompensas para bons desempenhos de vendas, de conduta e resultados do trabalho também é um passo necessário. Nesse sentido, você pode criar prêmios como os “funcionários do mês” e ofertar produtos e serviços que possam materializar a recompensa.

Assim, todos os participantes de sua empresa tendem a se esforçar e trabalhar motivados para atingir as metas e os objetivos e, também, se destacar frente aos demais. Com isso, os lucros tendem a aumentar, os funcionários alcançam desenvolvimento profissional e sua empresa cresce.

O que não fazer ao tentar incentivar a motivação de equipe?

Existem algumas atitudes que podem gerar o resultado contrário do que você espera e desmotivar a equipe. Abaixo, apontamos algumas ações que você deve evitar para não diminuir o empenho do seu time:

  • não compreender a individualidade dos colaboradores é arriscado e tem potencial para causar desestímulos;
  • estabelecer metas estapafúrdias que jamais serão alcançadas;
  • não dar liberdade para que os colaboradores tenham ideias e sintam-se parte da empresa também é uma péssima forma de agir;
  • falta de clareza no dia a dia pode comprometer os resultados do negócio;
  • não entender como dar feedbacks consegue causar danos impensáveis na empresa;
  • fazer promoções e criar metas sem recompensas não gera nenhum estímulo e também não motiva os colaboradores;
  • delegar, mas não dar o suporte ou o treinamento adequado reduz os incentivos à cooperação.

Assim, vale a pena atentar a tais pontos e evitá-los no cotidiano do seu negócio. Com isso, você consegue manter os colaboradores engajados com os objetivos da empresa.

Qual o papel do líder?

Não cabe apenas ao CEO da empresa incentivar a motivação de equipe. Tal sentimento deve ser proveniente de uma cadeia de liderança organizacional bem treinada e orientada para isso. Os membros do time que assumem esse papel necessitam de habilidades sociais e de relacionamento para conseguir transmitir empenho e disposição para engajar a equipe. Veja, a seguir, quais as melhores formas de fazer isso!

Converse com sua equipe

A relação entre líderes e subordinados normalmente não é tão franca e aberta quanto deveria. Seja por medo de perder o cargo, de represálias na progressão de carreira ou por causa de punição na distribuição de tarefas, muitos colaboradores não conseguem manter uma comunicação objetiva e direta com os que ocupam cargos mais altos.

Por isso, quem ocupa tais posições pode abrir espaço para o diálogo, para o recebimento de críticas e também para o debate em grupo sobre as melhores alternativas. Certamente, isso não deve ser confundido com falta de autoridade dos cargos de comando, apenas que há um ambiente com ampla liberdade para a discussão entre seus membros.

Chamar a equipe para um café e conversar sobre como estão as tarefas do dia, é uma excelente maneira de aliviar o clima formal de trabalho e criar um relacionamento amigável com os funcionários.

Acompanhe o cotidiano de trabalho

Você não consegue atuar de maneira efetiva se não estiver presente com a equipe. Existem diversos problemas que demandam o suporte de um líder, fazendo com essa presença se torne ainda mais importante. Diante de qualquer adversidade, um bom representante do grupo consegue distribuir tarefas, organizar processos e conduzir situações de emergência sem pânico.

Entretanto, esse tipo de relacionamento só ocorre com os líderes que estão no dia a dia da empresa, tomando frente dos problemas e orientando os membros menos experientes do grupo. Assim, vale acompanhar o cotidiano de trabalho e transmitir para a equipe a confiança de que juntos, podem resolver todas as demandas que surgirem ao longo do dia.

Ofereça o suporte adequado

Certamente, você já deve ter lido sobre a diferença entre chefes e líderes. Entre elas, uma das mais importantes é quanto ao papel de um líder para orientar e conduzir seu time, enquanto o chefe está normalmente associado a um ambiente de cobranças e exigências.

Longe dessa visão antagonista entre essas duas posturas, é possível identificar a importância de um bom representante para oferecer o suporte adequado para seu time. Imagine, por exemplo, que um cliente chega profundamente insatisfeito com o atendimento ou com algum produto adquirido.

Mesmo que o problema seja originado no trabalho do time, cabe ao seu líder assumir a responsabilidade e atender o cliente insatisfeito. Esse tipo de cuidado traz união para os membros e contribui para reforçar a noção de pertencimento.

Use os dados a favor

Quem comanda uma equipe deve proteger o seu relacionamento com os demais membros, mas também precisa ser responsável quanto às metas designadas. Por isso, é importante utilizar os dados para indicar quais os objetivos que precisam ser alcançados e como está o atual desempenho da equipe.

Caso algum colaborador apresente um desempenho pessoal ruim, vale realizar uma conversa privada para entender o que ocasionou essa performance baixa e como isso pode ser ajustado no futuro. Assim, um bom uso dos dados é fundamental para embasar sua argumentação e integrar os membros sobre as projeções para médio e longo prazo.

Como acompanhar o índice de motivação?

Existem algumas formas de acompanhar o índice de motivação dos funcionários. Uma delas é por meio dos dados, conforme citado anteriormente. Porém, existem outros indicadores importantes que você pode usar. Confira.

Produtividade diária

Um dos principais indicadores de motivação é a produtividade diária no negócio. Por exemplo, se os colaboradores não estão com uma produção muito boa, pode ser sinal de falta de motivação.

Também vale analisar se não está sobrecarregando um indivíduo e atentar aos sinais da síndrome de burnout. Ao acompanhar esse índice é possível ter uma compreensão bem apurada sobre a motivação.

Retenção de funcionários

Colaboradores motivados e satisfeitos com o emprego tendem a se esforçar mais e permanecer um longo período no negócio. Assim, é importante prestar atenção no turnover do negócio.

Caso ele esteja elevado, pode ser um indicativo de que algo que está sendo feito não é motivador e atrapalha o cotidiano de trabalho. Além disso, é relevante fazer o monitoramento da saúde do trabalhador para garantir condições adequadas na organização.

Entendeu como manter a motivação da equipe no seu negócio? Por meio das nossas dicas você consegue manter a saúde mental na empresa, além de engajar os membros da sua equipe e conquistar resultados cada vez melhores. Assim, é possível alcançar uma parcela de mercado maior e garantir colaboradores capacitados e prontos para fazer a diferença.

Gostou deste artigo e tem uma experiência que pode ajudar na motivação da equipe? Então, deixe um comentário e compartilhe com os demais.

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!