Anywhere Office: o que o setor de RH precisa se atentar?

Anywhere Office: o que o setor de RH precisa se atentar?
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Já pensou em trabalhar de onde quiser? Pode ser na sua cafeteria preferida, da orla da praia, de um coworking, em casa. Parece um sonho, mas saiba que isso é possível com o anywhere office, modelo de trabalho que tem sido adotado por companhias no mundo inteiro. 

Trabalhar de qualquer lugar é possível graças à transformação digital, e tem se tornado um grande diferencial para as empresas que desejam atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Para ajudar você a entender o que é anywhere office e o que o setor de RH precisa saber, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é anywhere office?

Anywhere office é um termo em inglês que significa “escritório em qualquer lugar” ou “escritório em qualquer parte”. Resumidamente, quem adota esse modelo de trabalho pode fazer as suas atividades de forma remota, de onde quer que esteja, desde que para isso tenha acesso à energia elétrica e, claro, um dispositivo conectado à internet.

Assim, é possível trabalhar de casa, do escritório, de uma cafeteria, coworking ou mesmo de um restaurante. Uma das vantagens desse modelo de trabalho é que ele proporciona mais flexibilidade para seus adeptos, que podem inclusive se tornarem mais criativos, já que não estão presos a um lugar físico, como é o caso do escritório.

Essa modalidade de trabalho é bastante aderida por profissionais liberais e freelancers, mas também é adotada por executivos e outros profissionais que, para produzir, não necessariamente precisam estar na empresa.

O anywhere office ganhou bastante destaque na pandemia, quando as pessoas se viram obrigadas a ficar em casa ou em outros locais onde se sentissem mais seguras para não contrair o vírus da Covid-19. Devido à grande adesão, essa modalidade de trabalho deve ser adotada em definitivo por muitas companhias.

Qual a diferença em relação ao home office e como funciona na prática?

anywhere office

No anywhere office, o profissional pode trabalhar de qualquer lugar, desde que tenha os requisitos básicos para isso. Já no home office, o profissional trabalha de sua estrutura em casa. Assim, a diferença entre eles é que no anywhere office a pessoa pode escolher o local onde deseja trabalhar, o que inclui sua residência, e no home office, ela fica restrita ao ambiente doméstico.

O que diz a legislação em relação ao trabalho remoto?

O trabalho remoto no Brasil é algo relativamente novo, que ganhou força com a pandemia do novo Coronavírus. Como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ainda não foi atualizada para ser inserida a nova realidade do trabalho remoto, foi editada a Medida Provisória 1108/22, publicada em março de 2022, que concede alguns direcionamentos para as empresas nesse formato de trabalho.

A norma prevê, por exemplo, que é possível a empresa contratar na modalidade de teletrabalho por produção ou tarefa. Dessa forma, estabelece-se a jornada de trabalho fixa ou flexível, de acordo com a necessidade da contratante. A MP ainda define que os horários e modelo de trabalho deverão ser ajustados em contrato, sendo obrigatório assegurar os repousos previstos na CLT.

A MP tem como objetivo regulamentar a forma de trabalho remoto, que já é praticada por muitas empresas, estendendo o regime de teletrabalho para estagiários e aprendizes, quando for o caso.

Como implantar o anywhere office na empresa?

O anywhere office tem sido bem aceito por profissionais e organizações e, devido a seus benefícios para ambos, essa modalidade de trabalho deve perdurar, mesmo depois da pandemia. Para que as atividades aconteçam com sucesso, é preciso estar atento a algumas questões. Acompanhe!

Processo de adaptação

Apesar da maioria dos colaboradores terem familiaridade com dispositivos tecnológicos, é preciso pensar em como as pessoas com mais dificuldade vão se comportar em casa ou em outro local de sua preferência. Por isso, acompanhar o processo de adaptação dos colaboradores, colocando-se ao dispor para sanar dúvidas, é dever da liderança direta e também do RH. Com isso, é possível garantir que a produtividade não será abalada fora do escritório.

Incorporação à cultura da empresa

Caso a modalidade de anywhere office seja realmente definitiva para a empresa, é preciso assegurar que ele seja incorporado à cultura da empresa e, para isso, é necessário investir na comunicação interna, reformular os valores da empresa, apostar em treinamentos e incentivar essa prática de forma ampla entre todos os funcionários da companhia.

Capacitação da equipe

Como adiantamos, trabalhar fora do escritório pode ser um desafio e tanto para muitos profissionais. Afinal, muitos podem ter dificuldades com os equipamentos tecnológicos e, fora da base do escritório, não podem contar com o suporte da equipe de TI. Por isso, é preciso promover treinamentos para que todos estejam aptos, por exemplo, a participar de uma videoconferência, compartilhar documentos, entre outras questões técnicas.

 Além disso, muitas pessoas podem apresentar dificuldade por não estar próximo fisicamente da liderança e dos colegas de trabalho. Nesse cenário, todas as questões devem ser analisadas e tratadas individualmente, de modo a promover a segurança necessária para que cada membro da equipe possa exercer as suas atividades com confiança e qualidade.

Oferecimento dos recursos necessários

Apesar da Medida Provisória não “obrigar” a empresa a oferecer infraestrutura para os trabalhadores remotos, é bom a empresa garantir que os colaboradores estarão com equipamentos de qualidade e aptos para fazer as entregas de acordo com as expectativas da organização. Por isso, é interessante a empresa ceder todos os recursos necessários, ficando o colaborador como responsável pela guarda desses equipamentos, o que deve constar no contrato.

Saúde mental dos colaboradores

Apesar de grande parte das pessoas se adaptarem bem ao trabalho fora do escritório, e muitos até considerarem isso como um benefício, é interessante monitorar a saúde mental dos trabalhadores. Isso porque, principalmente o trabalho home office, pode gerar sobrecarga mental e estresse, desencadeando problemas que podem vir a afastar o funcionário de suas atividades. Logo, é preciso estar atento e desenvolver mecanismos para o monitoramento da saúde mental dos funcionários no trabalho remoto.

Conte com a tecnologia

Contar com softwares é essencial para viabilizar o trabalho à distância e também para monitorar as horas trabalhadas, que continua sendo uma das responsabilidades do contratante. Por isso, pesquisar sobre a melhor ferramenta que atenda às necessidades da empresa é fundamental.

Viu como o trabalho anywhere office já é uma realidade que pode ser implementada na sua empresa como uma forma de elevar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade? Ao contar com um sistema de ponto online, é possível monitorar a carga horária dos funcionários de onde quer que eles estejam.

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