Liderança organizacional: saiba como promover em sua empresa

Liderança organizacional: saiba como promover em sua empresa
5 minutos de leitura

Encontrar meios de motivar a equipe e alcançar bons resultados é primordial para o sucesso das empresas nos dias atuais. Nesse sentido, adotar formas de liderança organizacional pode ser um bom caminho para engajar os funcionários e ter um clima harmonioso no ambiente de trabalho.

Esse tipo de habilidade é capaz de garantir mais participação de todos os colaboradores nos projetos da corporação, conferindo mais eficiência e bom desempenho em cada setor. Quer saber como transformar os colaboradores em grandes líderes? Então continue a leitura e veja nossas recomendações!

O que é liderança organizacional?

A liderança organizacional está relacionada a encontrar ações que ajudem a melhorar o engajamento de toda a equipe, no desenvolvimento de todos os membros, a otimizar o relacionamento interpessoal e a garantir decisões mais estratégicas na empresa.

O foco desse tipo de liderança é assegurar que o capital humano da organização esteja preparado para auxiliar em todas as etapas do negócio, desde as atividades cotidianas até o planejamento de ações que visam a melhorar os resultados.

Para que serve a liderança organizacional?

Entender para que serve a liderança organizacional é um passo importante para conseguir alcançar bons resultados na empresa. Por meio de bons líderes, é possível inspirar os colaboradores e aumentar a produtividade do negócio.

Nesse sentido, esse conceito serve para motivar os funcionários a alcançarem uma performance otimizada no cotidiano de trabalho, além de facilitar a comunicação e criar uma cultura de trabalho adequada no negócio.

Por isso, é preciso entender mais sobre a importância dessa liderança e quais são as principais formas de incentivá-la na empresa. A primeira informação será apresentada logo a seguir. Confira!

Qual a importância da liderança organizacional?

A liderança organizacional pode trazer diversos benefícios para um negócio. Começando pela motivação dos colaboradores, como já vimos no tópico anterior. Mas não para por aí. A seguir, explicamos vários motivos pelos quais esse conceito é relevante:

  • melhora o aproveitamento dos talentos;
  • garante uma comunicação clara e acertada;
  • ajuda a alcançar os objetivos estabelecidos;
  • garantia de propagação dos valores e missão da empresa.

Essas são algumas das razões para investir em liderança organizacional. Além disso, é válido aprender quais são as principais formas de aplicá-la na empresa e como desenvolver os líderes.

Quais são os tipos de liderança organizacional?

Existem diversos tipos de lideranças que podem ser aplicadas no ambiente organizacional para melhorar os resultados e garantir uma boa produtividade. Aprender mais sobre cada um deles pode ser a chave para implementar a forma correta de liderar os colaboradores. Vale conferir cada um dos tipos, bem como exemplos sobre eles, a seguir!

Liderança Autocrática

Esse tipo de liderança está marcada por uma pessoa centralizadora que toma todas as decisões, sem incorporar os membros da equipe no processo. Ele é visto como um chefe e pode não ser inspiração para as pessoas.

Portanto, talvez não seja o formato de liderança mais adequado para o seu negócio, apesar de ser muito comum nas companhias. Esse tipo tende a gerar desmotivação, resultados abaixo do esperado e podem prejudicar o bom andamento da empresa.

Liderança Liberal

Aqui, os colaboradores têm mais autonomia para executar as tarefas do dia a dia e encontrar formas para alcançar os objetivos determinados. Além disso, podem ajudar a encontrar soluções para os problemas da empresa.

Esse aspecto mais liberal tende a gerar maior motivação nos colaboradores, proporcionando um clima organizacional mais agradável e potencializando os resultados da empresa. Porém, é preciso ter atenção para manter o respeito e a hierarquia na companhia.

Liderança Democrática

Esse tipo de liderança combina bem o papel do líder e do liderado no dia a dia da empresa. Ou seja, é possível ter um equilíbrio entre o trabalho da liderança e o da equipe sem ter tudo centralizado em uma única pessoa.

Nesse formato, os colaboradores tendem a sentirem que são parte importante para a empresa e, por isso, empregam mais esforço na execução das tarefas. Ainda tem abertura para apresentar pontos de vista e colaborar na solução de problemas e nas tomadas de decisão.

Assim, há espaço para a participação de todos os envolvidos no dia a dia do negócio, proporcionando oportunidades de crescimento e motivação para que as pessoas se desenvolvam, em conjunto com a organização.

Como incentivar o papel de liderança nos funcionários?

Para assegurar que a equipe tenha sucesso, é preciso contar com um grande líder que oriente e inspire seus colegas. Tais indivíduos são valorizados por sua capacidade de tomar frente e conseguir encontrar soluções para os problemas que surgem. Confira, a seguir, como é possível incentivar o surgimento de líderes em seu próprio negócio. 

Identifique competências

Acompanhe o dia a dia de sua equipe e de cada membro no desenvolvimento durante as tarefas. Um papel importante de quem está no comando é determinar qual indivíduo vai executar uma atividade específica e de que modo essa escolha pode beneficiar o grupo.

Assim, ao identificar as competências, você permite que os colaboradores desenvolvam seus talentos naturais e executem afazeres com os quais têm familiaridade. Isso contribui para o desenvolvimento pessoal de cada um e ainda oferece mais eficiência na hora de cumprir o planejamento do projeto.

Dê feedbacks

Criar uma cultura de feedbacks é essencial para manter um diálogo aberto e ajudar na evolução dos membros da sua equipe. Por meio dele, você consegue auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para um líder, além de mostrar os erros e acertos que um colaborador teve em certo período.

É importante que, nesse processo, você faça elogios na mesma medida em que faz críticas. Saiba usar uma linguagem adequada para não desmotivar seu funcionário e para ajudar ele a crescer. Desse modo você traz o colaborador para perto, e as chances de que consiga desenvolver um grande líder aumentam.

Aplique treinamentos

Há diversos programas de consultorias, treinamentos e cursos de formação que ajudam a revelar novos líderes e qualificar os colaboradores do seu time. Tal investimento serve para poupar tempo entre o descobrimento e a formação de lideranças na empresa, contribuindo para que indivíduos que já fazem parte dela desenvolvam-se e assumam um papel de comando no negócio. 

Tais cursos podem ser focados no atendimento individual ou para todos os colaboradores. Avaliar as pessoas que apresentam mais potencial para a experiência pode aumentar as chances de sucesso do treinamento ou de uma formação técnica mais avançada para o desenvolvimento de tais habilidades. 

Monitore os resultados

Uma das características mais importantes para um líder refere-se à sua capacidade de entregar bons resultados. Mesmo em situações críticas, excelentes representantes conseguem, com o devido apoio da equipe, contornar qualquer adversidade e alcançar a meta.

Por isso, os líderes podem e devem ser cobrados com relação ao seu desempenho. Esse motivo faz valer o investimento de tempo para monitorar os resultados e avaliar as principais métricas de performance desses indivíduos. 

Desenvolver a liderança organizacional é fundamental para que sua empresa desenvolva seus colaboradores e amplie seu capital humano. Isso faz com que cada setor seja assumido por pessoas comprometidas com os valores e com as metas da corporação. Desse modo, você consegue otimizar todos os departamentos e torna seu negócio ainda mais eficiente frente aos concorrentes.

Gostou do nosso texto? Então deixe seu comentário e compartilhe, conosco e com os demais leitores, as suas ideias para a promoção de lideranças na sua empresa.

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