Relatório financeiro: tome excelentes decisões na empresa!

Relatório financeiro: tome excelentes decisões na empresa!
6 minutos de leitura

O relatório financeiro é uma ferramenta excepcionalmente útil para que os gestores acompanhem os resultados econômicos de seus negócios e otimizem a sua saúde financeira. Esse documento fornece dados que auxiliam a tomar as melhores decisões e fazer um planejamento adequado para o negócio.

Porém, é preciso saber como estruturar e interpretar os resultados obtidos por meio dos relatórios. Ao longo deste texto, vamos conhecer a relevância desses documentos, ensinar como elaborá-los eficientemente e como interpretá-los adequadamente!

Por isso, vale a pena continuar a leitura e conferir este conteúdo especial que preparamos para te ajudar.

Qual a importância de ter relatórios financeiros e acompanhá-los?

Todo empreendimento tem uma série de compromissos financeiros que não podem ser adiados ou esquecidos. Elaborar um relatório financeiro consiste em colocar no papel contas como despesas, custos, receitas, dívidas

Por meio deles, torna-se possível ter uma visão mais ampla da situação do negócio, além de ter dados para tomar decisões mais acertadas e direcionar o empreendimento para um caminho lucrativo.

Esse tipo de relatório também permite identificar riscos e elaborar um plano de ação a fim de evitar quaisquer tipos de problemas que atrapalhem o crescimento do negócio. Portanto, vale aprender como fazê-lo na prática.

Como a utilização de relatórios melhora a saúde financeira do negócio?

Com as informações destacadas no relatório, o gestor conseguirá identificar os melhores destinos para alocar o capital da empresa, os investimentos mais adequados ao orçamento, se o negócio está indo bem no mercado etc.

Além disso, esse tipo de documento ajuda a coletar informações completas sobre as finanças, como:

  • dados sobre o controle orçamentário;
  • desempenho financeiro de cada setor;
  • medidas para redução de custos;
  • oportunidades para aumentar as receitas;
  • criação de caixa para momentos de crise.

Todas essas oportunidades podem levar a um aumento no fluxo de caixa, redução do endividamento e, em última análise, ao fortalecimento da saúde financeira da empresa, tornando-a mais resiliente e preparada para enfrentar desafios econômicos imprevistos.

Quais os tipos de relatórios financeiros?

Além de entender a importância desses documentos, é necessário saber quais são os principais tipos existentes. Assim, você consegue aproveitar cada um deles no momento mais adequado para manter a empresa lucrativa e em um bom caminho. A seguir, descrevemos alguns exemplos:

  • fluxo de caixa — apresenta o movimento de dinheiro na empresa, dividido em atividades operacionais, de investimento e de financiamento;
  • demonstração do resultado do exercício (DRE) — mostra receitas, despesas e lucros ou prejuízos ao longo de um período, permitindo a avaliação do desempenho financeiro;
  • balanço patrimonial — descreve os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa em um momento específico, fornecendo uma imagem instantânea da saúde financeira;
  • contas a pagar e a receber — oferece uma visão do valor das contas a pagar e a receber, bem como a necessidade de capital de giro para manter a empresa em pleno funcionamento;
  • relatório de vendas — apresenta dados relacionados às transações de venda de uma empresa durante um período específico.

Esses são alguns dos relatórios que oferecem uma ótima visualização da saúde da empresa. Com ela, você consegue tomar decisões melhores e evitar quaisquer tipos de prejuízos financeiros.

O que é importante ponderar ao criar um relatório financeiro?

Ao criar um relatório financeiro, é fundamental considerar a clareza e a precisão dos dados e o objetivo do relatório. A partir desses fatores, você deve escolher as métricas financeiras relevantes e apresentar as informações de forma organizada e compreensível. 

Por exemplo, ao elaborar um relatório financeiro para investidores, é crucial destacar indicadores como o crescimento da receita e a margem de lucro. Esses dados servem para trazer clareza sobre o desempenho financeiro da empresa, auxiliando os investidores a tomar decisões informadas sobre seus investimentos.

Já em um relatório para compreender a situação geral do negócio, incluir métricas que apresentam os custos operacionais, a situação de liquidez da empresa e os resultados obtidos em um período recente é fundamental.

Como fazer um relatório financeiro?

Saber como fazer um bom relatório financeiro vai trazer mais clareza para a empresa, ajudando a tomar decisões acertadas. Para isso, é preciso entender os passos para concluir essa tarefa com sucesso. Explicamos cada um deles, a seguir.

Colete os dados

Contar com dados de qualidade é fundamental para construir um relatório confiável e adequado para fazer as análises e tomar as decisões da empresa. Por isso, pense no objetivo e selecione as variáveis que devem estar presentes no documento.

A depender do relatório escolhido, você vai precisar obter as demonstrações financeiras, os registros de receitas e despesas, extratos bancários e outros documentos relevantes. Contar com uma solução tecnológica ajuda a ter todas as informações organizadas e de forma ágil.

Centralizar e padronizar informações

Reúna todas as informações relevantes em um único lugar e os divida em categorias, isso torna a pesquisa por documentos mais ágil e fácil. Por exemplo, o responsável que elaborar balanços conseguirá encontrar os dados imediatamente.

Utilizar um software de gestão é essencial para efetivar essa dica, já que eles aglomeram todos os dados e também os organizam automaticamente. Além disso, ter um padrão de documento para cada tipo de relatório auxilia a manter a organização e entendimento dele.

