Hard Skill e Soft Skill: o que é e como desenvolver em sua equipe

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Você já percebeu que todos os dias somos quase que bombardeados por novas palavras e amamos “americanizar” alguns dos termos, dos quais utilizamos em nosso dia a dia corporativo? Exemplo disso são Hard Skill e Soft Skill.

Muito se discute no mundo corporativo sobre as habilidades essenciais para um bom colaborador.  Essas são muito mais subjetivas, com maior dificuldade para se mensurar, mas que podem ser  facilmente reconhecidas no dia a dia.

Por isso, a importância de um bom mapeamento de competências que possa levar em conta os talentos não técnicos. Afinal, nós não dispomos de uma matéria acadêmica e específica de “como ser flexível” ou “relacional”. Mas o mercado tem reconhecido cada vez mais as soft skills que aumentam a competitividade e são decisivas para o sucesso.

Entendendo a definição de Hard Skill e Soft Skill 

O termo é americano e muito utilizado por recrutadores de multinacionais para especificar habilidades comportamentais e técnicas. Então, vale explicar cada um deles para que entenda melhor seu conceito.

Soft Skills (Habilidades Comportamentais)

As soft skills são habilidades sócio comportamentais do candidato/profissional. Estão associadas às suas habilidades mentais e a capacidade de lidar com emoções (Inteligência Emocional – QE). Elas são mais difíceis de serem ensinadas e de serem medidas, por se tratarem do resultado de tudo o que o indivíduo vivenciou em seu meio psicossocial e podem estar mais ligadas a capacidade inata das pessoas.

As soft skills são competências que podem vir a atrapalhar o profissional no desempenho de seu cargo. Já chegou a conhecer alguém com habilidade de hard skill (habilidades técnicas) incontestáveis, mas que não se relacionava (soft skill) bem com seus colegas?

Claro que, quando falamos de forma isolada, não abrimos as possibilidades para analisar esse indivíduo em sua totalidade. Mas o fato é que contratamos pelo que o profissional apresenta como hard skill, mas o mesmo pode não continuar na empresa se não tiver as competências de soft skill necessárias para a função.

Em um processo seletivo essas competências tendem a ser observadas por meio de testes comportamentais e/ou psicológico, dinâmicas focadas para alguma competência específica. Alguns exemplos de soft skill que são apreciados por recrutadores são:

  • comunicação interpessoal;
  • persuasão;
  • proatividade;
  • resiliência;
  • resolução de conflitos;
  • liderança;
  • confiança;
  • criatividade;
  • comunicação;
  • organização.

Hard Skills (Habilidades Técnicas)

As hard skills são habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, sendo mais fáceis de tangibilizarmos. Para ficar mais fácil a compreensão trata-se do conhecimento que aprendemos na sala de aula, em cursos, em um livro que lemos, ou até mesmo em treinamentos técnicos no trabalho sobre como operar uma máquina, ou como realizar a confecção de uma planilha.

Em um processo seletivo essas competências tendem a ser observadas por meio de testes específicos, avaliações de conhecimento, dentre outros. Alguns exemplos de hard skill:

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Soft Skills X Hard Skills

É fato que estamos cada vez mais caminhando para as vagas que possuem exigências maiores para os que mais se destacam com as soft skills (habilidades comportamentais) e quem estiver mais bem preparado sobressairá dos demais candidatos e profissionais.

É correto pensar que na prática, ambas são fundamentais para o bom desempenho das atividades,  por mais importante que elas sejam, esse profissional precisará também apresentar as hard skills, por isso as duas são complementares e com pesos relevantes para cada atividade.

Os recrutadores sabem bem quando há vagas para serem fechadas, quais as primeiras informações que chegam até o RH, quais conhecimentos técnicos esse candidato precisa ter, saber operacionalizar um software específico ou conhecimento financeiro, entre outros.

As demandas são várias, mas as especificações pela parte comportamental (soft skill), muitas vezes, não são repassadas aos recrutadores e são tão importantes quanto as técnicas.

Não sei se vocês conhecem ou já passaram pela situação de escolher  um candidato muito bom tecnicamente, com habilidades comportamentais que, ao final, nem foram analisadas.

Nessa situação pode existir uma enorme possibilidade de que esse candidato não consiga ficar até pós período de experiência ou que sai com pouco tempo de empresa.

O motivo se deve ao fato de as soft skill (comportamental) serem habilidades tão importantes quanto as hard skill (técnicas). Isso, em muitas vezes, leva a empresa a reavaliar questões que poderiam ter sido vistas desse profissional antes de ser contratado.

A Fisiologia da Hard Skill e Soft Skill 

Para entendermos um pouco mais sobre como essas características são constituídas, temos as soft skills que equivalem à capacidade mental e emocional – reguladas pelo lado direito do cérebro – e as hard skills que correspondem à capacidade técnica desenvolvida pela parte esquerda do cérebro – a metade da lógica.

Quanto mais um profissional conseguir reunir desses dois grupos, melhor candidato e profissional ele será. Outra fato relevante para apontarmos, seria a de que as características de hard skill são bem similares independentemente de onde se trabalhe. O exemplo disso é o de um enfermeiro. Não importa o hospital onde ele atua, os conhecimentos exigidos para cuidado dos pacientes serão os mesmos.

Já para as soft skills as regras variam de acordo com a cultura organizacional e as pessoas com quem se trabalha. O mesmo enfermeiro pode dominar todas as técnicas de cuidados com o paciente, mas a cultura do local onde ele trabalha pode variar de empresa para empresa.

Mapeando as competências

Tão importante quanto desenvolver essas habilidades é identificá-las. Darei algumas dicas para que você consiga trabalhar de forma eficiente o mapeamento das duas.

1. Conte com a ajuda de um software

Você não é super-homem ou supergirl para fazer tudo sozinho. E como bem sabemos o operacional nos toma tempo. Tenha com você um sistema de Gestão de pessoas para lhe auxiliar tanto nesse acompanhamento quanto no desenvolvimento de ações que proporcione esse acompanhamento de sua equipe

2. Utilize metodologias para identificar as hard skill e soft skill necessárias

Um livro muito bom e que me ajudou muito nesse processo foi o Pipeline de liderança, autor Ram Charan. Você conseguirá entender que existem níveis e exigências para cada nível hierárquico que precisam ser tratados e desmistificados.

3. Aplique avaliação de desempenho periódica

Não adiantará nada você ter ferramenta, conhecer novas metodologias e não aplicar e acompanhar isso para sua equipe. Mais do que saber é importante fazer.

Faça uma autoanalise e veja quais características são mais preponderantes em você, que precisam ser trabalhadas e como você poderia desenvolvê-las. Afinal quanto mais desenvolver as soft e hard skills mais completo você será.

Como desenvolver hard skills na sua empresa

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que são hard e soft skills, mostraremos as melhores práticas para desenvolver as hard skills de seus colaboradores na empresa.

Oferecer treinamentos

Esse, sem dúvida, é um dos primeiros passos para aprimorar as habilidades de sua equipe e pode ser aplicado tanto para desenvolver capacidades técnicas quanto a evolução pessoal de cada colaborador.

Por meio de treinamentos, os funcionários se atualizam profissionalmente, aprendem sobre questões importantes sobre suas funções e, ainda, aprimoram suas características subjetivas.

Sendo assim, ofereça palestras, workshops, cursos e outras alternativas para manter sua equipe instruída a respeito das atualizações do segmento, desenvolver aptidões como resiliência, liderança e comunicação pessoal, além de fortalecer aprendizados específicos.

Incentivar a busca por especializações

A palavra-chave para a busca pelo sucesso é autoconhecimento. Portanto, é imprescindível que o ambiente de trabalho seja produtivo e favorável ao crescimento pessoal e profissional. O que queremos dizer é que como gestor, para desenvolver as hard skills de seus colaboradores, você deve incentivá-los a se conhecerem e buscarem pelas especializações que mais façam sentido com base em seus perfis.

Uma empresa com perspectiva de crescimento deve acolher a todos os seus empregados que têm vontade de evoluir na carreira, incentivando-os a sempre buscar por profissionalizações e capacitações que os farão ser profissionais mais preparados para os desafios do mercado moderno.

Aplique gamificação

Por falar em mercado moderno, nada melhor do que aplicar uma estratégia inovadora, capaz de colocar sua equipe diante das mais variadas situações cotidianas nas empresas, com a finalidade de prepará-la para problemas reais por meio de projeções de cenários possíveis.

A gamificação vem sendo amplamente utilizada para aplicar treinamentos corporativos no recrutamento, no onboarding de novos funcionários e até mesmo em tarefas do dia a dia do time de colaboradores.

Basicamente, gamificação é o ato de usar elementos semelhantes aos que são aplicados em jogos em situações que não se resumem a diversão. Conceitos de pontuação e recompensa e storyteelling são adotados para motivar os participantes a irem atrás de determinados objetivos, como solucionar problemas, aprender habilidades ou realizar tarefas específicas.

A metodologia pode ser para desenvolver hard e soft skills. No primeiro caso, os funcionários assimilam conteúdos educativos essenciais para que possam realizar suas funções na empresa, ao mesmo tempo que participam de uma dinâmica. Vale lembrar, ainda, que o elemento lúdico dá suporte para os conhecimentos sejam fixados. Já no segundo caso, a atividade em questão ajuda a aprimorar a motivação, engajamento e outras habilidades subjetivas relevantes para a boa performance dos profissionais.

Incentive a busca por formações educacionais

Neste ponto, estamos nos referindo aos pontos mais importantes do currículo de cada membro da equipe. Trata-se do conjunto de aprendizados e informações com grande peso para que seu nome passe na triagem e ele seja considerado um candidato apto a continuar exercendo o cargo em questão.

As formações educacionais envolvem uma série de aprendizados adquiridos durante a formação e elas exercem influência em sua qualificação profissional. Entre elas, podemos citar:

  • novos idiomas;
  • intercâmbios;
  • certificações e licenças;
  • cursos de graduação e pós-graduação;
  • participação em congressos.

Como desenvolver soft skills na sua empresa

Antes de concluirmos, é fundamental que primeiro você conheça algumas das melhores práticas para desenvolver as soft skills dos funcionários na organização. Acompanhe a leitura para saber mais!

Fomente o senso de colaboração da equipe

A comunicação e a colaboração são duas habilidades que devem caminhas sempre juntas. A colaboração consiste nada menos na capacidade de duas ou mais pessoas conseguirem atuar em conjunto com a finalidade de atingir um objetivo em comum.

Dado o contexto, o ambiente de trabalho se torna muito mais favorável e produtivo para os profissionais que dominam a habilidade de ajudar outros membros do time. Com isso, uma grande rede de ajuda é criada, incentivando o desenvolvimento da equipe como um todo, como se um colaborador completasse o trabalho do outro.

Incentive a comunicação

Assim como colaboração, a comunicação é uma das bases do sucesso de qualquer profissional, não importa a área em que ele atue. É por meio dela que o colaborador defende seus projetos, propõe novas ideias e é capaz de exercer uma liderança natural. Desse modo, o funcionário que sabe se expressar de maneira clara e objetiva tem vantagens competitivas em relação aos seus colegas.

Para que a boa comunicação entre a equipe seja desenvolvida, incentive os membros a se informarem sobre assuntos relacionados ao negócio, pois isso servirá como base para argumentação. Além do mais, estimule a troca de ideias entre os departamentos e esteja sempre disponível para auxiliar seu time no que for necessário.

Vale mencionar, ainda, que nem todos os indivíduos têm o dom da oratória, e esse nem deve ser um objetivo geral. Por isso, é esperado pelo menos uma habilidade mínima para se comunicar efetivamente com os demais profissionais.

Incentivar o bom relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal é uma soft skills bastante estimada no mercado de trabalho moderno, pois diversas áreas necessitam de pessoas que saibam conversar em uma empresa. Contudo, para que exista uma interação positiva entre os setores, é importante que os funcionários de diferentes departamentos tenham um bom relacionamento entre si.

Quando falamos em relacionamento interpessoal, queremos dizer que os profissionais das áreas de vendas, logística e financeira, por exemplo, consigam trocar informações importantes sem ruídos de comunicação. Ambas equipes devem estar sintonizadas nos objetivos e se relacionarem com a finalidade de alcançar os melhores resultados em suas áreas.

Estimular e reconhecer a equipe

Como gestor, você já deve saber que sempre haverão profissionais que se destacam em sua equipe, não é verdade? Seja pela motivação, comprometimento ou pela proatividade. Para que essas habilidades sejam incentivadas, é fundamental que você as reconheça e deixe-as mais aparentes em cada colaborador. Desse modo, você estimulará o desenvolvimento de todos.

Criar uma cultura de feedback

Por fim, quando você separa um tempo especial para conversar com seus funcionários e mantém uma constante troca de feedback, está contribuindo para que a equipe consiga perceber quais são os principais pontos fortes e fracos. Isto, o que está funcionando e o que deve ser melhorado. Portanto, desenvolva uma cultura aberta de feedbacks coletivos e individuais.

Espero que este artigo possa lhe ajudar de alguma forma a selecionar e reter grandes talentos para sua empresa. E aproveitando que abordamos a importância dos Soft e Hard Skill no processo seletivo, indicamos a leitura desse guia completo com tudo o que você precisa saber sobre recrutamento e seleção de profissionais!

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