Hard Skill e Soft Skill: o que é e como desenvolver em sua equipe

Hard Skill e Soft Skill: o que é e como desenvolver em sua equipe
10 minutos de leitura

Estabelecer quais habilidades priorizar na sua empresa é essencial para fazer boas contratações para o negócio. Por isso, entender quais as principais hard skills e soft skills pode ajudar a avaliar na hora de atrair talentos, além de contribuir diretamente para aumentar a satisfação dos colaboradores e otimizar os resultados alcançados.

É essencial desenvolver um mapeamento de competências que possa considerar os talentos específicos, mas também os não técnicos. Desse modo, é possível montar um time plural e capaz de atuar de maneira complementar. Alguns devem contar com importantes habilidades sociais, enquanto outros podem usar de sua formação para resolver problemas exclusivos de uma função.

Se você quer saber como identificar e desenvolver tais aptidões na sua empresa, continue a leitura e confira nosso post!

Qual é a definição de Hard Skill e Soft Skill?

Tais expressões americanas são frequentemente utilizadas por recrutadores de multinacionais para especificar habilidades comportamentais e técnicas. Então, vale explicar cada uma delas para esclarecer os conceitos por trás dos termos.

Soft Skills – Habilidades Comportamentais

As soft skills são habilidades sócio comportamentais do candidato/profissional. Estão associadas a suas habilidades mentais e à capacidade de lidar com emoções (Inteligência Emocional – QE).

Elas são mais difíceis de serem ensinadas e de serem medidas, por se tratarem do resultado de tudo o que o indivíduo vivenciou em seu meio psicossocial e podem estar mais ligadas à capacidade inata das pessoas.

As soft skills são competências que podem vir a atrapalhar o profissional no desempenho de seu cargo. Já chegou a conhecer alguém com habilidade de hard skill (habilidades técnicas) incontestáveis, mas que não se relacionava (soft skill) bem com seus colegas?

Claro que, quando falamos de forma isolada, não abrimos as possibilidades para analisar esse indivíduo em sua totalidade. Mas o fato é que muitas vezes a contratação é feita pelo que o profissional apresenta como hard skill, havendo possibilidades de estagnação do desenvolvimento completo caso suas habilidades comportamentais não sejam trabalhadas ou avaliadas.

Hard Skills – Habilidades Técnicas

As hard skills, como já adiantamos, são habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, sendo mais fáceis de serem estabelecidas. Para ficar mais fácil a compreensão, trata-se do conhecimento que aprendemos na sala de aula, em cursos, em um livro que lemos, ou até mesmo em treinamentos técnicos no trabalho sobre como operar uma máquina, ou como realizar a confecção de uma planilha.

Esse tipo de habilidade já foi extremamente valiosa para o mercado de trabalho, contudo, atualmente, as empresas buscam indivíduos com esse tipo de aptidão, mas também com habilidades comportamentais alinhadas com os objetivos da corporação. Desse modo, é necessário buscar indivíduos que apresentem um bom equilíbrio entre elas.

Quais são as principais soft skills?

soft skills

Entender as principais habilidades comportamentais necessárias ao sucesso da empresa é um passo importante para encontrar colaboradores alinhados e que possam acrescentar valores ao seu negócio.

Desse modo, é possível usá-las em um processo seletivo para contratar pessoas capacitadas. Além disso, essas competências tendem a ser observadas por meio de testes comportamentais e/ou psicológicos, dinâmicas focadas para alguma competência específica.

Alguns exemplos de soft skill que são apreciados por recrutadores são:

  • comunicação interpessoal;
  • persuasão;
  • proatividade;
  • resiliência;
  • resolução de conflitos;
  • liderança;
  • confiança;
  • criatividade;
  • comunicação;
  • organização.

Portanto, na hora de procurar um novo colaborador, vale investigar quais dessas aptidões são inerentes ao indivíduo. Além disso, investir em treinamentos para desenvolver seus funcionários também é uma boa alternativa.

Quais são as principais hard skills?

Contar com colaboradores que apresentem boas habilidades técnicas pode fazer toda a diferença para se diferenciar da concorrência e conseguir uma boa lucratividade em sua organização.

Nesse sentido, é possível investigar no processo seletivo se os candidatos apresentam as aptidões técnicas necessárias ao cargo. Em geral, essas competências tendem a ser observadas por meio de testes específicos, avaliações de conhecimento, entre outros.

