Muitos profissionais da contabilidade, em determinado momento de suas carreiras, já se questionaram acerca do retorno financeiro da profissão. Por isso, é comum surgir o questionamento: será mesmo que a contabilidade dá dinheiro?
Ao longo deste post, além de responder à esta pergunta, iremos abordar os principais desafios para crescer financeiramente na contabilidade, falaremos sobre as atitudes que impedem o profissional contábil de garantir um bom desempenho financeiro, e claro, vou apresentar algumas dicas para auxiliar no alcance de melhores resultados e prosperidade na área.
Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!
De acordo com os dados apresentados na ferramenta “Mapa de Empresas” elaborada pelo Governo Federal, o Brasil possuía 19.217.373 empresas ativas no ano de 2021, sendo que, somente neste mesmo ano foram abertas 3.782.437 novas empresas, em sua grande maioria enquadradas enquanto microempresas e empresas de pequeno porte. Se comparado ao ano de 2020, no qual foram abertas 3.363.020 empresas, houve um aumento de 419.417.
Tal aumento é justificado, principalmente, pela necessidade das pessoas em buscar novas fontes de renda através do empreendedorismo, face ao alto índice de desemprego e incerteza do cenário político-econômico do país estimulados pela crise causada pelo coronavírus.
Em contrapartida, 76.703 é a quantidade de empresas atuando nas atividades de contabilidade no Brasil em 2021, conforme fonte citada anteriormente. Dessa forma, se efetuarmos um cálculo simples para estabelecer a razão entre a quantidade total de empresas ativas e o total de empresas contábeis, teremos cerca de 250 empresas por escritório contábil, número bastante significativo e atrativo para os profissionais da área.
Estes dados ilustram que há viabilidade para investir no ramo contábil, uma vez que a quantidade de empresas existentes e em surgimento, é extremamente atrativa com potenciais clientes chegando no mercado constantemente. Todavia, para que o sucesso financeiro seja alcançado, faz-se necessário que os escritórios contábeis ofereçam serviços de qualidade.
Diante deste cenário, oferecer um serviço de qualidade para obter retorno financeiro na contabilidade envolve ações estratégicas e alguns aspectos que precisam ser levados em consideração pelos profissionais da área, os quais pontuo a seguir.
Estas são algumas das principais estratégias para ganhar mais dinheiro na contabilidade, entretanto, alguns empecilhos podem dificultar a evolução financeira dos empreendedores e profissionais contábeis, impedindo que resultados positivos sejam alcançados.
Baseado nos dados já apresentados acerca das novas empresas que surgem anualmente no Brasil, é importante mencionar o setor da tecnologia como sendo um dos principais ramos com crescimento significativo no mundo dos negócios.
Dentro do setor contábil, a tecnologia vem assumindo um papel decisivo para as empresas que buscam melhores resultados financeiros.
Um dos desafios enfrentados pelo contador está exatamente relacionado ao processo de tecnologia e robotização, que na verdade deve ser encarado como uma oportunidade e não uma ameaça.
Quando o profissional assimila que o uso da tecnologia e robotização em sua operação, proporciona gradativamente o direcionamento da equipe para campos analíticos e de caráter consultivo cada vez menos conservador, ele faz com que o papel puramente operacional seja deixado de lado, e consequente, serviços com alto valor agregado sejam oferecidos.
Ainda relacionada a todo esse processo de avanço tecnológico, temos a forte presença do marketing digital na contabilidade, outro aliado menosprezado pelos profissionais avessos ao risco e às mudanças de mercado. Com planejamento e técnicas assertivas, o marketing auxilia o processo de potencialização das vendas e fidelização dos clientes, além de fortalecer a marca da empresa.
Outro desafio diz respeito à postura de empresário e microempreendedor que o contador, muitas vezes, não assume.
Para além do foco excessivo no operacional, o empreendedor contábil deve gerir seu negócio adotando modelos estratégicos para acompanhamento e monitoramento dos processos, buscando oferecer serviços diferenciados, inovadores e de boa qualidade.
A visão estratégica permite que o contador forneça serviços complementares aos serviços contábeis tradicionais, por exemplo, os serviços de consultoria, entre eles: financeira, recursos humanos, diagnóstico e compras.
Encarar estes e tantos outros desafios como oportunidades, que sempre irão surgir na jornada de qualquer profissional, fará total diferença na determinação do sucesso da sua empresa. Pois, a busca pela prosperidade na Contabilidade é completamente acessível, todavia, o olhar do contador deve ser criativo e estratégico, buscando sempre ideias para solucionar problemas e converter “desafios” em potencial de crescimento.
https://www.youtube.com/watch?v=n6L17ipfi0E&list=PLBJUYU99tvpeQQsvpda1eCtIbmQvXWxK4&index=9&ab_channel=FortesTecnologia
Está mais do que provado que os desafios enfrentados pelos profissionais contábeis não devem ser enxergados apenas enquanto risco, mas também como oportunidades para alavancagem dos negócios. Contudo, frequentemente os profissionais esquecem que os comportamentos frente a estes desafios é que irão determinar seu sucesso ou fracasso.
Pensando nisso, trouxemos algumas atitudes que frequentemente acabam impedindo o contador de obter resultados positivos. São elas:
Como vimos acima, é altamente possível ganhar dinheiro com a Contabilidade, contudo, não é uma tarefa fácil e requer muito esforço e dedicação por parte dos profissionais da área. Por isso, trouxemos aqui três super dicas que irão auxiliar no processo de busca pelo tão sonhado retorno financeiro:
E aí? Depois de todos esses pontos e dicas, você ainda tem dúvidas se a contabilidade dá dinheiro?
Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado. Aproveite e compartilhe com os seus colegas que também se perguntam sobre isso.
Últimos posts ????