7 dicas para melhorar a divulgação das suas vagas

7 dicas para melhorar a divulgação das suas vagas
5 minutos de leitura

Uma boa divulgação de vagas é fundamental para atrair os talentos mais aderentes ao perfil desejado pela empresa. Nesse cenário, é preciso pensar na atratividade da vaga, responsável pelo sucesso da divulgação do anúncio do cargo em aberto.

Como o processo inicial do recrutamento e seleção começa com um bom descritivo de cargo, e a sua posterior divulgação, é preciso estar atento a uma série de detalhes, o que otimiza o tempo dos profissionais de RH e dos candidatos.

Para você ter uma ideia, a correta estratégia de divulgação de uma vaga é tão importante que, mesmo aquelas organizações que contam com as melhores ferramentas, caso não se dediquem à correta divulgação da vaga, terão dificuldade para preencher suas posições em aberto.

Para ajudar você a entender como melhorar a divulgação de suas vagas, preparamos este artigo. Acompanhe!

Qual é a importância da divulgação da vaga?

A divulgação da vaga, por vezes, é o primeiro contato que o candidato tem com a empresa, sendo que a experiência com a marca empregadora da organização pode começar com esse contato do anúncio.

A divulgação da vaga ainda faz parte de um importante processo de recrutamento e seleção, pois serve de base para os profissionais de RH se orientarem na busca dos perfis que se encaixam nas condições estabelecidas para a vaga.

Logo, é um processo que requer bastante atenção, sendo trabalhoso para os profissionais da área. Além disso, qualquer erro de divulgação pode causar grandes transtornos, como uma má impressão para o público externo da empresa.

A divulgação de vagas ainda deve ser clara e precisa, para que os candidatos visualizem rapidamente se são aderentes ao cargo em aberto. Nesse cenário, é de responsabilidade dos profissionais de RH realizarem a triagem e análise de currículos, sempre visando atender os interesses da empresa e da supervisão da vaga, que também deve participar da formulação do descritivo do cargo e do anúncio. 

Com isso, é possível alinhar as expectativas e divulgar as informações de forma mais correta e de acordo com os interesses da empresa.

Nesse cenário, pensar na atrativa da vaga é uma forma de otimizar o tempo, pois, com as técnicas certas, é possível encontrar bons candidatos com perfis correspondentes ao cargo.

O que é a atratividade de uma vaga e para que serve?

A atratividade de uma vaga é quando a empresa consegue uma resposta positiva diante da divulgação de um cargo em aberto, recebendo candidatos que estão alienados ao perfil desejado. Logo, a atratividade de uma vaga ainda serve para fazer uma avaliação se a companhia está tendo um bom retorno com a divulgação da vaga.

7 dicas para melhorar a divulgação de suas vagas

Agora que você conhece a importância da divulgação de vagas e para que serve a atratividade da vaga, veja, a seguir, as 7 dicas para melhorar as suas divulgações.

1. Destaque a marca empregadora da empresa

Uma forma de tornar a divulgação de vagas da sua empresa mais atrativa é evidenciar a marca empregadora, ou seja, o EVP (Employee Value Proposition). Esse abrange desde os benefícios concedidos pela organização até quais são a missão e os valores da companhia. Com isso, é possível atrair profissionais mais alinhados com o fit cultural da companhia, elevando as chances de sucesso dessa contratação.

Nesse cenário, é indicado fazer uma lista com tudo o que a empresa oferece de diferenciais e o que ela espera do novo talento. Caso o candidato se identifique com os propósitos da empresa, ele se sentirá mais atraído a fazer parte desse ambiente de trabalho, e a companhia já conquista o engajamento dele nas causas trabalhadas desde o início da jornada dele na corporação.

2. Seja claro e coloque todas as informações 

Sabe aquela frase “salário compatível com o mercado”. Ela, definitivamente, não colabora para a atratividade de uma vaga.Para ter sucesso no anúncio, é importante divulgar informações completas, inclusive o salário e benefícios

Para isso, seja claro e específico, listando as informações em tópicos, que ajudam o candidato a visualizar os dados de forma mais harmônica, facilitando a compreensão. Com isso, fica mais fácil o profissional decidir se ele deseja ou não participar do processo seletivo da empresa.

Algumas das informações que não podem faltar: 

  • nome do cargo (esse vai no título da vaga); 
  • pré-requisitos;
  • resumo das tarefas; 
  • salário ou faixa salarial;
  • benefícios;
  • local de trabalho (inclusive se é remoto, híbrido ou presencial); 

3. Horário de trabalho/carga horária

Dessa forma, quando o candidato sabe que não atende a um ou mais requisitos da vaga, as chances dele não enviar o currículo são maiores, o que pode ser ótimo para o RH da empresa, que não precisará filtrar currículos que não poderão aproveitar para a vaga em questão.

4. Evidencie os pontos mais importantes

Caso a empresa possua especificidades para a vaga, é importante destacá-las ao longo do anúncio da vaga. Além disso, nas informações da divulgação, ainda é válido destacar aqueles trechos mais importantes de serem preenchidos, ou seja, que não podem ser ignorados. Com isso, além de melhorar a escalabilidade da leitura do candidato, fica mais fácil para ele identificar se tem o perfil mais adequado para a posição em aberto.

5. Faça uso de uma linguagem próxima do público-alvo

Assim como acontece com qualquer tipo de comunicação, é preciso usar uma linguagem adequada para o público que o anúncio da vaga deseja alcançar, o que engloba tanto a linguagem visual, quanto a escrita. 

Além disso, um anúncio criativo tem mais chances de atrair os melhores talentos e, para isso, é possível pedir ajuda para a equipe de marketing da empresa, além de validar as informações com o gestor da vaga. Dessa forma, você garante que, além de corretas, as informações estão atrativas.

6. Informe as skills desejadas para a vaga

Um ponto que não pode faltar na divulgação das vagas e que merece atenção dos profissionais de RH é a descrição das skills desejadas. Além da formação técnica (hard skills), é preciso pensar nas competências comportamentais (soft skills). Essas informações também ajudam o candidato a filtrar a vaga, pois ele passa a avaliar se o cargo faz sentido para o momento profissional dele.

Com isso, o anúncio da vaga fica mais realista, e o candidato já tem uma ideia do que o espera quando for contratado.

7. Pense qual a melhor plataforma para divulgar suas vagas

Para aumentar as chances de sucesso na divulgação da vaga, é indicado você analisar o perfil do público-alvo do cargo em aberto e direcionar o anúncio para os canais onde esses profissionais consomem informação. Logo, nem sempre é indicado divulgar a vaga em todos os canais da empresa, ainda mais se a vaga trouxer muitas particularidades de perfil.

Como vimos ao longo desta leitura, para obter sucesso na divulgação da vaga, é preciso evidenciar a marca empregadora, colocar todas as informações da vaga, evidenciar as skills desejadas, pensar no público-alvo e divulgar a vaga em plataformas que melhor atendam a esse público. Com isso, você otimiza os processos de recrutamento e seleção, além de aumentar as chances de atrair candidatos mais aderentes ao cargo.

Se você gostou deste artigo sobre divulgação de vagas, confira também tudo o que você precisa saber sobre gestão de desempenho!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!