Abaixo, apresentamos alguns exemplos de hard skill:

Portanto, analise com cautela quem está concorrendo às vagas da sua empresa. Além disso, trace um perfil e destaque as habilidades técnicas que realmente fazem diferença no trabalho cotidiano. Assim, você consegue encontrar as pessoas mais adequadas para preencher seu quadro.

Soft Skills X Hard Skills: quais as diferenças?

É fato que estamos cada vez mais caminhando para as vagas que possuem exigências maiores para os que mais se destacam com as soft skills (habilidades comportamentais) e quem estiver mais bem preparado sobressairá dos demais candidatos e profissionais.

É correto pensar que, na prática, ambas são fundamentais para o bom desempenho das atividades, por mais importante que elas sejam, esse profissional precisará também apresentar as hard skills, por isso as duas são complementares e com pesos relevantes para cada atividade.

Os recrutadores sabem bem quando há vagas para serem fechadas, quais as primeiras informações que chegam até o RH, quais conhecimentos técnicos esse candidato precisa ter, saber operacionalizar um software específico ou conhecimento financeiro, entre outros.

As demandas são várias, mas as especificações pela parte comportamental (soft skill), muitas vezes, não são repassadas aos recrutadores e são tão importantes quanto as técnicas.

Não sei se vocês conhecem ou já passaram pela situação de escolher um candidato muito bom tecnicamente, com habilidades comportamentais que, ao final, nem foram analisadas. Nessa situação pode existir uma enorme possibilidade de que esse candidato não consiga ficar até após período de experiência ou que saia com pouco tempo de empresa.

O motivo se deve ao fato de as soft skill (comportamental) serem habilidades tão importantes quanto as hard skill (técnicas). Isso, muitas vezes, leva a empresa a reavaliar questões que poderiam ter sido vistas desse profissional antes de ser contratado.

Como é a Fisiologia da Hard Skill e Soft Skill?

Para entender um pouco mais sobre como essas características são constituídas, têm-se as soft skills que equivalem à capacidade mental e emocional — reguladas pelo lado direito do cérebro — e as hard skills que correspondem à capacidade técnica desenvolvida pela parte esquerda do cérebro — a metade da lógica.

Quanto mais um profissional conseguir reunir esses dois grupos, melhor candidato ele será. Outro fato relevante para apontarmos, seria a de que as características de hard skill são bem similares, independentemente de onde se trabalhe. O exemplo disso é o de um enfermeiro. Não importa o hospital onde ele atua, os conhecimentos exigidos para o cuidado dos pacientes serão os mesmos.

Já para as soft skills as regras variam de acordo com a cultura organizacional e as pessoas com quem se trabalha. O mesmo enfermeiro pode dominar todas as técnicas de cuidados com o paciente, mas a cultura do local onde ele trabalha pode variar de empresa para empresa.

Como fazer o mapeamento das competências?

Tão importante quanto desenvolver essas habilidades é identificá-las. Afinal, existem muitos talentos em seu time que provavelmente ainda não tiveram a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da empresa. Além disso, é necessário também observar quais as habilidades que sua corporação necessita. Veja, a seguir, quais as melhores maneiras de mapear as competências essenciais para o desenvolvimento da empresa!

Conte com a ajuda de um software

Você não é super-homem ou supergirl para fazer tudo sozinho. E como bem sabemos o operacional nos toma tempo. Tenha com você um sistema de Gestão de pessoas para lhe auxiliar tanto nesse acompanhamento quanto no desenvolvimento de ações que proporcione esse acompanhamento de sua equipe.

Utilize metodologias para identificar as skills necessárias

Um livro muito bom e que contribui com esse processo foi o Pipeline de liderança, autor Ram Charan. Você conseguirá entender que existem níveis e exigências para cada nível hierárquico que precisam ser tratados e desmistificados. 

Por meio desse tipo de material é possível aprender com outras pessoas que já passaram por essa etapa em seus respectivos negócios e conseguem identificar as skills necessárias de maneira mais simples e objetiva. 

Aplique avaliação de desempenho periódica

Não adiantará nada você ter ferramentas, conhecer novas metodologias e não aplicar e acompanhar isso para sua equipe. Mais do que saber é importante fazer.

Faça uma autoanálise e veja quais características são mais preponderantes em você, que precisam ser trabalhadas e como você poderia desenvolvê-las. Afinal quanto mais desenvolver as soft e hard skills mais completo você será.

Quais os benefícios de hard skills?

