Liderança Situacional: Saiba gerenciar em qualquer ocasião!

Liderança Situacional: Saiba gerenciar em qualquer ocasião!
4 minutos de leitura

Para tornar sua empresa mais lucrativa e eficiente é necessário contar com líderes capazes de gerenciar qualquer circunstância. Nesse quesito, desenvolver a liderança situacional de sua equipe pode levar a grandes transformações em termos de produtividade e desempenho. 

Atingir metas, cumprir objetivos e fazer o negócio prosperar é uma das principais funções dos representantes de cada setor da corporação. Para isso, existem diversas abordagens possíveis para gerenciar cada time. Se você quer saber como implementar estratégias de liderança situacional, continue a leitura e confira!

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O que é liderança situacional?

Essa forma de organização interna foi desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard. Como o próprio nome indica, esse tipo de liderança sugere uma postura capaz de se ajustar a diferentes situações. 

Desse modo, a eficácia do líder se refere a sua capacidade de adaptar seu comportamento e gerenciar o nível de maturidade da equipe frente a diversas situações. Nessa modalidade, um líder não confia apenas em um estilo predefinido, mas sim cria estratégias que se adaptam conforme a necessidade. 

A teoria da liderança situacional sugere que, para que o time seja bem-sucedido, eles devem ajustar seu comportamento frente a sua equipe ao considerar dois fatores: a competência e maturidade do time diante de qualquer tarefa e as etapas necessárias para ela ser cumprida. 

Quais são as vantagens da liderança situacional para gerir a equipe?

Ao saber utilizar as situações para liderar, você pode usufruir de muitos benefícios. Assim, sua empresa crescerá e os colaboradores se mantêm motivados em ajudar no desenvolvimento do negócio para evoluir com a instituição. Confira mais vantagens abaixo!

Maior flexibilidade

Com a liderança situacional, o líder se adéqua aos acontecimentos para tomar a melhor decisão e direcionar toda a sua equipe. Portanto, é um modelo de gestão flexível em que se procura a melhor solução para o fato apresentado.

Dessa forma, quem está no comando verifica as características de sua equipe e quais são as especificidades do ocorrido para determinar a melhor abordagem possível com o intuito de solucionar todo problema que possa surgir.

Aumento da produtividade

Conheça a sua equipe

Ao usar a liderança situacional na empresa, você consegue motivar a colaboração entre todos os membros da organização, otimizando o envolvimento e o trabalho conjunto para aumentar a produtividade e obter resultados melhores.

Assim, todo o time é potencializado e quem ganha com isso é o seu negócio. Portanto, se você deseja ter uma equipe engajada e pronta para superar qualquer desafio em conjunto, adotar a liderança situacional pode ser uma alternativa interessante.

Otimiza o controle

Se você quer ter mais controle sobre as situações que ocorrem no dia a dia de seu negócio, a liderança situacional é uma boa opção. Isso ocorre porque você, com seu papel de líder, é capaz de influenciar os liderados.

Pelo fato de estar presente em todas as etapas da empresa, consegue identificar como delegar as tarefas e quem são os colaboradores mais apropriados para cada situação. Assim, tudo se resolve de forma simples e direta.

Mais motivação

Você quer contar com funcionários motivados e que ajudem sua empresa a se desenvolver no mercado? A liderança situacional pode ajudar nesse sentido. Assim, você conta com colaboradores engajados e prontos para qualquer situação.

Para isso, é importante você delegar tarefas e capacitar os indivíduos para conseguirem resolver os potenciais problemas que surjam. Assim, todos se sentem parte da empresa e fornecem mais esforços para que o negócio obtenha sucesso.

Como colocar a liderança situacional em prática?

Agora que você já entende a importância de contar com essa metodologia, é hora de colocar essas estratégias em prática para otimizar os resultados do seu negócio. Para isso, existem alguns passos que podem lhe ajudar a utilizar esse tipo de liderança em sua empresa. Confira!

Conheça sua equipe

O primeiro e principal passo para desenvolver a liderança situacional é entender as capacidades e limites de todos os envolvidos no projeto. Compreender todas as características individuais da equipe permite que você incorpore essas informações no seu planejamento.

Assim, você consegue direcionar os membros mais estáveis da empresa para as situações mais demandantes e adapta as habilidades de cada um conforme a necessidade. 

Quer saber mais sobre esse e outros papéis da liderança para o desenvolvimento de uma equipe? Confira mais um conteúdo sobre o tema:

Utilize uma linguagem clara 

Manter uma linguagem direta contribui para que os envolvidos saibam o que é esperado de cada um. Imagine que ao contratar um colaborador você não define de maneira clara qual é o seu papel na equipe. Nesse caso, o indivíduo tende a fazer uma ou outra atividade de suporte à equipe, sem contribuir de modo significativo para o resultado. 

Por outro lado, se você estabelece de maneira clara as atribuições dessa pessoa e qual é o papel dela para o funcionamento da estratégia, o desempenho se torna otimizado.

Tenha expectativas bem definidas

Ao estabelecer por meio de uma linguagem clara e direta quais as expectativas em relação a cada um, você permite que os colaboradores estejam alinhados a um mesmo objetivo e conheçam seu papel na busca por ele.

Fazer reuniões semanais para deixar a equipe ciente de tudo que é esperado e que deve ser realizado naquele período é uma excelente maneira de alinhar as expectativas de todos. Além disso, vale destacar de forma clara qual o papel de cada um no planejamento estratégico do projeto. 

Saiba se ajustar

Na liderança situacional é importante saber se ajustar a qualquer ocorrido na empresa. Para isso, é essencial que você entenda qual é o seu estilo padrão de liderança para conseguir adaptá-lo a esse modo de liderar.

Assim, você compreende a situação, avalia quais são os possíveis cenários e quem pode lhe ajudar a resolver tal ocorrido. Com isso, os problemas são resolvidos de modo mais eficiente e sua empresa consegue crescer de maneira sustentável.

Viu só como a liderança situacional pode ajudar em muitos aspectos da empresa? Ao implementá-la, você usufrui de diversos benefícios como funcionários motivados e capacitados, maior produtividade e, com isso, uma instituição que maximiza a lucratividade e o desempenho.

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