Gestão financeira

A importância do contador na gestão financeira das empresas

Fortes Tecnologia apresenta na foto contador na gestão financeira das empresas
Publicado em: 18/04/2019 Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Você já parou pra pensar qual é a real função do contador dentro de uma empresa? Entenda a importância da ajuda do contador na Gestão Financeira

Você já parou pra pensar qual é a real função do contador na gestão financeira de uma empresa? Esse profissional é uma das peças mais fundamentais na gestão do seu negócio.

papel do contador vai muito além do auxílio prestado no pagamento de impostos. Na verdade, a atuação dele está intimamente relacionada à criação de uma visão estratégica focada em resultados. Com isso, esse profissional pode se tornar uma das ferramentas mais valiosas para que a sua gestão financeira tenha o sucesso desejado.

A seguir, você conhecerá como a parceria com um contador pode revitalizar os cofres da sua empresa. Descubra agora mesmo por que esse profissional é tão indispensável para o sucesso de qualquer organização!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Quais são as funções básicas da contabilidade em uma empresa?

Dentre as várias atribuições adotadas pelo profissional de contabilidade, as principais são:

  • escrituração dos fatos contábeis;

  • armazenamento e acompanhamento das documentações;

  • abertura e fechamento de empresas;

  • geração de demonstrações contábeis;

  • apresentação e esclarecimentos dos balancetes contábeis e balanços patrimoniais;

  • controle dos pagamentos de impostos;

  • entrega das obrigações acessórias.

O contador é, portanto, indispensável para o bom funcionamento de qualquer pessoa jurídica (empresa). O objetivo central das atribuições listadas consiste em zelar pela saúde do patrimônio da empresa.

Qual é o impacto do contador na gestão financeira das empresas?

Atualmente, o aprimoramento da gestão financeira das empresas depende de uma parceria consolidada com bons contadores. Uma das principais consequências dessa parceria é o aumento do grau de competitividade da organização perante as concorrentes do setor de atuação.

O mínimo que se espera dos gestores de uma empresa é que eles façam as melhores escolhas. Porém, para que o processo de tomada de decisão seja à prova de falhas, ele necessita de uma base de dados extremamente confiável.

Sem essa base informacional sólida, a organização corre o risco de arcar com os resultados de deliberações infelizes. Como resultado, a empresa pode comprometer o caixa ao ponto de ficar impossibilitada de reservar recursos para os próximos investimentos.

Nunca é demais reforçar que investir regularmente no negócio é essencial para sustentá-lo no mercado, além de expandi-lo, por exemplo. Ao ser exercida por profissionais especializados e experientes, a contabilidade é uma das engrenagens que mantêm o negócio em movimento.

Tamanho equilíbrio financeiro também está vinculado à organização do pagamento de tributos. Por sinal, devido ao nível de complexidade, a gestão tributária é um problema capaz de tirar o sono de muitos empreendedores. Como resolvê-lo? Com o suporte de contadores atualizados.

De fato, esses profissionais são encarregados de programar o pagamento de cada tributo imputado à empresa. Mas em se tratando de gestão tributária, o trabalho deles não para por aí. Afinal, existe todo o planejamento tributário, algo que remonta à definição do modelo de tributação a ser usado pela empresa.

Ao estudar bem as atividades exercidas pelo negócio, o contador pode indicar qual é o regime tributário mais adequado. Dessa maneira, ele proporciona uma grande economia aos cofres da empresa.

De um modo geral, também há um ganho com relação à organização do dinheiro destinado aos tributos. Isso significa que tudo estará muito bem detalhado no cronograma de recolhimentos. Os atrasos, se houver, serão eliminados.

Em resumo, o trabalho do contador é vital para que a empresa deixe de pagar tributos indevidos, além de ajudá-la a quitar os impostos necessários nas datas corretas. O resultado final de tudo isso é uma gestão financeira e tributária muito mais equilibrada.

Naturalmente, todos esses benefícios são possíveis se o contador estiver alinhado com as mudanças impostas pelo Governo. Somente um contador bem atualizado quanto à legislação tributária pode garantir que a sua empresa ficará livre de multas indesejadas e inesperadas.

Vale lembrar que essas leis sofrem alterações constantes. Ter ao lado parceiros especialistas é a melhor forma de assegurar que todos os detalhes serão interpretados corretamente.

Caso contrário, ocorre o de sempre: a empresa tende a ser penalizada com multas e outras autuações. Isso prejudica o trabalho dos gestores financeiros, que precisam encontrar soluções para os rombos que surgem no caixa da empresa. Já uma contabilidade bem executada evita que o negócio corra riscos desnecessários.

Faz-se primordial que você saiba como o fisco está solicitando as informações e como a sua empresa anda se comportando mediante as novas exigências. Nesses momentos, as respostas não podem ser encontradas por meio de uma singela busca na internet. Em vez disso, a organização precisa contar com a perícia de profissionais gabaritados.

