Entenda o que é a liderança criativa e saiba como implementá-la

Entenda o que é a liderança criativa e saiba como implementá-la
4 minutos de leitura

A nova geração de trabalhadores já escolhe em quais empresas deseja trabalhar e, nesse cenário, atrair e manter os melhores talentos do mercado é um desafio constante para o setor de RH das empresas, que vê na liderança criativa uma forma de conquistar os jovens profissionais, ao mesmo tempo em que eles se tornam mais engajados.

Assim, o objetivo da liderança criativa é fazer com que os gestores da empresa encontrem novas formas de se relacionar com seus liderados, mantendo a relevância e a produtividade da empresa.

Para ajudar você a entender o que é liderança criativa e como implementá-la, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é liderança criativa?

A liderança criativa é uma forma de gestão que busca tornar a relação com os liderados mais flexível e, dessa forma, possibilitar que os funcionários possam ter um maior grau de participação na decisão das empresas, que passam a ser tomadas em conjunto. Com isso, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados a permanecer na organização, além dessa prática contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes do time de trabalho.

Nesse cenário, a liderança criativa é capaz de promover uma relação mais harmônica e também dinâmica no ambiente organizacional, na qual a troca de ideias é fomentada, assim como a troca de experiências. Ainda é possível afirmar que a liderança criativa possui um pensamento que vai além do comum, pois incentiva a solução de questões do cotidiano da organização com ideias originais, que vão além das fórmulas convencionais.

Portanto, o líder criativo é aquele que reconhece as mudanças como algo natural e, por isso, entende que se adaptar às transformações sociais e tecnológicas é a única forma de manter a empresa competitiva no mercado.

Como a liderança criativa pode ser implementada na empresa?

A liderança criativa deve ter o apoio da alta gestão da empresa para que possa se consolidar como uma prática positiva para a organização. Além disso, para que ela seja implementada com sucesso, é preciso seguir alguns passos. Acompanhe a seguir!

Estimule o questionamento

A liderança criativa fomenta a indagação de ideias prontas. Isso faz com que as pessoas possam pensar em novas soluções, que sejam mais atrativas para a empresa, ao mesmo tempo em que também podem surgir conceitos inovadores. Por isso, a liderança criativa é bastante questionadora e está sempre em busca de novas soluções. Ao ouvir ou pensar “é assim que as coisas são”, o líder criativo se pergunta “ por quais motivos? ” ou “ como pode ser diferente? ”.

Instigue a busca por conhecimento

Uma liderança verdadeiramente criativa sempre está em busca de novos conhecimentos para si e para a equipe. Isso porque ela sabe que de posse dos mais variados tipos de conhecimento é possível agir de forma mais eficiente. Além disso, o líder criativo sabe que não precisa ser especialista em todas as áreas, mas deve ter conhecimento suficiente para debater novas ideias com cada integrante do time de trabalho.

Demostre a importância da comunicação

A comunicação é um ponto-chave quando o assunto é liderança criativa. O gestor deve transmitir de forma clara o que espera do time de trabalho, explicando de maneira detalhada os processos e quais os resultados desejados pela organização.

Para isso, também é importante incentivar o desenvolvimento dessas habilidades nos membros da equipe, e para isso é preciso incentivá-los a propor e defender ideias, além de transmitir feedbacks precisos sobre o que pode ser melhorado.

Invista em programas de inovação

A inovação é algo cada vez mais presente nas empresas que desejam se desenvolver. Por isso, é importante investir no desenvolvimento profissional da equipe de trabalho, e também investir em si mesmo, a fim de estar atualizado sobre as demandas e novidades do mercado.

Para isso, é possível fazer cursos de capacitação, treinamentos, workshops, palestras e até mesmo reuniões para troca de ideias. Esses momentos podem ser muito ricos para que, por exemplo, em uma tempestade de ideias, sejam propostas novas soluções para os produtos e serviços da empresa.

Incentive a criação de hábitos Criativos

Você já deve ter ouvido que o exemplo arrasta, não é mesmo? Por isso, é tão importante que a figura do líder criativo tenha práticas coerentes. Com uma conduta admirada pelos demais membros da equipe, é possível que todos desenvolvam a sua criatividade. 

É possível fazer isso promovendo encontros entre os líderes criativos e os liderados, além de mudar a rotina e o ambiente, para que as pessoas se sintam menos sobrecarregadas. Mudar o foco por algum tempo, para retornar em outro momento, também é bastante interessante para que as pessoas possam amadurecer as ideias e compartilhá-las de forma mais eficiente, inovadora e direta. 

Além disso, ao valorizar as tentativas, erros e acertos, é possível encontrar, em conjunto com o time, ideias que podem colaborar com o desenvolvimento da empresa.

Quais os benefícios da liderança criativa?

Os benefícios de contar com um líder criativo são percebidos tanto pela companhia quanto pelo público interno. Assim, quando essa relação é bem conduzida, é possível que a empresa obtenha resultados expressivos, e ainda conquiste uma equipe de alto rendimento. Acompanhe!

Principais benefícios para a empresa:

  • melhora o engajamento;
  • incentiva a autogestão;
  • aumento da produtividade;
  • aumento do comprometimento da equipe;
  • melhora a empatia dos colaboradores com as decisões da empresa;
  • promove a interação entre líder e liderados.

Principais benefícios para os liderados:

  • promoção do foco na motivação e satisfação da equipe;
  • dá a oportunidade de novos desafios;
  • valoriza as atividades desempenhadas;
  • incentiva a participação na tomada de decisão; 
  • fomento do desenvolvimento pessoal e profissional;
  • aumenta o apoio integral da gestão.

Assim, ao promover um ambiente harmônico e favorável para o crescimento de todos, a liderança criativa é capaz de manter os talentos em uma organização, além de engajá-los a contribuir com o máximo potencial que cada membro da equipe pode oferecer. Dessa forma, todos saem ganhando, em uma relação mais justa e também satisfatória para empresas e funcionários.

Se você gostou deste artigo sobre liderança criativa, continue a sua leitura com nosso artigo sobre liderança situacional clicando aqui e saiba mais!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!