Quais as etapas do planejamento estratégico financeiro? Confira!

Quais as etapas do planejamento estratégico financeiro? Confira!
4 minutos de leitura

O planejamento estratégico financeiro ajuda as empresas a saber se estão indo na direção correta e a permanecer no rumo certo ao longo do tempo. Trata-se de um gerenciamento realizado para atingir metas financeiras no decorrer dos anos e maximizar os lucros. Os gestores que normalmente ficam envolvidos com essas tarefas têm maiores chances de sucesso. 

Para fazer o planejamento estratégico financeiro, os profissionais devem quantificar recursos, considerar os objetivos do negócio, determinar como é possível controlar ativos e passivos, entre outros fatores. O gestor pode usar um sistema de gestão financeira para elaborar e gerenciar corretamente as finanças. Neste post, explicaremos o que é e para que serve essa estratégia.

Gostaria de conhecer as principais etapas do planejamento estratégico financeiro? Acompanhe a leitura!

O que é o planejamento estratégico financeiro?

O planejamento estratégico financeiro é um processo realizado para determinar como uma empresa pode trabalhar para atingir seus objetivos financeiros em curto, médio e longo prazo. O objetivo desse procedimento executado por gestores em todas as áreas e organizações de todos os portes é garantir um ótimo retorno sobre os investimentos (ROI).

A gestão financeira estratégica é uma estratégia empresarial que se concentra em ampliar ao máximo os ganhos financeiros para as empresas conseguirem atingir novos mercados e permanecer ativas no mercado. Ela utiliza análises de dados, metodologias criativas, abordagens diferenciadas como o gerenciamento de equipe para promover a lucratividade, o crescimento e a sustentabilidade de um negócio.

Para que serve o planejamento estratégico financeiro?

Os proprietários de empresas usam geralmente o planejamento estratégico financeiro para melhorar os resultados imediatamente. O documento é útil para a sobrevivência das organizações e permite facilitar as tomadas de decisões tendo uma visão do quadro integral do negócio. Ele permite uma gestão estratégica focada em ações predeterminadas pelos gestores.

Um planejamento estratégico financeiro mostra se há chances de sofrer prejuízos nos próximos anos e ajuda a ter percepções para evitar perdas financeiras. Com ele, o gestor pode fazer escolhas táticas para tornar o negócio ainda mais lucrativo de modo que a organização permaneça com saúde financeira. Portanto, fica mais fácil criar e implementar novas abordagens.

O documento pode conter ações fundamentais que moldam e definem o que é uma empresa, o que faz e por que o faz, bem como a quem ela serve. Esse planejamento estratégico financeiro se mostra eficaz para descobrir para onde uma organização está indo, as ações necessárias para chegar onde o proprietário deseja e como determinar o sucesso. 

Leia também ????

Quais são as etapas do planejamento estratégico financeiro?

As equipes que fazem esse procedimento conseguem aumentar a capacidade das empresas de gerenciar o seu próprio desempenho, facilitam criar estratégias corporativas e muito mais. Esses profissionais executam atividades rotineiras, por exemplo, fechamento e consolidação financeira, análise de fluxo de caixa e emitir relatórios financeiros. Veja a seguir as fases necessárias para um planejamento estratégico financeiro bem-sucedido!

Avaliação da situação da empresa

O primeiro passo a ser dado é reunir as informações sobre as finanças da empresa, os dados de cada departamento interno e de todas as fontes externas. Isso ajudará a avaliar a real situação do negócio e revelará detalhes sobre despesas, contas a receber e a pagar, fluxo de caixa, ganhos, receitas, recursos, entre outros.

Objetivos e metas

Em seguida, o gestor precisa estabelecer objetivos financeiros específicos, mensuráveis ​​e com prazo. No planejamento, devem ser incluídas as metas da empresa, investidores, parceiros e demais stakeholders. O documento também pode conter os valores que compõem a cultura da organização, sua visão ou missão para as estratégias serem criadas segundo essas informações.

Indicadores

As métricas e os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são essenciais nesse documento porque auxiliam a liderança a ter uma noção do funcionamento da empresa. Alguns KPIs permitem acompanhar especificamente o progresso dos negócios em direção à realização de iniciativas estratégicas de seus gestores. Eles mostram claramente quais metas o negócio precisa cumprir para continuar progredindo.

Definição das ações

Após analisar os objetivos e indicadores e de compreender a real situação do negócio, o gestor terá que determinar como atingirá as suas metas financeiras. O profissional precisa definir as ações que serão realizadas considerando o orçamento, a possibilidade de alocação de recursos e a análise do cenário econômico para obter os melhores resultados.

Projeções

As previsões obtidas ao realizar o planejamento estratégico financeiro permitem que os gestores obtenham projeções de curto, médio e longo prazo para adaptar suas futuras decisões. Com o auxílio da projeção, os gestores podem fazer mudanças em tempo real para atingir as metas necessárias, ajustar as suas operações, como produção, abordagem de marketing e contratação de pessoal.

Com as projeções acessíveis, o profissional de gestão poderá construir um plano claro e baseado em dados para seguir com o seu trabalho. Os líderes de equipe precisarão implementar esse planejamento e estabelecer controles financeiros para a empresa permanecer evoluindo no mercado. As previsões possibilitam a tomada de decisões financeiras consistentes e a realização de ações corretivas.

Prazos

Verifique se os objetivos da empresa estão alinhados com o seu desempenho atual, se precisam ser feitos alguns ajustes e determine prazos para realizar as mudanças necessárias. Sem esta etapa, o seu planejamento estratégico financeiro é apenas um plano e não um modo de o negócio obter sucesso. Indique as datas para a alocação de recursos adicionais.

Assim que o planejamento estratégico financeiro for determinado com datas pré-estabelecidas, o gestor precisará compartilhá-lo com todos os líderes de equipe para que eles possam desenvolver e gerenciar a empresa com base nessas metas. O documento precisará de revisão em relação às ações, prazos, métricas e índices financeiros importantes.

Documentação

Uma empresa que prepara essa documentação pode aplicar a gestão financeira estratégica em todas as suas operações organizacionais. O documento contém todos os elementos que maximizarão os recursos financeiros da organização e permitirão que sejam usados eficientemente. Não existe uma abordagem única para o planejamento financeiro estratégico, mas ele deve refletir as necessidades e objetivos específicos do negócio. 

Resultados

O planejamento estratégico financeiro auxilia na identificação, avaliação e mitigação das incertezas relacionadas às decisões de investimentos e de aprimoramento dos resultados. Ao ter acesso a esse documento, o gestor consegue examinar despesas de capital, avaliar o potencial de exposição financeira, observar cálculos para alavancagem operacional, riscos financeiros, problemas e ações corretivas mais indicadas. 

Entendeu quais são as etapas do planejamento estratégico financeiro? As soluções tecnológicas são indispensáveis para a realização dessas tarefas que se tornam mais complexas à medida que o negócio cresce. Uma tecnologia ajuda a organizar e consolidar os dados, facilita o gerenciamento contábil, a gestão de pessoas e de outros recursos empresariais.

Gostou do artigo? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!