Gestão contábil

4 desafios da consultoria contábil e como um software pode ajudar a vencê-los

fortes-tecnologia-consultoria-contabil
Escrito por Fortes Tecnologia
Publicado em: 11/06/2020 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O tipo de serviço prestado por uma empresa de consultoria contábil é basicamente fundamentado em lidar com as responsabilidades tributárias e financeiras de outros profissionais ou organizações. De forma simplificada, seu core business é resolver problemas, encontrando as soluções mais práticas e eficientes para seus clientes.

Contudo, em uma mercado altamente competitivo e que sofre mudanças constantes por conta das mudanças no comportamento do consumidor e da inovação tecnológica, essa tarefa pode ser um tanto complexa.

Pensando neste contexto, elaboramos este conteúdo para que você conheça os 4 principais desafios da consultoria contábil e de que forma um software de gestão integrada pode ajudar a superá-los. Acompanhe a leitura para saber mais!

Quais são os principais desafios da consultoria contábil?

Para sobreviver no panorama econômico atual, o setor de contabilidade precisa de profissionais com bastante experiência, altamente capacitados e, é claro, que acompanhem as tendências de inovação. Afinal, são muitos desafios enfrentados no segmento. Confira a seguir quais são as adversidades mais comuns!

1. Mudanças no mercado e no comportamento do consumidor

Não é preciso ser especialista em economia para perceber que o mundo está se globalizando cada vez mais por conta da popularização do acesso à internet e dos avanços da tecnologia.

Esses fatores têm causado impactos diretos nas relações comerciais entre as marcas e os consumidores, que estão cada vez mais exigentes, já que sabem que têm o poder de escolha a um smartphone de distância.

Isto é, não são mais as empresas que ditam as regras do mercado, mas sim os clientes que podem encontrar a solução perfeita para suas necessidades, fazendo uma simples pesquisa no Google diretamente de seus celulares.

Sendo assim, uma empresa de consultoria contábil que pretenda se manter competitiva precisa acompanhar a inovação e oferecer soluções mais versáteis, ágeis e que solucionem os problemas de seu público a um ótimo-custo benefício.

2. Alta competitividade

Ainda com base no cenário moderno que estamos vivendo, como citado no tópico anterior, um dos desafios da consultoria contábil é lidar com a alta competitividade vivida no setor. Os profissionais autônomos estão entre os principais “inimigos”, já que podem oferecer seus serviços a preços muito inferiores ao de uma empresa de contabilidade, pois seus custos e despesas não são os mesmos (aluguel, salários de funcionários etc).

Isso acaba desencadeando uma concorrência dura com os consultores independentes. Além da prestação de serviços com preços muito menores, outro ponto de dificuldade que agrava a situação está no fato de que muitos desses consultores são profissionais aposentados. Ou seja, sua maturidade e experiência no mercado agregam valor ao serviço prestado.

No entanto, há uma forma de triunfar sobre essa adversidade e ela está justamente no “ponto fraco” que a maioria dos profissionais mais antigos se recusa a aderir: tecnologia. Falaremos sobre como a tecnologia contábil pode ajudar seu negócio a superar esse desafio mais adiante no post.

3. Entrega de resultados com rapidez

Como você pôde entender até aqui, o mundo está se tornando cada vez mais rápido e todos os nichos do mercado estão evoluindo para acompanhar os consumidores, que se tornam mais exigentes a cada dia.

Dito isso, qualidade na prestação dos serviços pode não ser suficiente. É preciso somar rapidez nas entregas, se a consultoria contábil de sua empresa quiser mostrar que tem o que é preciso para se manter no panorama competitivo atual.

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos grandes desafios da consultoria, já que muitos dos procedimentos feitos por um consultor consiste em realizar visitas técnicas, o que exige disponibilidade de agenda tanto do profissional quanto do cliente, deslocamento, flexibilidade da equipe para receber o profissional, entre outras questões.

Mais um motivo para implementar um sistema de gestão para contabilidade que seja capaz de integrar todas as informações em único ambiente virtual, e torná-las disponíveis para serem acessadas remotamente. Dessa forma, o consultor pode resolver problemas de seus clientes — e manter a comunicação com eles — a qualquer hora e em qualquer lugar.

4. Acompanhamento da inovação e evolução do mercado

Por fim, mas não menos importante, um dos desafios da consultoria contábil que tem tirado muitas empresas do jogo é a evolução tecnológica, que está acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado.

Enquanto existem consultores que já contam com soluções integradas, automação de serviços, armazenamento na nuvem e até mesmo IoT, ainda existem escritórios de contabilidade que lidam com suas demandas por meio de planilhas e papéis impressos.

Se seu negócio vive no passado, em um mundo que corre na direção do futuro, não tenha dúvida de que ele se tornará cada vez mais obsoleto e perderá posição no mercado em que atua.

Como um software pode ajudar a vencê-los?

Para concluirmos, vale a pena destacar as formas como um software de gestão para contabilidade pode solucionar todos os desafios da consultoria contábil que abordamos no decorrer do artigo.

O Fortes Conecta, por exemplo, é um sistema que oferece uma vasta gama de recursos para o escritório de contabilidade, aprimorando o atendimento ao cliente, cuidando da gestão tributária de seus clientes e integrando as informações dos diversos departamentos da empresa em um único ambiente virtual.

Companhias de micro, médio a grande porte já usufruem dos benefícios que esse tipo de ferramenta pode proporcionar. Afinal, na era da informação digitalizada, o armazenamento de informações e dados importantes sobre os serviços prestados, além da automação de processos, são formas de tornar sua consultoria contábil muito mais ágil e diferenciada.

Como você pôde conferir neste artigo, não são poucos os desafios da consultoria contábil, em especial por conta de estarmos na era em que o consumidor é o protagonista do mercado. Contudo, se você não apenas acompanhar as tendências inovadoras, como também se antecipar ao comportamento de consumo, terá grandes vantagens competitivas a seu favor. Para isso, deve contar com uma solução tecnológica integrada.

As informações deste post foram úteis para seu negócio? Então, aproveite para conhecer o sistema de gestão para contabilidade Fortes Conecta e entender mais sobre suas soluções para os desafios da consultoria contábil!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar