Tendências da contabilidade: 6 oportunidades e desafios do mercado contábil

Tendências da contabilidade: 6 oportunidades e desafios do mercado contábil
7 minutos de leitura

Como todos os tipos de empresas, os escritórios contábeis também têm oportunidades e desafios que precisam ser analisados e enfrentados a cada dia. Por isso, neste post vamos falar sobre algumas das tendências da contabilidade.

Com os impactos vividos pela pandemia, algumas oportunidades e desafios surgiram ou foram intensificados. E devido a esse cenário, alguns comportamentos ainda não estão totalmente definidos, enquanto outros parecem ter chegado para ficar. Por isso, o contador precisa estar de olhos abertos para cada situação e buscar alternativas que o ajude com cada uma delas.

Mundialmente o mercado contábil está em mutação e neste artigo falamos sobre o que já podem ser observados neste momento. Confira a seguir!

6 oportunidades para os escritórios contábeis

fortes-tecnologia-tendencias-da-contabilidade-feed

Confira agora, as principais oportunidades de mercado para os profissionais de contabilidade.

1. Avanço da tecnologia

O avanço da tecnologia está presente em todos os segmentos, afinal de contas, com a concorrência cada vez mais acirrada impulsionada pelas novas possibilidade de empreender, a tecnologia se torna uma grande aliada da produtividade e tomada de decisão certeira.

Hoje, no mercado contábil é possível encontrar sistemas altamente robotizados que se responsabilizam com segurança pelos processos operacionais. Dessa forma, o contador garante mais tempo para desenvolver estratégias de negócio para o seu escritório.

Entre as principais tendências de tecnologia para a contabilidade, estão:

  • cloud Computing (sistemas na nuvem);
  • robotização;
  • business intelligence;
  • ERP – Sistema Integrado de Gestão;
  • Inteligência Artificial.

2. Contabilidade digital

A tecnologia permitiu que as empresas de modelos Startups pudessem avançar de forma significativa. Trazendo com elas a cultura da digitalização em todos os processos. Com esse tipo de empresa, muitas vezes o ponto físico se torna indispensável para o crescimento do negócio.

Os novos empreendedores estão percebendo que a internet está mudando com muita velocidade o comportamento do consumidor. A forma de pedir comida ou táxi já mudou, portanto, não demoraria muito para chegar no segmento de contabilidade.

Por isso, a contabilidade digital está ficando a cada dia mais comum e os novos negócios nesse formato surgem com rapidez. Portanto, planejar o futuro pensando na contabilidade digital é essencial para o se manter competitivo no mercado.

3. Consultoria e Assessoria

Por muito tempo, os contadores foram vistos como os profissionais responsáveis apenas pelo trabalho contábil e fiscal de uma empresa. Mas hoje, essa realidade vem passando por uma transformação provocada tanto pelas mudanças de negócio quanto pelo novo comportamento do consumidor.

As empresas estão enxergando que a boa gestão do negócio é essencial para o desenvolvimento geral da organização. Por isso, a necessidade de gerir adequadamente o setor financeiro e fazer um bom planejamento tributário, faz parte da necessidade dos empresários.

Por isso, serviços de consultoria e assessoria são tão importantes para a realidade atual de crescimento do escritório contábil. Entre esses serviços, destacam-se:

  • BPO Financeiro;
  • planejamento de regime de tributação;
  • planejamento estratégico e metas;
  • consultoria de legislação;
  • consultoria em elisão fiscal etc;

4. Contabilidade na nuvem

A utilização de sistemas contáveis na nuvem, deixou de ser apenas importante para ser um aspecto essencial para o negócio contábil. Sabemos que o profissional de contabilidade é um dos que mais armazenam dados e arquivos. Por isso, a preocupação em garantir agilidade, backup e segurança, se tornou o objetivo principal nos escritórios.

O sistema na nuvem, garantem ao contador e contadora vários benefícios, que juntos permitem uma competitividade maior no mercado. Entre esses benefícios estão:

  • backups automatizados;
  • tecnologia de ponta em segurança;
  • maior tranquilidade quanto à LGPD;
  • agilidade e produtividade;
  • mobilidade;
  • menos custos operacionais, e;
  • melhor relacionamento com o cliente.

