Tempos de crise: como gerenciar sua empresa e manter seu negócio

Tempos de crise: como gerenciar sua empresa e manter seu negócio
8 minutos de leitura

Para você, que comanda um negócio, circunstâncias adversas que afetam a economia local e global não são necessariamente uma novidade. Sejam mais suaves, sejam mais preocupantes, o fato é que os tempos de crise sempre se manifestam em algum momento. O detalhe a ser observado é como sua empresa se prepara para enfrentar um eventual problema que pode alcançar proporções completamente imprevisíveis. 

Por mais que a duração dessa crise e suas consequências fugissem a diversas projeções, muitas organizações souberam sobreviver a ela. Mas por que boa parte dos negócios sucumbe aos tempos de crise, enquanto uma parcela resiste e, em certos casos, até se fortalece no mercado?

Descubra, a seguir, o que fazer para superar a crise financeira da sua empresa em cenários desfavoráveis!

Como identificar os sinais de que uma crise está a caminho?

Entender como identificar as possíveis crises é um passo relevante para começar a se preparar, fazer ajustes financeiros e traçar um plano de ação forte e conciso para superar os desafios. A seguir, destacamos alguns sinais que podem evidenciar uma crise. Confira!

Dificuldades financeiras

O primeiro aspecto que você deve ter atenção é com a entrada e saída de dinheiro da sua empresa. Por exemplo, uma redução significativa nas vendas ou no faturamento pode ser um sinal claro de que a empresa está enfrentando dificuldades financeiras.

Além disso, se os seus custos operacionais estiverem escalando e suas receitas se manterem estagnadas, esse pode ser mais um sinal de alerta. Portanto, vale se atentar para evitar problemas.

Para isso, elaborar um fluxo de caixa e monitorá-lo de forma frequente é muito importante para o sucesso do negócio e também na hora de superar as crises. Se a empresa está tendo dificuldades para pagar fornecedores, salários ou outras obrigações financeiras, isso pode ser um indicador de problemas de liquidez.

Redução na produtividade

Ter atenção aos colaboradores e a produtividade no dia a dia de trabalho também vai te auxiliar a encontrar sinais de crise e, com isso, adotar um plano de ação para assegurar a manutenção do negócio.

Ao observar uma queda no desempenho dos funcionários ou processos ineficientes, é importante ligar o sinal de alerta, pois perdas financeiras e redução da competitividade podem surgir na sua empresa.

Vale ter atenção ao comportamento dos funcionários também. Disputas internas, descontentamento generalizado e altas taxas de rotatividade podem ser sintomas de problemas de gestão ou de um ambiente de trabalho tóxico.

Perda de parcerias

Um negócio forte é constituído a partir de parcerias estratégicas, seja com fornecedores, seja com clientes, seja com funcionários. Por isso, ter atenção aos aspectos citados para identificar possíveis problemas.

As crises podem causar dificuldades de pagamentos e, consequentemente, perda de fornecedores e de colaboradores. Por isso, é importante investir em ações para manter as parcerias fortes mesmo em momentos de dificuldades.

Por exemplo, se a empresa estiver acumulando dívidas significativas, vale adotar ações para reduzir esse nível de endividamento e garantir que todos os compromissos com os parceiros sejam cumpridos.

Qual o papel dos líderes diante de um cenário desfavorável?

A liderança da empresa deve atuar ativamente para encontrar oportunidades de melhoria a fim de superar as crises. Nesse sentido, há várias ações que podem surgir a partir de profissionais bem treinados. A seguir, destacamos um pouco mais sobre o papel dos líderes.

Elaboração de estratégias

Os líderes devem analisar a situação e tomar decisões estratégicas para enfrentar a crise. Esse é um dos papéis essenciais que eles devem assumir frente a momentos desfavoráveis, independentemente da área de atuação.

Por exemplo, os líderes devem encontrar formas de manter a parceria com colaboradores e fornecedores a fim de garantir o pleno funcionamento da empresa. Além disso, é preciso que identifiquem pontos de ajuste para evitar problemas maiores.

Para isso, é preciso ter uma comunicação eficaz a fim de manter a equipe informada sobre a situação da empresa, os planos de ação e os desafios enfrentados. Quem está nesse papel deve sertransparente e fornecer informações claras para evitar rumores e incertezas.

Desenvolvimento de planos de contingência

Além disso, a liderança precisará elaborar os planos de contingência. Por exemplo, uma pessoa que está no comando do financeiro deve decidir quais são os cortes possíveis que não vão afetar a qualidade das entregas aos clientes.

