Produtos inovadores: 3 dicas aplicadas nas principais empresas de tecnologia

Já pensou que um produtor inovador é muito mais do que uma boa ideia? Descubra aqui como desenvolver produtos inovadores a qualquer momento!

Produtos inovadores: 3 dicas aplicadas nas principais empresas de tecnologia
4 minutos de leitura

Qual é o primeiro passo que um empreendedor, ou futuro empreendedor, deve dar para desenvolver produtos inovadores de sucesso?

Será que é necessário ser alguém criativo, ou possuir uma equipe criativa, para desenvolver um item que alavanque o negócio?

Marty Cagan, fundador da Silicon Valley Product Group e ex-executivo desenvolvedor de grandes empresas como Hewlett-Packard (HP), Netscape Communications e eBay, explica em seu livro Inspirado que para desenvolver produtos inovadores é necessário investir na área de gestão de produtos.

O autor ressalta, também, que é necessário criar na empresa uma cultura capaz de desenvolver projetos exitosos, e para isso, é necessário alinhar pessoas e processos.

O que são produtos inovadores?

Segundo o dicionário, inovação se trata daquilo que é “novo, coisa nova, novidade”. Portanto, podemos dizer que um produto inovador é algo que traz novidade para o consumidor.

Mas não podemos confundir novidade com algo que jamais existiu. Pois os produtos inovadores também podem trazer soluções e funcionalidades aprimoradas de algo que já existe.

Por exemplo, as câmeras super modernas que vêm nos smartphones hoje em dia, são inovações criadas por meio de algo que já existia, a câmera. Há alguns anos atrás, ninguém via celulares sendo fabricados com duas, três ou quatro câmeras, porém, com apenas uma já existe há bastante tempo.

Então, que tal conferirmos as dicas encontradas no livro de Marty Cagan, citado no início do post, para otimizar e aprimorar o desenvolvimento da sua equipe, a fim de desenvolver os melhores produtos e serviços? Continue a leitura e confira!

1. Descubra o produto

O primeiro desafio para desenvolver um produto inovador é ter a ideia certa. Marty Cagan explica que o primeiro passo para desenvolver um produto ou serviço que se destaque no mercado é encontrar uma solução para alguma dor do cliente.

Porém, não basta apenas buscar a solução para uma dor, é necessário fazer um estudo de mercado para determinar se existe demanda para o desenvolvimento do produto pensado, além de avaliar se a solução abrange todo o público-alvo.

Após esse estudo, é necessário averiguar a viabilidade de implementação da proposta que será desenvolvida, para isso, é preciso desenvolver um projeto rico em etapas cujo produto possua valor confiável para os clientes.

2. Avalie os riscos 

Para garantir que seu produto não só acrescentará valor no mercado, mas também valerá o esforço de ser produzido, é primordial se atentar a algumas categorias de risco, são elas: 

  1. risco de valor: avaliar se o cliente escolherá comprar seu produto e se ele será útil;
  2. risco de usabilidade: verificar se o uso do produto é intuitivo;
  3. risco de viabilidade: analisar se é possível desenvolver o produto;
  4. risco financeiro: questionar se a empresa está preparada para arcar com o desenvolvimento do produto;
  5. risco de marketing: estudar se a solução se alinha com os propostos processos de marketing já realizados na empresa;
  6. risco de vendas: definir se a equipe de vendas está preparada para vender o produto;
  7. risco jurídico e ético: pesquisar se sua solução está dentro da conformidade jurídica e ponderar, ainda que legal, se a criação desse produto é uma atitude ética. 

É impossível inovar sem arriscar, mas lembre-se sempre de avaliar se mesmo com os riscos é possível obter resultados

3. Escolha as pessoas certas

Como mencionado, a área de gestão de produtos é a mais importante para desenvolver um produto inovador. E, para constituir essa área, é necessário integrar pessoas com conhecimentos em diversos campos para que haja uma melhor análise, com diferentes pontos de vista. 

Segundo Marty Cagan, para possuir uma forte equipe de gestão de produtos, é necessário reunir pessoas que desempenhem as seguintes funções: 

3.1 Gerente de Produto 

Dentre as pessoas que trabalharão na equipe de gestão de produto, o gerente pode ser considerado o mais essencial, uma vez que ele é responsável por auxiliar o time, avaliar as oportunidades e determinar o que será desenvolvido e entregue ao cliente.

São requeridas para desempenhar essa função: conhecimento de tecnologia e análise de dados, habilidades para entender o mercado, possuir um network confiável, ter pleno conhecimento sobre as dores dos clientes, saber respeitar sua equipe e acreditar no produto a ser desenvolvido. É importante ter espírito de liderança!

3.2 Designer de produto

A pessoa capaz de visualizar o produto e entender quais são as possibilidades e limitações, definitivamente, é o designer de produto. Ele é responsável por adaptar os desejos à interface do produto

Este profissional deve, também, reconhecer se a experiência do usuário está sendo priorizada, atentando-se, sempre, tanto às características físicas do produto quanto às suas funcionalidades.

3.3 Gerente de Marketing 

Não adianta desenvolver um produto incrível, capaz de revolucionar o mercado, se sua estratégia para oferecer esse produto ao cliente não for a correta.

Dessa forma, tão importante quanto ter uma equipe de desenvolvimento de produto, é ter profissionais de marketing que sejam capazes de mostrar aos clientes o quanto aquele produto é um bem de consumo que eles precisam adquirir.

As palavras de ordem são produtos e processos! 

Marty Cagan deixou claro que desenvolver produtos inovadores quase nunca depende de uma só pessoa com uma boa ideia, certo?

Na maioria das vezes, o desenvolvimento de um produto que domina o mercado é fruto de muito estudo, análise e uma equipe capaz de coletar dados e desenvolver algo que possa resolver as dores do consumidor final.

Dessa forma, se você deseja que sua empresa se destaque no mercado e seja referência em um produto, está na hora de investir nas pessoas que são necessárias durante o desenvolvimento.

Não perca tempo, comece ainda hoje a investir em uma equipe de gestão de produtos e alavanque o seu negócio!

Este post foi produzido em parceria pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Últimos posts 👇

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!