5. Segmentação de mercado e serviços personalizados

Os escritórios contábeis sempre foram reconhecidos por ofertarem diversos serviços para diversos tipos de empresas. Não que isso esteja se tornando incomum, mas está passando por uma transformação nos últimos anos.

Já é bastante comum encontrar contadores que nicham bem o mercado em que atuam. Dessa forma, conseguem se posicionar como especialistas em determinado serviço e traçam estratégias de marketing e vendas pensando diretamente no público-alvo. Com essa estratégia, o profissional de contabilidade ganha mais autoridade e direciona melhor o seu investimento. Garantindo assim um retorno melhor.

Empresas como a Cyhus Contabilidade e Eliandro Prado, são exemplos de negócios focados em um determinado público. Entre os principais benefícios dessa segmentação estão:

  • bom posicionamento e diferencial de mercado;
  • fidelização de clientes;
  • melhor gestão de marca;
  • mais reconhecimento;
  • mais negócios vindos por indicação;
  • menos concorrência e maior ticket médio.

6. Estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing faz parte das estratégias de marketing digital. Cresceu bastante na última década, e continua crescendo conforme o avanço da internet e das redes sociais vêm se intensificando. Isso acontece porque o inbound marketing tem como principal objetivo, atrair o cliente para a empresa, diferente do outbound que é quando a empresa vai em busca do cliente.

Fazer com que o cliente venha até o escritório contábil sem depender de indicações, é necessário traçar uma série de ações digitais que farão com que ele sinta confiança no trabalho do profissional. Para conseguir essa confiança por parte do cliente, é preciso se posiciona e criar autoridade naquilo que faz. Entre as estratégias mais eficazes estão:

  • conteúdo: produzir conteúdos mostra que o contador entende de fato sobre aquilo que ele vende;
  • automações de e-mail-marketing: enviar e-mails planejados respeitando a privacidade de que vai receber, é essencial;
  • redes sociais: é importante ter um perfil atualizado nas redes sociais que mais se adequam ao público;
  • youtube: hoje em dia, o youtube se tornou o lugar perfeito para produzir vídeos com conteúdos importantes;
  • blog: é importante ter um blog com conteúdos frequentes, assim fica mais fácil de ser encontrado nas pesquisas do google.

6 desafios para os escritórios contábeis

fortes-tecnologia-tendencias-da-contabilidade-feed-2

Agora que conhecemos as principais oportunidades. Vamos conhecer os desafios que os contadores poderão encontrar no seu dia a dia. Continue lendo e confira!

1. Relacionamento com o cliente

Ter um bom relacionamento com o cliente é uma das principais estratégias de fidelização, mas não é uma tarefa tão simples, sendo assim, um desafio para o contador.

No cenário que estamos vivendo nos últimos anos e que provavelmente vai perdurar por mais um tempo, os empresários podem se sentir aflitos ou com dificuldades de gestão, seja no planejamento estratégico, seja no financeiro. Por isso, o contador precisa ter paciência para saber lidar com a situação.

Entre as dificuldades para estabelecer um bom relacionamento estão:

  • inadimplência;
  • falta de compromisso com reuniões e envios de documentos;
  • descontrole financeiro;
  • negacionismo em relação à tecnologias e mudanças de comportamento do consumidor;
  • ansiedade devido os problemas que vêm acontecendo no mundo.

2. Apoiar o clientes nas questões trabalhistas

Sabemos que as questões trabalhistas devem ser avaliadas prioritariamente por um profissional do direito. Afinal, o advogado foi preparado exclusivamente para avaliar questão relacionadas à legislação. Porém, também sabemos que o cliente sempre busca apoio no contador para esclarecer e tomar decisões nos pontos ligados ao departamento pessoal.

Por isso, além do compromisso com a legislação contábil e fiscal, o profissional de contabilidade está constantemente estudando leis trabalhistas para conseguir ajudar o seu cliente a tomar o melhor caminho. Apesar de ser um tipo de serviço a mais para o contador oferecer, não podemos deixar de pontuar que se trata de um desafio. Afinal, qualquer decisão errada, pode gerar problemas tanto para o cliente quanto para o escritório contábil.