Da mesma forma, um líder que toma decisões sobre desligamentos terá que avaliar os colaboradores com a intenção de compreender se há ajustes possíveis durante o período mais complicado.

Todos esses aspectos demandam muita responsabilidade e inteligência. Porém, com otreinamento adequado é possível desempenhar a função de liderança com maestria e auxiliar a empresa a superar os desafios que surgem em períodos mais delicados. Pode encontrar ainda ações de marketing que ajudem a aumentar as receitas e evitar a contingência.

Como gerenciar o impacto da crise na empresa?

Gerenciar o impacto da instabilidade econômica é um desafio complexo. Entretanto, existem várias estratégias e abordagens que podem ser adotadas para minimizar os efeitos negativos e até mesmo encontrar oportunidades de crescimento em momentos difíceis. Abaixo estão algumas diretrizes que podem ajudar nesse processo.

Reduza gastos fixos

Uma das primeiras ações a serem tomadas para enfrentar aquelas fases desagradáveis dos ciclos econômicos é razoavelmente simples. Na prática, ela requer análise crítica e replanejamento. Estamos falando sobre a necessidade de se reduzir gastos, o que deve ser feito de acordo com certos critérios.

Como as crises econômicas afetam todos os pilares da sociedade, cedo ou tarde ela também alcança o público-alvo do seu negócio. Isso significa que a perda de receita da empresa passa a ser um grande obstáculo, do qual derivam outros.

Com a diminuição gradual do faturamento, o gestor precisa rever seus gastos, a fim de que, como se diz, “a conta feche” ao término de cada vez. Dentro do possível, é necessário rever as contas fixas (energia elétrica, água, internet etc.)

Identifique produtos e serviços essenciais

Importante notar que reduzir não equivale a ficar sem produtos ou serviços indispensáveis na manutenção da qualidade das entregas. Considere a internet de banda larga, por exemplo. Evidente que a empresa necessita dele em alguma medida, mas as crises são momentos oportunos para revisar o plano contratado junto à fornecedora do serviço.

Além disso, talvez sua empresa use um combo de serviços que passa longe de ser indispensável para a plena manutenção das atividades operacionais dela. Então, avalie a possibilidade de readequação de plano.

No caso da energia elétrica, o valor das mensalidades pode ser amenizado via redução da carga horária de produção — algo até previsível, se houver queda brusca da demanda pelos produtos. Adotar de vez o home office, ao menos em determinados períodos do mês, também ajuda no mesmo sentido.

Outro gasto fixo que pode ser facilmente limitado se refere às impressões de papel e itens correlacionados, como toners e papéis. Ao contrário do que alguns gestores imaginam, a adesão à digitalização de documentos gera economia, e não um peso a mais para o caixa da empresa.

Faça novos acordos com os fornecedores

Crises são acompanhadas pela quase inevitável queda da procura pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Para quem trabalha com mercadorias especificamente, o problema tende a se agravar, já que existe o risco de encalhe dos itens em estoque.

Quanto maior o volume e o tempo que os produtos permanecem parados no depósito, maior é o comprometimento docapital de giro do negócio. Se a empresa comercializa alimentos, por exemplo, há ainda o perigo real de perda total devido à data de validade — soma-se isso à perecibilidade.

Reajuste o prazo necessário para a renovação dos estoques

 Diante de um cenário caótico, refazer os acordos de prazos com os fornecedores é mais que essencial. Por prazos, entenda a importância de dialogar tanto com relação à realização de pagamentos quanto no que diz respeito aos intervalos de reposição de matérias-primas ou produtos.

À medida que consegue chegar a consensos, você assegura mais folga para o negócio arcar apenas com os compromissos financeiros que ele tiver infraestrutura para suportar. Lembre-se que o intervalo entre o recebimento dos valores pagos pelos clientes e o montante devido aos fornecedores exige máximo equilíbrio.

Isso porque eventuais atrasos comprometem a saúde financeira do ciclo mantido entre as contas a pagar e as contas a receber. Tenha em mente que, em tempos de crise, a taxa de inadimplência de consumidores e clientes fica propensa a subir. Portanto, leve esse aspecto em consideração antes de propor um realinhamento com seus parceiros comerciais.

Reavalie o planejamento comercial

A própria necessidade de alterações do plano inicial de vendas é algo que deve ser previsto pelo gestor. Independentemente de o evento crítico que surgir ficar distante das estimativas mais pessimistas, espera-se que os líderes da organização estimulem as equipes a elaborarem soluções alternativas previamente.

Perante um cenário econômico delicado, as fontes de receita tradicionais da empresa tendem a ser impactadas. Em um primeiro momento, vale a pena especificar e dimensionar como cada uma delas foi atingida até então.

Faça novas projeções

Também é aconselhável efetuar projeções para as próximas semanas e meses — com base nos dados dos relatórios de vendas e, sobretudo, em uma pesquisa de mercado de sucesso aprofundada.

Detalhe importante: as estimativas devem conter cronograma de atualização, conforme o aparecimento de novos dados relevantes, ou seja, que interfiram no nicho de atuação da empresa.

Outro fator a ser mencionado consiste no estudo da própria diversificação do faturamento do negócio. Não basta, entretanto, criar uma lista de fontes interessantes de receitas. Para que surtam o efeito desejado, é preciso renovar também as estratégias de vendas, calcadas no contexto atual da empresa e do mercado. 

Pratique uma gestão financeira alinhada com a realidade

Embora toda crise econômica tenha características particulares, a forma ideal de uma empresa reagir a elas é a mesma. Em primeiro lugar, deve sobrar competência, experiência e agilidade por parte de quem a administra. Ao mesmo tempo, deve-se ter à disposição uma infraestrutura de gestão moderna.

Além de readequar o gerenciamento financeiro do negócio às condições impostas pelas circunstâncias, o gestor precisa ter em mãos ferramentas que facilitem seu trabalho. A partir do uso de um sistema de gestão financeira que atenda às necessidades do negócio, você passa a ter uma visão panorâmica dele.

Desse modo, fica muito mais fácil identificar gargalos que estejam minando as finanças e que, portanto, requerem soluções rápidas e eficazes. Mais do que nunca, a inovação tecnológica é fundamental para amortecer consideravelmente os impactos causados por turbulências econômicas.

Quais os benefícios de fazer uma boa gestão de crises?

Fazer uma boa gestão de crises pode trazer vários benefícios significativos para uma empresa, além de produzir oportunidades de crescimento, mesmo em situações delicadas. Abaixo estão alguns dos principais benefícios desse tipo de abordagem.

Minimização de danos

Fazer uma gestão eficaz de crises pode ajudar a minimizar os danos causados pela crise, reduzindo o impacto negativo nas operações, na reputação da empresa e nas finanças.

Além disso, tal cuidado traz mais confiabilidade para os parceiros, colaboradores e até mesmo para os clientes, mostrando que sua corporação está preparada para diversos cenários, inclusive os mais desfavoráveis.

Preservação da reputação

Uma das consequências mais críticas de uma crise é o impacto na reputação da empresa. Uma gestão adequada pode ajudar a mitigar os danos à imagem da marca e à confiança dos clientes e partes interessadas.

Além disso, uma empresa capaz de superar crises consegue construir uma reputação ainda mais confiável para seus sócios e fornecedores, além de apresentar uma estrutura mais robusta para o mercado financeiro. Isso se traduz em melhores condições de financiamento, empréstimo, melhores taxas de juros e boas condições para firmar parcerias.

Retorno mais rápido à normalidade

Quanto mais sólida for sua marca, mais cedo a recuperação da crise acontece. Isso se deve a manutenção da confiabilidade dos clientes, sócios e fornecedores. Ao tomar medidas rápidas e eficazes, a empresa pode voltar à normalidade mais rapidamente, minimizando o tempo de paralisação e interrupção dos negócios.

Isso significa que mesmo em situações mais delicadas, sua marca consegue transpor os momentos de instabilidade e logo restabelece sua estrutura de produtividade. Essa iniciativa em favor da normalidade representa um importante indicativo para o sucesso da sua marca.

Crescimento da confiança

Como uma empresa lida com uma crise pode afetar a percepção dos stakeholders, como clientes, fornecedores, investidores e funcionários. Uma gestão bem-sucedida pode aumentar a confiança desses grupos na empresa. Ademais, a gestão de crises oferece a oportunidade de aprender com a experiência e melhorar os processos, tornando-a mais resiliente e preparada para enfrentar futuras situações adversas 

Essas são algumas dicas para que você crie uma base estável e gerencie sua empresa em quaisquer tempos de crise financeira. À medida que as coloque em prática, seu negócio estará muito mais preparado para lidar maduramente com os próximos períodos adversos que venha a encarar daqui para a frente.

Antes de ir, aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!