Contar com colaboradores capacitados em suas áreas é fundamental para que todos os processos do negócio fluam de maneira ágil e eficiente. Por exemplo, imagine o quão melhor pode sair a folha de pagamentos da empresa caso o contador tenha passado por uma formação específica que lhe proporcione os conhecimentos técnicos necessários para fazê-los.

Além disso, ao desenvolver as hard skills você reduz as chances de erros nos procedimentos mais relevantes para o negócio. Outro ponto vantajoso de desenvolver hard skills nos colaboradores é o poder de tomada de decisão e de resolução de problemas na empresa.

Contando com pessoas capacitadas, torna-se mais simples resolver as adversidades que surgem no cotidiano do seu negócio. Portanto, para colher os frutos de funcionários capacitados, vale a pena investir em treinamentos específicos.

Quais os benefícios de soft skills?

As soft skills também podem gerar diversas vantagens para a sua empresa. Por meio dela, você pode contar com um ambiente mais harmonioso na empresa. Por exemplo, imagine o quanto as relações da sua organização não seriam mais fáceis ao contar com colaboradores que saibam se comunicar e trabalhar em equipe.

Além disso, o desenvolvimento das habilidades enquadradas nessa categoria podem auxiliar no aumento de produtividade da empresa, pois, os colaboradores conseguem melhorar a gestão do próprio tempo e fazer as atividades necessárias de uma maneira mais eficiente.

Outro ponto a se destacar é que as soft skills podem melhorar o engajamento da sua equipe. Já pensou o quão melhor seriam os resultados da sua empresa ao contar com funcionários com grande capacidade de trabalhar com um time? Portanto, não deixe de investir no desenvolvimento desse tipo de aptidão. Abaixo, detalhamos algumas dicas que podem ajudar nesse sentido. 

Como desenvolver hard skills na sua empresa?

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que são hard e soft skills, mostraremos as melhores práticas para desenvolver as hard skills de seus colaboradores na empresa.

Ofereça treinamentos relevantes

Esse, sem dúvida, é um dos primeiros passos para aprimorar as habilidades de sua equipe e pode ser aplicado tanto para desenvolver capacidades técnicas quanto à evolução pessoal de cada colaborador.

Por meio de treinamentos, os funcionários se atualizam profissionalmente, aprendem sobre questões importantes sobre suas funções e, ainda, aprimoram suas características subjetivas.

Sendo assim, busque palestras, workshops, cursos e outras alternativas para manter sua equipe instruída a respeito das atualizações do segmento, desenvolver aptidões como resiliência, liderança e comunicação pessoal, além de fortalecer aprendizados específicos.

Incentive a busca por especializações

especialização

A palavra-chave para a busca pelo sucesso é autoconhecimento. Portanto, é imprescindível que o ambiente de trabalho seja produtivo e favorável ao crescimento pessoal e profissional. O que queremos dizer é que como gestor, para desenvolver as hard skills de seus colaboradores, você deve incentivá-los a se conhecerem e buscarem pelas especializações que mais fazem sentido com base em seus perfis.

Uma empresa com perspectiva de crescimento deve acolher a todos os seus empregados que têm vontade de evoluir na carreira, incentivando-os a sempre buscar por profissionalização e capacitações que os farão ser profissionais mais preparados para os desafios do mercado moderno.

Aplique gamificação

Por falar em mercado moderno, nada melhor do que aplicar uma estratégia inovadora, capaz de colocar sua equipe diante das mais variadas situações cotidianas nas empresas, com a finalidade de prepará-la para problemas reais por meio de projeções de cenários possíveis.

gamificação vem sendo amplamente utilizada para aplicar treinamentos corporativos no recrutamento, no onboarding de novos funcionários e até mesmo em tarefas do dia a dia do time de colaboradores.

Basicamente, gamificação é o ato de usar elementos semelhantes aos que são aplicados em jogos em situações que não se resumem a diversão. Conceitos de pontuação e recompensa e storytelling são adotados para motivar os participantes a irem atrás de determinados objetivos, como solucionar problemas, aprender habilidades ou realizar tarefas específicas.

A metodologia pode ser para desenvolver hard e soft skills. No primeiro caso, os funcionários assimilam conteúdos educativos essenciais para que possam realizar suas funções na empresa, ao mesmo tempo que participam de uma dinâmica.

Vale lembrar, ainda, que o elemento lúdico dá suporte para que os conhecimentos sejam fixos. Já no segundo caso, a atividade em questão ajuda a aprimorar a motivação, engajamento e outras habilidades subjetivas relevantes para a boa performance dos profissionais.

