Transparência salarial: entenda o que é e suas vantagens

Transparência salarial: entenda o que é e suas vantagens
4 minutos de leitura

A transparência salarial já é uma prática adotada em países da Europa e dos Estados Unidos, mas, no Brasil, pode ganhar um incentivo se o Projeto de Lei 1.149/22 for aprovado na câmara dos deputados.

A norma traz importantes regras para empregador e empregados, e busca colocar em evidência empresas que oferecem as melhores remunerações, Com isso, é possível destacá-las no mercado, promovendo uma maior competição por profissionais qualificados.

Para ajudar você a entender o que é transparência salarial e quais as suas vantagens, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é a transparência salarial nas empresas?

A transparência salarial é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque nas discussões sobre igualdade de gênero e justiça social no ambiente de trabalho. Trata-se da prática de divulgar informações claras e precisas sobre a remuneração dos funcionários, permitindo que todos saibam o que seus colegas ganham e quais são os critérios utilizados para definir os salários.

A transparência também tem sido adotada nos processos seletivos das organizações, no momento de divulgação das vagas, como uma forma de atrair os melhores talentos do mercado.

Qual a importância da transparência salarial?

A importância da transparência salarial está diretamente relacionada à promoção de uma cultura organizacional mais justa e equitativa. Quando os funcionários têm acesso a informações claras sobre a remuneração, eles são capazes de avaliar se estão sendo tratados de forma justa e de identificar possíveis desigualdades salariais.

Quais são os benefícios da transparência salarial?

A transparência salarial já é usada em países como Estados Unidos e Canadá, promovendo marcas empregadoras que se importam com a remuneração e bem-estar de seus profissionais. Com isso, é possível usufruir de diversas vantagens, que você confere a seguir!

Maior atração e retenção de talentos

Quando as companhias adotam a transparência salarial, elas passam a atrair e reter os melhores talentos do mercado, o que colabora, de forma direta, para a construção de uma marca empregadora forte no mercado.

Além disso, com profissionais qualificados, fica mais fácil aumentar a produtividade e a eficiência das atividades do negócio, o que significa uma importante vantagem competitiva para as empresas que praticam a transparência salarial.

Maior eficiência nos processos seletivos

Como os candidatos já sabem qual é o salário, isso evita que eles desistam da vaga ao longo do processo seletivo, o que aumenta as chances dele se manter engajado até o final dos processo.

Do contrário, sem transparência, uma seleção pode ser desfalcada nos processos finais, o que gera retrabalho para a equipe de RH, caso os melhores candidatos não se interessem pelo salário.

Isso sem falar que, quando a remuneração é aberta, as empresas também começam a se adaptar para oferecer salários competitivos para a atração dos melhores talentos do mercado.

Transparência na relação trabalhista

Quando a empresa se dispõem a implementar a transparência salarial, ela passa a rever processos de planos de cargos e salários, o que pode culminar em remunerações mais alinhadas com as funções exercidas pelos funcionários, além de ser um incentivo importante para que a companhia comece a investir em planos de carreira

Nesse cenário, a transparência torna possível que as relações trabalhistas sejam mais coerentes e honestas, o que contribui para a redução de preconceitos e injustiças, que por ventura podem vir a se tornar processos trabalhistas no futuro.

Melhora do clima organizacional

Quando a empresa pratica a transparência salarial, ela incentiva o profissional a ter mais confiança no seu próprio trabalho, aumentando a sua motivação e satisfação. Isso acaba culminando na melhora do clima organizacional e, consequentemente, aumento da produtividade

Redução do turnover

Quando a empresa implementa um plano de cargos e salários baseado na transparência salarial, o profissional pode saber exatamente o caminho que deve ser percorrido para alcançar os patamares de salário desejado. Com isso, as taxas de turnover são reduzidas, ao mesmo tempo em que a empresa melhora os seus resultados.

Como a transparência salarial pode ajudar a combater as disparidades salariais entre homens e mulheres nas empresas?

De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019, a disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil fica em 77,7%, em média, com vantagem para o sexo masculino.

Nesse contexto, a transparência salarial pode ajudar a combater as disparidades salariais entre homens e mulheres porque, ao divulgar os salários, os empregadores se verão forçados a prestar contas de suas ações.

Como uma disparidade pode impactar negativamente na imagem da organização, a gestão tende a equiparar os salários para evitar conflitos. Além disso, quando as empresas se comprometem a ser transparentes em relação aos atendimentos, elas podem identificar possíveis desigualdades e tomar medidas para corrigi-las de forma mais eficiente.

Como realizar a transparência salarial nas empresas?

A transparência salarial pode ser um desafio para muitas empresas, mas pode trazer muitos benefícios, como aumentar a confiança e a motivação dos funcionários e reduzir a desigualdade salarial. Aqui estão algumas dicas para realizar a transparência salarial nas empresas:

Crie uma política clara de transparência salarial

Desenvolva uma política que estabeleça as diretrizes para a divulgação dos trabalhadores, incluindo quem terá acesso a essas informações e em que circunstâncias.

Analise e classifique as cargas

Para criar uma estrutura salarial justa, é importante classificar as cargas em níveis e definir taxas-base para cada nível.

Comunique aos funcionários

Explique a política de transparência salarial e como ela será integrada. Se possível, treinamento para gerentes e funcionários sobre como interpretar a estrutura salarial e como lidar com possíveis questões que podem surgir.

Forneça informações claras

Forneça informações claras e concisas sobre os campeonatos dos funcionários, preferencialmente em uma tabela que mostre a faixa salarial para cada nível de carga.

Considerar a privacidade

As informações sobre o atendimento são concedidas, por isso é importante garantir que as informações sejam divulgadas apenas para as pessoas autorizadas a vê-las. Isso pode incluir apenas os gerentes, ou permitir que os funcionários vejam as informações salariais de seus colegas.

Acompanhe os resultados

Acompanhe os resultados da política de transparência, para identificar quaisquer problemas ou desafios que possam surgir, e fazer ajustes, se necessário.

Lembre-se que a transparência salarial não deve ser vista apenas como um processo único, mas como um processo contínuo, que precisa ser verificado e atualizado regularmente.

Como vimos ao longo desta leitura, a disparidade salarial nas empresas pode estar com os dias contados, caso a Lei 1.149/22, que regulamenta a transparência salarial, seja aprovada. No entanto, organizações que se anteciparem, conquistarão importantes diferenciais competitivos junto aos seus públicos de relacionamento.

Se você gostou deste artigo sobre transparência salarial, confira também 7 dicas para melhorar a divulgação das suas vagas!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!