Gestão contábil Gestão de pessoas Gestão financeira

Gestão de Pessoas: como desenvolver talentos e crescer sua empresa

Escrito por Fortes Tecnologia

O gerenciamento de pessoas em uma empresa pode ser bem mais complicado do que se imagina, principalmente quando a missão é desenvolver talentos. Esse é um trabalho diário que proporciona alguns desafios na área.

Lidar com os colaboradores já é algo complexo. Diferente do que acontece com computadores, as questões não podem ser resolvidas de maneira simplesmente racional, é preciso considerar o lado emocional.

Nessa lógica, torna-se fundamental se preocupar com as necessidades de cada colaborador e saber colocá-las em função dos objetivos da empresa.

Fazer com que esses colaboradores se desenvolvam dentro da organização traz inúmeros benefícios, inclusive nos resultados financeiros, já que o turn over diminuirá e você terá mais profissionais engajados e com ótima produtividade no seu quadro de funcionários.

Como desenvolver talentos e retê-los?

Perder talentos é um problema para qualquer organização. Há casos em que determinado setor da companhia depende da atuação de um determinado colaborador e uma oferta de trabalho mais vantajosa para ele pode colocar tudo a perder.

O plano de carreira é um dos aspectos mais relevantes para as empresas, atualmente. Trata-se de um programa criado para facilitar o crescimento do funcionário dentro da companhia, pois aponta as competências exigidas para cada cargo e o que a empresa espera de quem ocupa uma função específica.

Além do plano de carreira existem outras estratégias que podem ser utilizadas, o importante é fazer com que elas façam parte da rotina da empresa. Com isso, você passa a ter maiores condições para formar novos quadros de liderança dentro do empreendimento e proporcionar aos colaboradores posições estratégicas na companhia.

Avaliação do Desempenho e Desenvolvimento

É preciso pensar em formas para melhorar o ambiente de trabalho dentro da empresa.

Mesmo quando o resultado não tem sido o esperado, uma boa gestão apresenta alternativas para evitar trocas desnecessárias dentro do quadro de funcionários.

O caminho pode ser a avaliação de desempenho. É por meio dela que o gestor pode avaliar o comportamento de um colaborador ou da equipe durante um determinado período de tempo.

Através do resultado das avaliações é possível identificar um comportamento inadequado e criar ações de correção. Essas ações podem ser feitas em três passos básicos:

  • apreciação diária do comportamento do funcionário;
  • identificação de problemas;
  • realização de entrevistas periódicas.

A ideia do procedimento é encontrar no funcionário justamente aquilo que ele pode oferecer de positivo para a empresa, para que, por meio de orientação, a companhia consiga aperfeiçoar seu desempenho.

eBook Gestão de Pessoas: A solução para 5 desafios que toda empresa enfrenta

Para entender melhor como você pode desenvolver talentos proporcionando o crescimento da sua empresa, criamos um eBook inédito e gratuito com 5 desafios que você enfrenta diariamente quando se trata de gerenciamento de pessoas. É através dele que você vai perceber que ações básicas inseridas na rotina do departamento pode mudar a relação entre empresa e colaborador. Portanto, se você deseja saber quais são esses desafios e como enfrentá-los, não deixe de conferir o nosso conteúdo.

Veja o que você vai encontrar no e-book “Gestão de Pessoas: a solução para 5 desafios que toda empresa enfrenta.”

  • Definir bons planos de carreira;
  • Identificar pontos de melhoria;
  • Otimizar o processo de recrutamento e seleção;
  • Avaliar o desempenho e envolvimento de forma eficiente;
  • Gerenciar o clima organizacional.

Clique na imagem e baixe agora nosso material

 

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar