Descubra as características para se tornar um contador do futuro

Descubra as características para se tornar um contador do futuro
4 minutos de leitura

Sempre que o mercado financeiro é submetido a uma crise de grandes proporções, como a de agora, profissionais de diversas áreas passam por um profundo processo de adaptação. Em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, mudanças que até já estavam previstas foram incrivelmente aceleradas, impostas pelas circunstâncias. Na contabilidade, vimos surgir a necessidade cada vez maior do chamado contador do futuro.

Se você tem um escritório contábil, certamente deve estar se perguntando o que pode fazer para transformar o cenário adverso em um campo profícuo de ótimas oportunidades. Nesse sentido, quais seriam as habilidades de contador que foram ainda mais valorizadas diante da pandemia?

A seguir, apresentamos as principais delas, para que você amplie seu diferencial competitivo e garanta um futuro profissional mais promissor. Confira!

Atualização constante

Válida não somente para o contador do futuro, a capacidade de se manter constantemente atualizado está intimamente ligada a qualquer profissional que atue na área de contabilidade. Afinal, lançamentos contábeis incorretos podem acarretar graves consequências, tanto para o contador quanto para o seu cliente. A solução é acompanhar de perto todas as alterações da legislação contábil que impactam as atividades exercidas pelas empresas em questão.

O período conturbado fez com que diversas leis de ordem contábil, trabalhista, fiscal e tributária sofressem certas alterações. Em grande parte, elas são provisórias e permanecerão assim enquanto o recente estado atípico dê lugar a uma nova realidade, minimamente previsível, como antes.

Independentemente do que aconteça e das novas deliberações governamentais, o contador do futuro deve preocupar-se em alinhar seus relatórios às normas e regras vigentes. Uma vez que a otimização do tempo continua sendo imprescindível, não se espera que você passe o dia lendo as letras das leis na íntegra.

Na prática, você precisa apenas acompanhar as últimas atualizações de portais de notícia relevantes e que monitorem o setor contábil. O site do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) é uma dessas fontes. Por lá, você fica a par de modificações aprovadas ou que estão em vias de serem. A partir da primeira informação, basta se dirigir à lei específica para verificar os detalhes da mudança mencionada no portal.

Observe que a atualização a qual nos referimos não se limita ao acompanhamento da legislação. Para ser um profissional completo, você também deve seguir a disponibilidade dos treinamentos oferecidos pelos conselhos regional e federal de contabilidade.

Lembre-se de que seus conhecimentos técnicos também precisam de uma remodelagem de tempos em tempos, a fim de que estejam em sintonia com as melhores práticas contábeis. Seja qual for o ramo de atividade, um dos piores erros de qualquer profissional é acreditar que já sabe tudo.

Se a intenção é tornar-se uma das referências que o mercado contábil exige, você precisa criar um plano de estudo contínuo. Isso é fundamental para a descoberta das soluções adequadas aos problemas que se avizinham no horizonte. Ao renovar e reestruturar a base do que já aprendeu, de acordo com as características do momento, você se torna muito mais apto a projetar possíveis novos cenários. Tal habilidade é decisiva para que se antecipe e encontre saídas efetivas mais rapidamente.

Utilização de certificação digital

A contabilidade também é um setor caracterizado pela manipulação e guarda de informações sigilosas de seus clientes. Quaisquer vazamentos de dados tendem a provocar transtornos aos clientes, o que, por conseguinte, arruinaria a reputação e credibilidade do escritório contábil envolvido. Logo, a negligência não só causa a perda de clientes, como dificulta a realização de novos negócios.

Ao contrário do que diz o senso comum, o meio digital é majoritariamente seguro em comparação ao físico. No entanto, para que isso seja verdade, é imprescindível que seu escritório de contabilidade esteja munido de uma infraestrutura de segurança digital moderna. Além de contar com firewalls e programas antimalware, espera-se que o contador antenado às transformações tecnológicas tenha à disposição um sistema de certificação digital.

Com a chegada da pandemia, o uso de ambientes virtuais tornou-se pré-requisito para continuidade de várias atividades econômicas. O mínimo que os clientes de um escritório de contabilidade esperam é que ele confirme a origem e a veracidade dos diferentes conjuntos de dados que estejam sob sua responsabilidade. Os certificados digitais estão aí para isso.

Domínio de tecnologias e tendências

Devido à migração em massa para o ambiente digital, operar com tecnologia de ponta também passou a ser um grande diferencial competitivo. Sem dúvida, o maior exemplo consiste na adoção de sistemas de gestão contábil, fiscal e tributário. Em um mundo que se move cada vez mais rápido, o contador do futuro não tem tempo a perder.

Como não se trata simplesmente de acelerar processos, mas igualmente de maximizar o grau de eficácia, é preciso ter em mãos sistemas gerenciais precisos e completos. Na hora da escolha, você deve avaliar tanto a utilidade das funcionalidades oferecidas quanto a qualidade do suporte.

Senso de análise apurado

Outro ponto indispensável a qualquer contador que queira destacar-se durante e, essencialmente, após a pandemia da Covid-19 é a habilidade de análise apurada de dados. Essa leitura aprofundada, correlacionada a um raciocínio rápido, proporciona ao profissional a capacidade de identificar inconsistências, as quais precisam ser corrigidas o quanto antes.

De nada adianta contar com o respaldo de ótimos softwares de gestão, se o profissional da área contábil não souber como transformar dados em informações relevantes. A partir do momento em que domina esse processo, o contador pode, por exemplo, prestar serviços de consultoria contábil com muito mais propriedade. Em outras palavras, ele demonstrará que realmente entende do que está falando. Dessa forma, ele se distanciará dos profissionais que se apoiam em discursos excessivamente técnicos e que, na maior parte das vezes, soam confusos e inócuos para os clientes.

Comunicação ágil

Por fim, atrelado à habilidade anterior, temos o poder de uma comunicação fluída. Saber ouvir e falar com seu cliente, a fim de que ele se sinta amparado por alguém realmente preparado para exercer o cargo de contador é preponderante para o sucesso na carreira.

Principalmente em períodos de crise, a demanda de empresas que precisam de orientação a respeito do que fazer para contornar os obstáculos cresce em um ritmo vertiginoso. Nessas horas, você deve saber demonstrar que detém o conhecimento técnico e específico para ajudar. Simultaneamente, entretanto, uma boa dose de inteligência emocional não pode faltar, para dialogar abertamente com os clientes sobre as soluções viáveis e legais.

Com a reunião de todas essas dicas, você tem tudo para conquistar um grande diferencial competitivo e, assim, se tornar um contador do futuro. Isso é determinante para aproveitar as oportunidades geradas por um momento tão desafiador como o atual. Lembre-se de colocar cada uma delas em prática e caminhe rumo ao sucesso de maneira gradual e contínua.

Quer ficar por dentro de outras dicas para se tornar um contador diferenciado? Siga a gente no Facebook, YouTube e Instagram!

cta-guia-completo-para-digitalizar-o-seu-escritorio-de-contabilidade