Legislação contábil: saiba como se manter atualizado

Legislação contábil: saiba como se manter atualizado
4 minutos de leitura

Manter-se sempre atualizado quanto à legislação contábil é indispensável para qualquer gestor ou profissional da área que deseja garantir o desenvolvimento do seu negócio e o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis. Entretanto, essa é uma tarefa desafiadora, já que as leis brasileiras — seja a contábeis, trabalhistas, tributárias, entre outras — estão em constante mudança.

Porém, existem técnicas que podem ser aplicadas para que você e a equipe do setor contábil estejam sempre atualizados. Quer saber como você pode atingir esse objetivo? Continue lendo esta publicação para conhecê-los!

Invista em bons treinamentos

Nem todos os cursos de ensino superior conseguem acompanhar a velocidade das mudanças na legislação. Mesmo que você tenha feito um curso ótimo e completo, elas serão alteradas com o transcorrer do tempo.

Por meio do Programa de Educação Profissional Continuada, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de cada Estado oferecem diferentes treinamentos que visam aperfeiçoar e expandir os conhecimentos técnicos de todos os profissionais na área.

Além dessas entidades, há instituições que oferecem cursos de extensão e pós-graduações que também incluirão novas normas. Por fim, outras organizações também oferecem seminários, palestras e encontros sobre contabilidade, tecnologia, direito trabalhista ou tributário, entre outros temas de interesse do profissional.

Leia sobre a legislação constantemente

Independentemente do quanto você conheça a lei nesse momento, é preciso criar o hábito de estudá-la constantemente, já que em pouco tempo o seu conhecimento poderá estar ultrapassado.

Antigamente, as pesquisas eram feitas em bibliotecas físicas e por meio de livros, o que dificultava o acesso à legislação e obras sobre o assunto. Graças à internet, é possível acessar as informações em poucos cliques, a qualquer tempo e em qualquer localidade.

A leitura constante ainda traz outros benefícios ao seu conhecimento, já que permite fixar as normas melhor em sua mente, pois estará as revisando periodicamente.

Mas fique atento às fontes de informações para evitar conteúdos não confiáveis. Dê preferências aos portais com mais credibilidade, como o portal oficial do CFC, sites oficiais dos CRCs de cada Estado, páginas dos sindicatos contábeis, entre outros.

Faça estudos de caso

Como a legislação brasileira é extensa e complexa, nem sempre você saberá em qual lei, norma brasileira de contabilidade, regulamento ou instrução ocorreu uma mudança. Nesse caso, procure por estudos de caso de outros profissionais que enfrentaram problemas similares ou que têm as mesmas dúvidas que você.

Por exemplo, você pode acessar fóruns online e postar suas dúvidas ou ler conversas que já foram publicadas. Entre outros meios de comunicação que podem ser pesquisados são páginas de redes sociais (como Facebook e LinkedIn), grupos de WhatsApp ou Telegram.

Também é viável entrar em contato diretamente com colegas e até mesmo outros profissionais que trabalhem em uma área afim, como juristas especializados em Direito Tributário.

Essa é uma estratégia mais eficiente e rápida para saber onde ocorre uma alteração, aprender com erros e acertos alheios ou trocar experiências. Outra vantagem dessa dica é o fato de você poder conhecer outras pessoas da área e ampliar o seu networking.

Mantenha uma infraestrutura tecnológica atualizada

Além de otimizar os processos do seu negócio, aumentar a produtividade, reduzir custos e trazer mais segurança, a tecnologia também é útil para aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais de diferentes áreas e mantê-los em dia quanto às novidades legislativas.

Um software contábil ajuda nessa questão pelo fato dela estar sempre atualizado em relação à legislação mais recente.

Imagine que ocorra uma mudança na forma de realizar determinado lançamento contábil, a plataforma já estará em conformidade à lei e o efetuará adequadamente. Ao notar a mudança, você pode pesquisar imediatamente quais foram as alterações legislativas.

Como também, a cada nova atualização o desenvolver da plataforma pode disponibilizar um formulário que traz as atualizações no sistema, permitindo que o gestor contábil observe quais foram as novidades.

Isso evita que sua empresa incorra em problemas fiscais, além de apontar o que você precisa se informar sobre a legislação contábil. Lembre-se de que há outras tecnologias que devem fazer parte da infraestrutura do setor, como:

  • dispositivos móveis — como celulares e tablets — para que os colaboradores usufruam da portabilidade;
  • rede de internet rápida e estável;
  • computadores novos para evitar travamentos;
  • certificado digital para realizar assinaturas digitais com validade jurídica, à distância e sem a necessidade de reconhecer firma.

Compreenda as necessidades dos clientes

Mesmo que organizações sejam do mesmo setor, seus clientes poderão ter necessidades diferenciadas. A partir dessa lógica, você pode direcionar seus estudos de forma que melhor atende às necessidades de seus clientes.

Por exemplo, se grande parte do seu público é composto de restaurantes, tenha atenção redobrada nas mudanças tributárias para esse tipo de negócio, como o ICMS de cada ingrediente e alimento.

Essa dica faz com que você não precise estar sempre estudando a legislação de todos os ramos e Estados brasileiros. Isso seria inviável de ser feito no campo prático, já que o Brasil edita cerca de 1,88 normas tributárias por dia, conforme estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Estudar a fundo os temas que terão mais impacto nos seus clientes também aumentará a qualidade do seu trabalho e fará com que você satisfaça melhor seus clientes, o que potencializa o desenvolvimento do seu negócio.

Estude outras áreas

Como o contador exerce uma função estratégica nas empresas de seus clientes, o profissional não deve ficar limitado somente à matéria tributária e contábil. Há conhecimentos de outras áreas que potencializarão seu trabalho e melhorarão a relação com seus clientes. Entre os principais deles estão: 

  • atendimento e negociação: lidar com clientes exige muito jogo de cintura, mas você pode conhecer as melhores técnicas comportamentais para educá-los;
  • normas trabalhistas: essencial para fazer corretamente as folhas de pagamento;
  • recursos humanos: com esse conhecimento você poderá orientar os clientes sobre a melhor forma de gerenciar os colaboradores;
  • língua inglesa: inglês abre portas para que você faça pesquisas sobre tendências do mercado, permitindo que você esteja um passo a frente dos concorrentes;
  • liderança: um gestor contábil com qualidades de líder consegue lidar melhor com a equipe e superar momentos adversos.

Acompanhar a legislação contábil não parece uma atividade fácil, mas com as dicas explicadas neste conteúdo você poderá se manter atualizado, bem como ampliar o seu conhecimento e direcionar os estudos para que melhor satisfaça as necessidades do seu cliente.

Que tal ir além? Conheça nosso e-book que traz outras dicas de como ter sucesso profissional na contabilidade

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!