Big Data no RH: Veja como usar e quais os seus principais benefícios

Big Data no RH: Veja como usar e quais os seus principais benefícios
4 minutos de leitura

Com o advento da transformação digital, houve um significativo aumento da produção de dados no ambiente online, e esses têm sido usados pelas empresas de forma estratégica para melhorar os processos e aumentar a performance das organizações. É nesse contexto que o Big Data no RH ganha cada vez mais força.

Com esse recurso, é possível melhorar os processos de recrutamento e seleção, tomar decisões baseadas em dados e uma série de outros benefícios para tornar a gestão de RH cada vez mais eficiente, o que traz diferenciais competitivos para o negócio.

Ficou curioso e quer saber mais sobre Big Data no RH? Então, continue a leitura!

O que é o Big Data?

De forma resumida, é possível entender o Big Data como sendo o processo de recolher, armazenar e analisar uma grande quantidade de informações.

Essas informações são extraídas de diversas fontes e seu objetivo é que elas sejam usadas em momentos adequados, a fim de otimizar processos e torná-los mais fáceis, melhorando de maneira significativa os planejamentos e/ou estratégias das empresas.

Quais são as principais aplicações do Big Data?

Nesse cenário, o Big Data no RH vem sendo usado de forma a direcionar os trabalhos do setor para a extração de dados que sejam úteis para a melhoria contínua das atividades, o que ajuda na construção de uma gestão mais estratégica e baseada em dados.

Além disso, o Big Data no RH pode ser usado tendo como foco dados qualitativos, o que aumenta a eficiência dessas informações, otimizando a maneira com a empresa aproveita tal conhecimento.

Vale ressaltar que os dados variam de empresa para empresa e, por esse motivo, é necessário que cada organização faça a sua própria análise utilizando os recursos do Big Data.

Com isso em mente, veja, a seguir, quais são as suas principais aplicações!

Armazenamento e acesso a dados

Usar as informações produzidas no ambiente online por colaboradores e potenciais candidatos possibilita que o RH faça uma análise preditiva de dados. Essa análise consiste no uso de informações coletadas para fazer a identificação da probabilidade de determinar resultados a logo prazo.

Esses dados podem ser usados no Recrutamento e Seleção, por exemplo, para verificar através do cruzamento de dados se o candidato é, ou não, aderente ao perfil da organização, ou mesmo quais são as chances dele deixar o quadro de funcionários.

Informações sobre a rotina dos colaboradores

Com a análise de dados promovida pelo Big Data, é possível saber qual é o comportamento dos colaboradores dentro de uma organização.

Você também pode, através da análise de dados, estudar quais estão sendo as experiências dos funcionários no dia a dia da empresa, e se eles tendem a procurar outras oportunidades fora da organização, e quais são as motivações para isso.

Além disso, é possível descobrir se as experiências anteriores dos colaboradores são capazes de impactar no desempenho do funcionário no cargo que ele ocupa no momento.

Dessa forma, consultando uma base de dados sólida, é possível identificar fatores mais relevantes na hora de contratar e também oferecer benefícios aos empregados.

 Avaliação de desempenho

A análise de dados também pode ser usada para identificar os empregados com melhor desempenho, inclusive atribuindo outros fatores para a avaliação de desempenho da empresa.

Além disso, analisando as horas trabalhadas, é possível verificar aqueles momentos em que os funcionários produzem mais e erram menos. Dessa forma, a empresa pode direcionar demandas para determinados horários, o que aumenta a performance, ao mesmo tempo em que a qualidade das entregas são elevadas.

Nesse contexto, a avaliação de desempenho baseada em dados ainda torna possível preencher lacunas de produção e otimiza todo o trabalho dos empregados.

 Quais são as vantagens de utilizar o Big Data no RH?

Agora que você já sabe como o Big Data pode ser usado no RH, veja quais são os seus principais benefícios!

Aumento da eficiência do recrutamento e seleção

Uma das aplicações mais eficientes do Big Data no RH é assegurar melhores contratações. Isso pode ser feito cruzando os dados pré-existentes acerca das equipes e dos candidatos, chegando até o perfil dos profissionais ideais para o preenchimento das vagas.

Com a análise de dados é possível considerar habilidades técnicas e comportamentais, além dos valores de cada candidato. Além disso, com o Big Data você também consegue compreender quais as plataformas de vagas que podem dar mais resultados para o perfil da vaga em aberto.

Outra vantagem é que é possível fazer o direcionamento das vagas em aberto para públicos bem específicos que estão à procura oportunidades em redes sociais como o LinkedIn.

A análise de dados no RH ainda contribui para identificar ações que favoreçam o engajamento dos colaboradores, o que colabora para que a organização conte com equipes de alta performance, ao mesmo tempo em que reduz os índices de turnover.

Eficiência no processo de tomada de decisão do setor

Com a análise de dados, é possível conhecer melhor os anseios de quem faz parte da organização, e dessa forma atuar de forma mais estratégica em questões que envolvem, por exemplo, o absenteísmo, rotatividade de pessoal e fatores que possam desmotivar os funcionários e, consequentemente, comprometer os resultados desejados.

Nesse sentido, investir em Big Data é uma excelente oportunidade de identificar melhor as questões que permeiam o setor de Gestão de Pessoa, possibilitando que ações como programas de qualidade e treinamento sejam implementadas.

Identificação de falhas de processos

Com uma gestão baseada em dados, é possível que o gestor de RH identifique possíveis falhas nos processos, e isso é fundamental para identificar as soluções mais eficientes e também alinhadas com as necessidades da organização.

Ainda é possível antever demandas, o que é importante para afastar o risco de falhas. Dessa forma, a empresa conquista importantes diferenciais competitivos.

Como vimos ao longo desta leitura, o Big Data no RH é uma importante ferramenta para uma gestão mais estratégica e também voltada para resultados, contribuindo para o sucesso do negócio como um todo.

Se esse artigo sobre big data no RH foi útil para você, deixe seu comentário aqui embaixo!

 

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!