Definição de metas: veja como fazer em uma empresa de contabilidade!

Definição de metas: veja como fazer em uma empresa de contabilidade!
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4 minutos de leitura

A prática de definição de metas faz grande diferença no desenvolvimento de qualquer negócio inserido em um dado mercado. Para os escritórios de contabilidade, a situação pode ser mais sensível ainda e merece especial atenção. Ter objetivos e metas claras é o primeiro passo rumo ao aumento da carteira de clientes, que se traduz em maiores faturamento e lucro.

Neste artigo, você verá como se dá o processo de estabelecimento de metas para um escritório contábil, a real importância de ter um plano muito bem definido e, também, que não basta ter metas bem definidas, elas precisam ser alcançáveis. Por fim, serão apresentadas as duas principais metodologias usadas atualmente. Leia agora!

Qual é a importância de ter metas bem definidas em um escritório contábil?

De maneira geral, toda empresa deve ter metas traçadas que visem ao atingimento de determinado objetivo. Esse deve ser o guia mor de qualquer organização, pois, sem ele, o risco de obter resultados pífios é muito grande, já que não se sabe qual caminho está sendo percorrido no momento.

Financeiramente falando, não ser guiado por metas pode ser um verdadeiro desastre. O corpo de funcionários pode despender esforços em algo que não trará os retornos esperados. Da mesma maneira, sem ter um objetivo claro, soluções mirabolantes podem ser adquiridas, e o dinheiro em caixa vai para o ralo.

Quando falamos, em especial, de um escritório de contabilidade, ter metas alcançáveis torna-se ainda mais necessário. Em sua essência, a prática contábil é guiada por números. Portanto, provavelmente, não será suficiente estabelecer os objetivos a serem perseguidos. Para que eles se tornem concretos, é preciso ter metas claras e bem definidas.

Assim, os objetivos podem ser divididos em ações cada vez mais específicas, e essas serem realizadas paulatinamente. Essa é uma forma comprovada de conseguir caminhar de modo inteligente no campo dos negócios. Pode-se expandir a carteira de clientes, aumentar vendas e faturamento e/ou conseguir realizar a abertura de uma nova filial, por exemplo.



Como fazer a definição de metas em empresas de contabilidade?

Veja, a seguir, um passo a passo básico para a definição de metas no campo da contabilidade.

Planeje estrategicamente

De forma alguma é recomendado iniciar o estabelecimento de um plano de metas a ser alcançado sem antes ser definido um planejamento estratégico completamente alinhado aos objetivos do negócio. Ele servirá como uma espécie de bússola e será capaz de guiar todo o corpo de colaboradores pelo melhor caminho rumo ao sucesso.

Isso é necessário para se ter uma ideia clara dos desafios que surgirão no meio do caminho. É lógico que não há como prever com exatidão, como se existisse uma bola de cristal. Não se trata disso. A questão central é saber da possibilidade de existência de várias situações e estar suficientemente preparado para enfrentá-las.

Na prática, o gestor do escritório deve avaliar o plano elaborado, caso não tenha sido ele mesmo que o confeccionou. Devem ser identificados os pontos fortes e fracos da equipe de trabalho, além dos caminhos necessários para atingir o objetivo esperado. Liste as ações indispensáveis que precisam ser executadas, os recursos necessários para tal e atribua prazos para o cumprimento de tarefas, além de indicar os responsáveis.

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Tenha metas realistas e uma lista de prioridades

De nada adianta fazer um planejamento estratégico muito bem escrito e detalhado se os objetivos são inalcançáveis. Pelo menos, não no prazo em que se propõe que o plano seja executado. É o caso de um escritório de contabilidade que tem apenas o contador responsável e quer ser o maior player do Brasil nesse mercado em seis meses. Não dá, né.

O mais indicado é trabalhar com o real. Não há nada de errado em querer ser o maior escritório contábil do país, apenas é necessário entender que isso leva tempo e existem etapas a serem vencidas. Para isso, trace metas mensais, trimestrais e anuais, sempre obedecendo ao contexto do qual a empresa está inserida no momento.

Se, depois que todo o planejamento estiver concluído, as metas se mostrarem em número muito grande, é hora de estabelecer uma lista de prioridades. Aquilo que é mais importante para que o objetivo maior seja atingido deve ser executado primeiro. Isso deve ser especialmente observado em escritórios menores, onde, frequentemente, os recursos apresentam limitações.

Por fim, avalie todos os impactos que podem ser causados por cada uma das metas desenhadas. Como exemplo, pode ser citada a necessidade de aquisição de um software contábil, e seu custo deve ser avaliado como impacto no fluxo de caixa da organização.

Adote a metodologia mais indicada ao escritório

Após as duas etapas anteriores serem cumpridas, é preciso definir qual será a metodologia de metas usada no escritório. Duas delas se sobressaem como as mais utilizadas atualmente. A primeira delas é o método Smart. Sua sigla forma sua metodologia de atuação, iniciando pela letra “S” de specific, indicando que uma meta precisa ser específica, de modo que todos possam entender.

A letra “M” do termo vem de measurable e indica que deve ser possível mensurar a meta estabelecida. O “A” é de attainable e faz referência à necessidade de que o alcance da meta seja atingível. Já o “R” de relevant é relativo à significância que a meta deve ter para o escritório contábil. Por fim, o “T” vem de time based e diz que deve haver prazo para alcançar o objetivo.

O segundo método que pode ser usado para traçar as metas é o 5W2H. De maneira análoga às metas smart, sua sigla diz todo o seu significado. Os primeiros Ws são referentes às perguntas what (o quê), why (por que), who (quem), where (onde) e when (quando). Já os dois Hs dizem respeito a how (como) e how much (quanto). Respondendo essas perguntas, é possível elaborar metas bastante assertivas.

A definição de metas é crucial para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Se tratando de um escritório de contabilidade, a necessidade pode ser ainda maior. Por dizer respeito a um negócio que lida essencialmente com números, isso constitui uma vantagem no uso de metas, pois proporciona uma melhor análise e consequente monitoramento por meio de uma investigação constante nos dados.

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