Manter uma boa comunicação com o cliente contábil é indispensável para quem deseja fortalecer o relacionamento e aumentar as chances de fidelizá-lo. Afinal, tal atitude demonstra ao cliente que você se importa com ele e seu negócio. Contudo, como fazer para personalizar a comunicação e investir nesse relacionamento?
Para ajudar nessa tarefa, selecionei 4 dicas que você deve implementar quanto antes para sair na frente da concorrência e garantir os melhores resultados. Por isso, continue a leitura até o fim e veja como algumas estratégias simples podem fazer toda a diferença.
Vamos lá?
1. Centralize a comunicação
Imagine a situação na qual um problema inesperado aparece e o cliente não consegue entrar em contato com seu escritório contábil. Não é preciso ser um adivinho para saber que ele não ficará nada satisfeito, não é? Para evitar que isso aconteça, é fundamental ter uma comunicação centralizada, que seja rápida e eficiente.
Assim, busque identificar quais são os canais mais apropriados para garantir que o cliente possa se comunicar por meio de mensagens, envio de arquivos em anexo, reuniões ao vivo etc. De acordo com a necessidade, a melhor opção para seu escritório pode ser e-mail, WhatsApp Business, Trello, Skype, entre outros.
2. Saiba ouvir e se fazer ouvir
Ouvir o que o cliente tem a dizer e deixá-lo à vontade para esclarecer as dúvidas vai fazer com que ele entenda que você considera os detalhes. Por isso, procure não interrompê-lo e permita que o cliente exponha seus pensamentos. Além de causar uma boa impressão, vai ajudar você a ficar a par de todas as informações úteis, para fazer o trabalho da melhor forma possível.
Entretanto, também é importante saber identificar quando você deve falar. Demonstre sua opinião quando entender que ela que é necessária, interagindo com clareza e apontando argumentos que sejam válidos e compreensíveis.
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3. Personalize a comunicação
Outra dica interessante para que você possa melhorar a comunicação com o cliente contábil é fazê-la de forma personalizada. Para isso, evite usar uma linguagem repleta de termos técnicos e que não são entendidos pelo cliente, dando preferência a uma mensagem mais próxima.
Para isso, crie uma linguagem mais acessível, que “traduza” para o cliente as principais informações do negócio. Ao apresentar as demonstrações contábeis, por exemplo, certifique-se de que a linguagem usada permite que ele compreenda com facilidade a realidade financeira da própria empresa.
4. Crie uma rotina de contato
Como comentei, é mais que natural que o cliente entre em contato no caso de dúvidas ou quando algum problema surgir. Então, se você deseja melhorar a comunicação com ele e aumentar as chances de retê-lo, o recomendado é criar uma rotina de contato.
Tal atitude vai permitir que você esteja melhor informado sobre os andamentos do negócio do cliente e entregue soluções antecipadas e mais eficazes. Para isso, fortaleça o vínculo e crie o hábito de entrar em contato regularmente por meio de newsletter, telefone ou reuniões mensais.
Viu só como não é nada complicado manter uma boa comunicação com o cliente contábil? Não se esqueça de que essa é uma etapa fundamental para fidelizar e, também, para reter os clientes, o que é essencial para garantir o sucesso de qualquer escritório contábil.
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