3. Mudanças constantes nas obrigações acessórias

Obrigações acessórias já costumam por si só, gerar dor de cabeça nos profissionais de contabilidade. Mas nos últimos anos, principalmente com os impactos políticos e econômicos causados pela pandemia da COVID-19, isso se tornou ainda mais difícil. Pois muitas obrigações como o eSocial, passaram a prorrogar prazos, flexibilizar alguns pontos e até mesmo sofrer atualizações devido à Medidas Provisórias criadas pelo Governo.

Todas essas mudanças acabam transformando a rotina do contador e deixando-o bastante sobrecarregado. Afinal, é preciso estar estudando cada alteração nova ao mesmo tempo em que não pode deixar de manter o seu trabalho operacional.

Para conseguir assimilar todos esses acontecimentos, o contador precisa fazer uma boa gestão do tempo e educar os seus clientes no cumprimento de prazos, mesmo sendo este último um dos problemas mais difíceis de resolver.

4. Aumento da concorrência

Já mencionamos a competitividade entre a concorrência nos tópicos de contabilidade digital e tecnologia. Portanto, esse aspecto jamais deveria ficar de fora dos desafios enfrentados pelo contador.

Na era da globalização, todas as profissões vêm evoluindo e se adequando com ao mundo conectado e volátil. Por isso, é tão comum encontrarmos novos modelos de empreendedorismo na contabilidade, assim como profissionais dessa área que estão indo tão longe, tanto no quesito negócio quanto no quesito geográfico.

Há algumas décadas atrás, um escritório de contabilidade competia diretamente com os concorrentes da mesma localidade. Hoje, um concorrente do outro lado do mundo pode ser uma ameaça para os negócios. Portanto, cabe ao contador reconhecer o cenário atual do seu mercado e enfrentar a barreira com estratégias bem elaboradas e inovadoras.

5. Cuidados com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

O que era apenas um projeto de lei, hoje virou realidade. Após um ano em que a LGPD entrou em vigor no Brasil, os órgãos competentes começaram a fiscalizar e autuar as empresas irregulares. Por isso, esse é um desafio para o contador, já que é um profissional que costuma lidar com inúmeros documentos.

Para se ter ideia, as notas fiscais são documentos que obrigatoriamente precisam ser guardadas por cinco anos. Então imagine quantos documentos um escritório contábil acaba tendo que gerenciar. Mesmo os escritórios que deixam esse tipo de armazenamento por conta do cliente, acabam lidando com informações diversas relacionadas à folhas de pagamento e tributação.

Por isso, investir na segurança de dados pode ser um obstáculo para os contadores, porém é altamente necessário. Para resolver essa questão, é importante contar a ajuda de um especialista em LGPD e tecnologias capazes de garantir a integridade dos dados.

6. Lidar com o distanciamento

Este desafio está diretamente ligado ao relacionamento com o cliente. Pois com as mudanças nos modos de trabalho motivadas pela pandemia do novo coronavírus, o distanciamento passou a ser um obstáculo para os contadores.

A contabilidade envolve um cenário bastante colaborativo entre equipes de trabalho e também clientes, tornando o home office mais burocrático para os profissionais dessa área. Como o trabalho do contador está diretamente ligado ao cumprimento de obrigações, é comum que o profissional fique dependendo de outro, seja ele do escritório ou da empresa cliente. Por isso, o distanciamento implica em processos de trabalho mais dispendiosos.

Apesar de o fim da pandemia estar mais perto do que longe devido ao avanço da vacinação, ainda estamos vamos viver por mais um tempinho tomando cuidado com o distanciamento, afinal a pandemia ainda não acabou. Além disso, vale ressaltar que o comportamento das pessoas estão bastante diferentes devido esse impacto. Portanto, mesmo que a pandemia acabe, as modalidades de trabalho não serão mais as mesmas.

Dessa forma, cabe ao contador encontrar estratégias para lidar com esse desafio.

Independente das oportunidades e desafios que estão neste conteúdo ou não, o contador precisa colocar como objetivo principal do seu escritório, a digitalização dos processos de gestão e a adaptação das novas tecnologias de automatização.

Últimos posts 👇

calendario obrigacoes fiscais
banner-artigo-ebook-direito-de-ferias-material-rico