Entenda a influência do marketing contábil na aquisição de clientes

O marketing é uma ciência essencial para o mundo dos negócios e na contabilidade não é diferente.

Entenda a influência do marketing contábil na aquisição de clientes
4 minutos de leitura

Independentemente da conjuntura econômica vigente, é fundamental que você busque alternativas para ampliar a base de clientes do seu escritório de contabilidade. Por isso, para melhorar a qualidade dos resultados, existe um item indispensável: o marketing contábil.

Por meio de uma estratégia de marketing bem-desenvolvida, você será capaz de melhorar a imagem da sua empresa perante o público-alvo. Consequentemente, terá mais oportunidades de atrair as pessoas certas e, assim, conquistar um número maior de clientes.

Mas como o marketing contábil funciona na prática e como tirá-lo do papel? Continue a leitura para descobrir!

O que é e como funciona o marketing contábil?

O marketing contábil refere-se a um conjunto de ações dedicadas a atender às necessidades e aos desejos das pessoas que compõem o público-alvo de um escritório de contabilidade. Em resumo, trata-se das estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade e o poder de autoridade do seu escritório perante seus futuros clientes. Desse modo, ele ganha destaque no mercado em que atua.

Mediante a concepção e concretização de um planejamento de marketing criativo e minucioso, sua empresa aperfeiçoa a gestão de relacionamento com os clientes. Isso agrega e maximiza o valor da marca. A geração de receita para o negócio a partir daí torna-se algo consistente e com reais perspectivas de crescimento.

Toda organização comercializa produtos ou serviços. A diferença entre as bem-sucedidas das demais está justamente no caminho traçado por elas até a venda. Afinal, a simples divulgação de um item é insuficiente para convencer o consumidor a comprá-lo.

O marketing contábil surge como o meio ideal de estimular os sentidos dos consumidores e, assim, estabelecer uma ligação emocional entre eles e uma dada marca. Uma vez que todas as etapas do processo são finalizadas, você só tem a ganhar com isso.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Usado da maneira correta, o marketing contábil proporciona diversas vantagens ao seu negócio. A seguir, nós abordamos as principais delas.

Ampliação do alcance do negócio

Para começar, é oportuno frisar que o marketing é o elemento central na expansão da divulgação da marca. Entre outras coisas, isso significa que seu escritório contábil alcançará mais pessoas que tenham o perfil do cliente ideal do negócio.

Receber o contato de alguém interessado nos seus serviços por conta da indicação de outro cliente é agradável e eleva a autoestima. Porém, assim como acontece em outras áreas do mercado, o desenvolvimento de uma empresa não pode ser dependente de recomendações de clientes.

Essas indicações cumprem um papel muito importante, sobre o qual abordaremos mais adiante. Caso exista o propósito de crescer de modo realmente satisfatório, entretanto, é preciso apresentar-se a uma parcela maior de clientes em potencial.

As ações de marketing ampliam as oportunidades de novos negócios porque conectam sua empresa a uma quantidade maior de pessoas que têm problemas a serem solucionados por você. Portanto, não há dúvida quanto à contribuição delas na prospecção de clientes na contabilidade.

Valorização da marca

À medida que sua organização vai se popularizando no mercado, a marca também segue na esteira da valorização. Essa evolução positiva mantém-se até o momento em que, inicialmente, seu escritório contábil torna-se referência para um dado grupo de clientes. A partir de então, a força da marca intensifica-se e passa a alcançar outras pessoas.

Para que isso aconteça, na prática, é essencial que estratégias selecionadas contemplem o chamado marketing de conteúdo. Com a criação de blogs e perfis de redes sociais, tem-se à mão ótimos canais destinados ao fomento de materiais úteis, prontos para fortalecer a credibilidade da marca perante seu público.

A elaboração e publicação regular de conteúdos de alta qualidade comprovam à audiência que sua empresa tem pleno domínio sobre os temas abordados. Portanto, ao longo do tempo, a confiança do público em relação à marca só cresce. De maneira geral, quem acompanha seu escritório passa a se lembrar dele sempre que os assuntos tratados aparecerem em alguma conversa com amigos.

De um simples escritório de contabilidade, sua empresa se transforma em uma que tem seu nome mencionado em diferentes lugares. Com o planejamento estratégico certo, ela pode almejar voos cada mais altos, já que estará devidamente amparada por uma base sólida de clientes.

Estreitamento da relação com os clientes

Neste ponto, o relacionamento entre seu escritório e os clientes torna-se mais próximo. Aqui, você ganha o suporte de uma audiência qualificada e engajada. Isso se traduz pela defesa e pelo apoio da marca em comentários de sites, blogs ou redes sociais.

De certo modo, é uma propaganda gratuita e feita espontaneamente pelos próprios clientes. Embora se pareça com as indicações individuais presenciais, vale observar que o poder de alcance da web é muito superior. Para que o ciclo se mantenha, basta dar a devida atenção à gestão do relacionamento com os clientes.

Afinal, todo esse engajamento só é possível devido ao elevado grau de satisfação das pessoas com os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. A tendência é que elas se sintam importantes, parte da história de construção da marca. Em qualquer segmento corporativo ou social, a noção de pertencimento a determinado projeto estreita os laços entre indivíduos e instituições. Cabe a você, contador moderno, aprender a cativar seu público e engajá-lo.

Quais são os principais passos de aplicação do marketing contábil?

A esta altura, é provável que você esteja se perguntando o que deve, então, fazer para aproveitar todos esses benefícios proporcionados pelas estratégias de marketing. Basicamente, siga estes 9 passos:

1. determine metas e objetivos;

2. defina as personas do seu negócio;

3. analise a concorrência;

4. avalie o estado atual do mercado;

5. trace o perfil da identidade do seu escritório;

6. defina os canais de comunicação a serem usados;

7. planeje toda a jornada do cliente;

8. invista nas melhores práticas de inbound marketing;

9. utilize ferramentas tecnológicas que facilitem a execução e gestão de processos.

Em um cenário desafiador e complexo, como o atual, o marketing contábil vem para dar a sustentação adequada aos pilares da sua empresa. A medida se faz necessária não somente para revigorar o seu escritório e ajudá-lo a passar pelo pior. Afinal, ela também deixará seu negócio preparado para recuperar o crescimento no momento oportuno, ou seja, no período pós-pandemia.

Interessado em conhecer outras estratégias infalíveis para melhorar os resultados do seu escritório contábil? Siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube!

calendario obrigacoes fiscais
banner-artigo-ebook-sst-para-contadores-jpge