O contador, através da sua habilidade de mensuração e o domínio da legislação vigente, é capaz de provisionar com certa precisão a situação financeira de uma empresa para os anos seguintes. Mais uma vez, o contador evita, assim, que tomadas de decisões equivocadas comprometam a situação financeira da empresa.

Como é possível notar, o impacto de uma contabilidade bem planejada e executada na gestão financeira é profundo. Isso explica por que o contador é indispensável no progresso do seu negócio.

Mas que tal falar um pouco sobre os principais tipos de contabilidade e como cada uma é imprescindível para qualquer empresa? Acompanhe!

Como funciona a contabilidade interna?

Não é à toa que essa contabilidade também é conhecida como contabilidade gerencial. Essa vertente reside em apresentar os dados contábeis a todos os colaboradores da empresa.

O grande objetivo é fazer com que as informações contábeis alcancem cada funcionário que precise trabalhar com elas. Mas mais do que isso, a contabilidade interna também está incumbida de fornecer essas informações de uma forma direta e facilmente compreensível.

Na prática, esse tipo de contabilidade realiza a identificação e organização dos dados de entrada e saída. Assim, o gestor financeiro tem à disposição um conjunto de informações úteis e bem alinhadas. Com isso, fica muito mais fácil gerenciá-las e cruzá-las.

Qual é a contribuição da contabilidade externa?

Enquanto isso, a contabilidade externa está mais diretamente ligada às finanças, em si, do negócio. Isso porque ela é a parte responsável por organizar todas as informações relacionadas aos demonstrativos financeiros.

Portanto, trata-se daquela contabilidade que estabelece um elo comunicativo entre a empresa e todos os stakeholders vinculados a ela. É a contabilidade externa que apresenta a verdadeira situação contábil das organizações.

Para que isso aconteça da maneira esperada, é imprescindível que o setor contábil da empresa siga à risca as orientações da legislação vigente. Some-a isso, evidentemente, o cumprimento de todas as práticas contidas nos princípios fundamentais da contabilidade.

Vale ainda frisar que também cabe à contabilidade externa realizar os cálculos contábeis atrelados aos custos das mercadorias. Para tanto, espera-se que o setor contábil:

  • atenda a todas às normas tributárias;

  • análise continuamente qual é o nível atual dos insumos estocados (usados na produção de mercadorias) pela empresa e dos lotes de produtos já fabricados;

  • apresente os dados necessários para o cálculo dos custos inerentes à produção de cada mercadoria. É com base nessa apuração que a empresa consegue chegar a um preço final do produto ou serviço prestado.

Como é possível perceber, existe uma contabilidade única. A divisão das funções entre a contabilidade interna e a externa visa tão somente facilitar a execução de tantos e complexos processos.

Essa separação é muito bem-vinda para os gestores financeiros, pois eles conseguem selecionar a informações das quais precisam com muito mais agilidade.

Contanto que o setor contábil da sua empresa desempenhe todas as funções elencadas com maestria, a gestão financeira do negócio será bem mais fluida. A quantidade de trabalho diminui, assim como o tempo normalmente gasto com determinadas decisões.

Como melhorar a gestão financeira da sua empresa?

Como você viu, inicialmente a gestão das finanças de um negócio é uma tarefa muito árdua e complicada. Isso se deve aos inúmeros fatores associados aos diversos processos relacionados a esse tipo de gestão. Desse modo, não basta ter boa vontade. Em se tratando de gestão empresarial, profissionalismo e expertise são atributos indispensáveis.

Portanto, o primeiro passo para transformar a gestão financeira do seu negócio consiste em ter um setor de contabilidade impecável. Como fazer isso? Por meio da assessoria de profissionais que entendem profundamente a respeito do tema, acostumados a estabelecer parcerias com empresas de diferentes setores.

Isso, entretanto, ainda é insuficiente. A concretização de todo esse esforço de melhoria depende — e muito — da adoção de um software de gestão moderno, intuitivo e eficaz.

Atualmente, o sucesso das empresas e o seu destaque no mercado perpassa pelo pleno desenvolvimento da tecnologia da informação. Acredite, o uso de um programa criado especificamente para a gestão da sua empresa faz toda a diferença.

Não é pura coincidência que os negócios mais bem desenvolvidos estão diretamente alinhados ao progresso tecnológico. Para que a sua empresa faça parte desse time, ela precisa de um processo de mudança humano e igualmente tecnológico.

Com essa união entre as melhores práticas contábeis e o melhor software, a sua empresa crescerá como nunca! Afinal, a gestão financeira será totalmente otimizada. O resultado de tudo isso será uma administração muito mais coesa, fluida e eficaz.

Então, não espere mais para entrar em contato conosco! Nós temos a melhor solução para a gestão financeira do seu negócio!

Fortes_Tecnologia_Banner_Fluxo_de_CaixaPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 14 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

Deixar comentário.

Compartilhar