Defina os padrões

Caso você ainda não tenha padronizado os tipos de relatórios, essa pode ser uma ótima oportunidade. Nele, você deve ter as seções bem estabelecidas e organizadas para simplificar a montagem e compreensão do documento.

Por exemplo, pode-se fazer uma introdução na qual se destaca o objetivo e o período do relatório, apresentar os números e suas respectivas interpretações, incluir notas explicativas com informações adicionais e, caso necessário, anexos que auxiliem na tomada de decisões.

Automatizar tarefas

Elaborar o relatório financeiro inclui a realização de várias atividades burocráticas, o que é bastante difícil realizar todas as operações de forma manual, pois leva grande tempo, está suscetível a erros, entre outros problemas.

A automação das tarefas consiste na utilização de um software de gestão para efetivar tudo de forma mecanizada. Alguns exemplos de atividades automatizadas que auxiliam na criação de relatórios financeiros são:

  • planejamento orçamentário: garante controle de receitas e despesas;
  • apurações financeiras: monta diversos relatórios com informações do sistema;
  • conciliação bancária: integração com as contas do banco;
  • envio de arquivos bancários: baixa automática nas contas a pagar e receber no banco.

Tudo isso traz agilidade ao setor financeiro, minimiza a ocorrência de erros, une os dados em um local, entre outros benefícios que tornam a elaboração do relatório financeiro mais rápido, preciso e transparente.

Investir na capacitação do setor financeiro

A capacitação consiste no fornecimento de treinamentos, fornecimento de cursos profissionalizantes, materiais ricos sobre o assunto e outras formas de capacitação dos responsáveis pelo setor financeiro. Essa também é uma tática que valoriza o colaborador, melhorando a sua produtividade e também permite a retenção de talentos na companhia.

Adicione contexto

É preciso que as informações estejam contextualizadas para os dados serem utilizados para tomar decisões adequadas. Por isso, tente incluir as razões por trás de variações ou tendências, destaque os desafios que devem ser enfrentados pela empresa e estratégias para o futuro.

Além disso, antes de entregar usar os relatórios, tenha atenção na revisão na intenção de assegurar que os dados estão corretos e com a formatação adequada. Verifique ainda se o relatório está conforme as normas e padronizações adotadas.

Usar dados para tomadas de decisões

Os relatórios devem ser elaborados para serem interpretados por pessoas que não têm conhecimentos técnicos sobre finanças, pois eles devem ser usados pelos gestores, colaboradores, investidores e outros interessados em saber sobre a situação financeira da empresa.

Por isso, os dados precisam ser gerados utilizando gráficos, planilhas e relatórios fáceis de serem manuseados, editados e atualizados em tempo real, o que também é garantido pelo sistema de gestão.

Saiba como acompanhar os relatórios

Ter um processo contínuo de acompanhamento dos dados e dos relatórios é essencial para monitorar a situação financeira da empresa. Por isso, defina a periodicidade que eles devem ser analisados. Por exemplo, eles podem ser mensais, trimestrais ou anuais, segundo as necessidades da sua organização. Tenha atenção aos indicadores mais importantes de cada relatório.

Avalie tendências, variações significativas e áreas que exigem atenção especial e determine um plano de ação para que tudo volte a estar organizado. Esse tipo de cuidado garante mais segurança ao empreendimento.

Quais os erros comuns ao interpretar os resultados do relatório financeiro?

Evitar erros na hora de interpretar os resultados ajudará a manter as decisões do negócio coerentes, além de evitar prejuízos. Os equívocos que mais acontecem são os seguintes:

  • dados desatualizados — é importante que os dados sejam atualizados e de confiança, caso contrário, as análises tendem a ser errôneas e prejudiciais;
  • falta de conhecimento técnico — é preciso investir em desenvolvimento para saber interpretar os resultados adequadamente;
  • desconsiderar o fator temporal — ignorar a evolução ao longo do tempo pode ser um erro. É fundamental observar tendências em vários períodos para identificar mudanças significativas;
  • usar indicadores isolados — é preciso investir em uma análise abrangente, a qual deve considerar vários indicadores em conjunto.

Evitar esses erros já permite ter bons resultados nas suas análises e, consequentemente, tomar as melhores decisões possíveis.

Como a tecnologia faz a diferença na geração de relatórios?

Uma empresa que busca se desenvolver e aumentar cada vez os seus resultados, precisa ter no setor financeiro um software de gestão financeira. Essa tecnologia garante tudo que foi pontuado ao longo do texto, além de permitir que a empresa tenha o melhor e mais completo relatório financeiro para uma excelente tomada de decisão.

A Fortes Tecnologia tem uma das soluções de gestão financeira mais completas do mercado, o Fortes Financeiro. Com ele é possível fazer desde o planejamento orçamentário até a conciliação bancária da empresa. 

Além disso, existem outros sistemas que podem auxiliar no dia a dia da sua empresa. Conheça as soluções, fale com um dos nossos consultores especializados e saiba como podemos transformar os resultados da sua empresa.

Ao entender como fazer um bom relatório financeiro, fica mais fácil gerenciar a empresa de maneira eficiente. Além disso, é possível construir um planejamento estratégico para se destacar dos concorrentes e garantir máxima eficiência. Nesse sentido, contar com a tecnologia é fundamental. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre as soluções da Fortes Tecnologia.

Gostou deste artigo? Aproveite e leia este também sobre o controle de vencimento de contas, tanto de recebimento quanto de pagamentos. Boa leitura!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!