Fortes Contábil

Entenda como fazer uma DRE na prática no Fortes Contábil

Entenda como fazer uma DRE na prática no Fortes Contábil 1
Escrito por Fortes Tecnologia
Atualizado em: 03/10/2018 Tempo estimado de leitura: 1 minuto

A Demonstração ou Apuração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.

O termo “resultado” representa as contas de receita (dinheiro que entra) e de gastos (despesas e custos). O DRE é elaborado anualmente para prestação de contas, mas pode ser feito mensalmente pela administração da empresa para acompanhar os resultados.

Qual a finalidade da DRE?

A DRE representa um desafio até mesmo para os profissionais de contabilidade, já que é uma bastante complexa. Porém, o 1º passo para tornar tudo mais claro é entender a finalidade da apuração do resultado do exercício.

Ou seja, o objetivo da DRE é determinar se uma empresa está obtendo lucros ou prejuízos a partir das suas atividades, listando as operações que alteram o patrimônio líquido contábil, tanto positivamente (receitas) como negativamente (despesas).

E como faço a DRE no Fortes Contábil?

Saiba como montar a DRE no Fortes Contábil.  Confira o passo a passo:

1) Primeiramente, vamos aos movimentos!

 Para montar, no Fortes Contábil, acesse o Menu de Movimentos – DRE/Apurações Diversas

 

unnamed

 

2) Descrição da empresa

Ao criar uma DRE, informe a descrição. Se você quiser, também pode copiar a estrutura de outra empresa. Para isso, selecione a empresa e a DRE que deseja copiar. Em seguida, a estrutura apresentará a seguinte mensagem:

 

unnamed

 

Selecione a opção “Sim” para que seja apresentada a tela conforme o exemplo abaixo:

 

unnamed

 

3) Selecione as principais informações

Informe o período, o estabelecimento e o centro de resultados. Em seguida, clique em “OK“. Neste exemplo, criamos a DRE de 01/01/2014 à 31/03/2014. 

 

unnamed

 

4) Criando um novo período

 Para criar um novo período, basta selecionar a opção unnamed.

Importante: Não esqueça de clicar no botão unnamed para que o sistema verifique se alguma conta está sem vínculo ou se há contas com vinculação em duplicidade.

Se quiser entender melhor sobre o conceito de DRE e como aplicar em sua empresa, basta acessar nosso artigo completo sobre como fazer apuração do resultado do exercício na empresa.

 

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

2 comentários

Deixar comentário.

Compartilhar