Sistema financeiro: quais os ganhos e como escolher?

Sistema financeiro: quais os ganhos e como escolher?
4 minutos de leitura

O uso de um sistema financeiro tem se tornado uma prática cada vez mais interessante no contexto da gestão empresarial. A transformação digital é uma realidade e a inovação deixou de ser vista como um diferencial para se tornar uma necessidade.

Com um sistema informatizado a empresa tem condições de lidar com os dados e informações de maneira mais eficiente e segura. Somado a isso, ganha em aumento de produtividade e competitividade frente à concorrência.

Há uma série de benefícios atrelados ao uso de um sistema financeiro, pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial sobre o tema! Continue a leitura para entender o que é um sistema financeiro e como escolher a melhor opção para o seu negócio!

O que é um sistema financeiro?

O sistema financeiro é um software que permite centralizar toda a gestão financeira em um único lugar.

Como destacamos, em um ambiente cada vez mais competitivo, a tecnologia é uma necessidade, seja sob a perspectiva da automação, da agilidade na execução das tarefas e até da necessidade de investir em boas práticas de proteção de dados.

Cada sistema tem suas características e particularidades. Ao falar de um produto completo, é interessante avaliar se o produto tem funções como:

Vale destacar que a escolha do melhor sistema depende da análise de diversos fatores, começando pelas necessidades do seu negócio. A seguir, listamos algumas dicas que podem auxiliar na escolha do sistema financeiro para a sua empresa.

Como escolher um sistema financeiro para a sua empresa?

O sistema financeiro traz dinamismo e segurança para a rotina das organizações. Porém, tão importante quanto conhecer os benefícios é saber como escolher o sistema mais adequado.

Hoje, é possível encontrar uma infinidade de opções no mercado, o que pode acabar gerando dúvidas nos gestores. Afinal, como saber qual escolher? Será que existem cuidados básicos que devem ser tomados? E como saber se o sistema funciona com eficácia?

A seguir, listamos um passo a passo com os principais critérios que devem ser analisados antes de adquirir um software de gestão financeira. Confira!

Entenda todas as suas necessidades

Antes de acessar as opções de produtos disponíveis no mercado é necessário compreender quais são as necessidades do seu negócio.

Para isso, a sugestão é trocar ideias com os colaboradores que atuam no departamento financeiro. Afinal, ninguém melhor do que a equipe para indicar os pontos fortes, fracos e as necessidades em termos de ferramentas de trabalho.

O gestor deve avaliar as queixas e necessidades apontadas pelo time, as atividades que demandam mais tempo e os desafios da rotina que impactam na eficiência e produtividade.

A partir do feedback da equipe do financeiro, será mais fácil entender quais são as demandas, permitindo buscar um sistema focado em atender essas demandas.

Conheça as funcionalidades do software

Após listar todas as demandas do setor financeiro, o próximo passo é avaliar as funcionalidades básicas do software.

Neste ponto, considere que há uma infinidade de fornecedores atuando no mercado e você deve priorizar sistemas que estejam alinhados com os pontos estabelecidos na primeira etapa do processo.

Conheça mais sobre as opções disponíveis, avalie as funcionalidades a fundo, compreenda como o sistema financeiro poderá atender às suas demandas e considere aspectos como eficiência, qualidade e segurança.

Para os gestores que não têm tanto domínio nos temas que envolvem tecnologia, vale a pena considerar, prioritariamente, a escolha de empresas de tecnologia que tenham experiência no ramo de finanças, segmento contábil, corporativo, de gestão de pessoas e empresarial.

De forma geral, as empresas de tecnologias que atuam de forma mais segmentada têm expertise e produtos que costumam estar mais alinhados com as necessidades dos seus clientes.

Avalie o custo-benefício

O orçamento é sempre um ponto sensível, que demanda atenção. A dica para o gestor é que ele avalie o binômio custo e benefício.

Você deve lembrar que a aquisição de um sistema pode demandar um certo investimento, porém, esse valor retorna para a empresa em otimização, segurança e eficiência operacional.

Considere o volume de funcionários que está no setor financeiro, o tipo de clientes que você atende e os benefícios (operacionais e financeiros) que serão experimentados com a aquisição do sistema.

Cogite dar um treinamento especializado

A aquisição do novo software é apenas uma etapa na transformação das atividades do setor financeiro.

Após adquirir o sistema será necessário investir no treinamento necessário para que os colaboradores dominem completamente a ferramenta.

Verifique se o fornecedor escolhido oferece treinamentos e capacitação para os seus funcionários. Aproveite para analisar como funciona o atendimento de pós-venda, se existe um canal para tirar dúvidas dos usuários e também as políticas de suporte técnico.

Com o uso, é natural que surjam dúvidas na rotina. Desta forma, é necessário priorizar a escolha de uma empresa que ofereça o suporte adequado para sanar eventuais dificuldades que surjam no dia a dia do negócio.

Pesquise sobre o fornecedor do sistema

Por fim, antes de fechar o contrato com a empresa fornecedora do software, lembre-se de buscar informações e referências junto ao mercado.

Avalie a reputação e analise feedback de clientes já atendidos, inclusive com relação ao atendimento e usabilidade do sistema. Não deixe de fazer uma pesquisa aprofundada nesse sentido, este pode ser o ponto decisivo na contratação deste tipo de produto.

Priorize empresas com atendimento ágil e boa reputação junto ao mercado. Tão importante quanto o custo, é a certeza de que você terá um atendimento alinhado às suas necessidades e suporte completo no pré e no pós-venda.

Como o Fortes Financeiro pode auxiliar na gestão da sua empresa?

A Fortes Tecnologia está há mais de 30 anos no mercado. A empresa é especialista no desenvolvimento de softwares para os setores de gestão empresarial, gestão de pessoas, gestão financeira e gestão contábil.

Preocupada em entregar uma experiência completa, a Fortes atua na produção e divulgação de conteúdos educativos voltados para treinamento, especialização e aprendizado de gestão e tecnologia.

Com o sistema Fortes Financeiro, é possível fazer a gestão completa do seu setor financeiro. Reduza custos, automatize processos, reduza a incidência de erros, tome decisões baseadas em dados, reduza a inadimplência, aumenta a previsibilidade da receita e ganhe mais tempo para atuar em posições estratégicas.

Com as nossas soluções, a sua empresa diminui o tempo gasto com as mais variáveis rotinas do setor de departamento financeiro, automatizando tarefas repetitivas, e ainda garante mais produtividade e integração da equipe.

Como você viu, o sistema financeiro é a solução perfeita para a empresa que deseja otimizar suas atividades, promovendo agilidade, segurança e qualidade na rotina de gestão das finanças.

Lembre-se que o suporte de uma empresa de tecnologia especializada, garante a escolha do produto adequado, alinhado às suas expectativas, de fácil usabilidade e com alto grau de eficiência, sem abrir mão da proteção dos dados e informações.

Gostou de saber mais sobre sistema financeiro? Aproveite para conhecer o Sistema Fortes Financeiro: o sistema de gestão ideal para organizar a rotina financeira do seu negócio com autonomia e rapidez.

Últimos posts

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!