Incentive a busca por formações educacionais

Neste ponto, estamos nos referindo aos pontos mais importantes do currículo de cada membro da equipe. Trata-se do conjunto de aprendizados e informações com grande peso para que seu nome passe na triagem e ele seja considerado um candidato apto a continuar exercendo o cargo em questão.

As formações educacionais envolvem uma série de aprendizados adquiridos durante a formação e elas exercem influência em sua qualificação profissional. Entre elas, podemos citar:

  • novos idiomas;
  • intercâmbios;
  • certificações e licenças;
  • cursos de graduação e pós-graduação;
  • participação em congressos.

Como desenvolver soft skills na sua empresa?

Antes de concluirmos, é fundamental que primeiro você conheça algumas das melhores práticas para desenvolver as soft skills dos funcionários na organização. Acompanhe a leitura para saber mais!

Fomente o senso de colaboração da equipe

A comunicação e a colaboração são duas habilidades que devem caminhar sempre juntas. A colaboração consiste nada menos na capacidade de duas ou mais pessoas conseguirem atuar em conjunto com a finalidade de atingir um objetivo em comum.

Dado o contexto, o ambiente de trabalho se torna muito mais favorável e produtivo para os profissionais que dominam a habilidade de ajudar outros membros do time. Com isso, uma grande rede de ajuda é criada, incentivando o desenvolvimento da equipe como um todo, como se um colaborador completasse o trabalho do outro.

Incentive a comunicação

Assim como colaboração, a comunicação é uma das bases do sucesso de qualquer profissional, não importa a área em que ele atue. É por meio dela que o colaborador defende seus projetos, propõe novas ideias e consegue exercer uma liderança natural. 

Desse modo, o funcionário que sabe se expressar de maneira clara e objetiva tem vantagens competitivas em relação aos seus colegas. Para que a boa comunicação entre a equipe seja desenvolvida, incentive os membros a se informarem sobre assuntos relacionados ao negócio, pois isso servirá como base para argumentação.

Além do mais, estimule a troca de ideias entre os departamentos e esteja sempre disponível para auxiliar seu time no que for necessário. Vale mencionar, ainda, que nem todos os indivíduos têm o dom da oratória, e esse nem deve ser um objetivo geral. Por isso, é esperado pelo menos uma habilidade mínima para se comunicar efetivamente com os demais profissionais.

Incentive o bom relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal é uma soft skills bastante valiosa no mercado de trabalho moderno, pois diversas áreas necessitam de pessoas que saibam conversar em uma empresa.

Contudo, para existir uma interação positiva entre os setores, é importante que os funcionários de diferentes departamentos tenham um bom relacionamento entre si. Assim você consegue extrair bons resultados por meio da integração da equipe.

Quando falamos em relacionamento interpessoal, queremos dizer que os profissionais das áreas de vendas, logística e financeira, por exemplo, conseguem trocar informações importantes sem ruídos de comunicação.

Ambas as equipes devem estar sintonizadas nos objetivos e se relacionarem com a finalidade de alcançar os melhores resultados em suas áreas e, desse modo, otimizar o desempenho da empresa na totalidade.

Estimule e reconheça a equipe

Como gestor, você já deve saber que haverá sempre profissionais que se destacam em sua equipe, não é verdade? Seja pela motivação, comprometimento ou pela proatividade. Assim, encontrar maneiras de engajar essas pessoas é um passo importante.

Além disso, para que essas habilidades sejam incentivadas é fundamental que você as reconheça e deixe mais aparentes em cada colaborador. Desse modo, você vai estimular o desenvolvimento de todos e, consequentemente, pode contar com uma equipe ainda mais preparada.

Crie uma cultura de feedback

Por fim, quando você separa um tempo especial para conversar com seus funcionários e mantém uma constante troca de feedback, está contribuindo para que a equipe consiga perceber quais são os principais pontos fortes e fracos. Ou seja, é possível compreender o que está funcionando e o que deve ser melhorado em sua empresa. Portanto, desenvolva uma cultura aberta de feedbacks coletivos e individuais.

Entendeu como é possível desenvolver hard skill e soft skill em seu negócio e como esses conceitos podem ajudar a melhorar seus resultados? Portanto, não deixe de aplicar cada aprendizado que teve ao longo deste texto para ajudar no desenvolvimento de seus colaboradores e aumentar a lucratividade da sua empresa.

Gostou deste artigo e quer continuar aprendendo sobre desenvolvimento de equipes? Então, siga nossas páginas no FacebookInstagram e YouTube agora mesmo!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!