Plataforma de gestão financeira: 6 dicas para convencer o cliente a usar

Plataforma de gestão financeira: 6 dicas para convencer o cliente a usar
4 minutos de leitura

Quando se fala em administração de um negócio, a gestão financeira é algo que surge automaticamente. Saber lidar com as finanças da organização é determinante para o sucesso dela. Para tanto, nada melhor do que poder contar com uma excelente plataforma de gestão financeira.

Desse modo, o gestor passa a ter uma visão panorâmica acerca das finanças da empresa. Isso facilita significativamente o processo de tomada de decisão, dentre outras vantagens.

A seguir, nós apresentaremos 6 dicas sobre os benefícios proporcionados por esse tipo de plataforma. Trata-se de 6 argumentos infalíveis, que você pode usar para convencer os clientes sobre a utilização desse recurso de gestão. Confira!

1) Aprimora o monitoramento financeiro

Acompanhar todo o dinheiro que entra, circula e sai de uma empresa é algo extremamente cansativo. Ao ser feito manualmente, esse processo ainda se torna fadado à incidência de falhas humanas. A chance de falha aumenta conforme o volume do fluxo financeiro da empresa.

Além do cansaço, essa tarefa manual é responsável por exigir um tempo precioso por parte do gestor. As horas gastas poderiam ser melhores aproveitadas em ações ligadas ao core business do negócio. Por fim, cada erro compromete as deliberações do gestor. Afinal, elas serão pautadas em resultados incorretos.

Por todos esses motivos, é aconselhável utilizar uma plataforma que realize o monitoramento das finanças automaticamente. Com um software financeiro, a atualização dos dados relacionados é efetuada de modo contínuo e constante.

Consequentemente, o controle das finanças se torna mais efetivo. O tempo necessário para cada decisão é reduzido. O gestor também tem a garantia de que as resoluções são as mais acertadas para cada situação.

2) Reduz os custos do negócio

O fluxo de dinheiro de qualquer empresa exige um acompanhamento minucioso, principalmente em se tratando de grandes quantias. Isso significa que deve haver um grupo de colaboradores destinado à função de monitorar cada movimentação financeira da empresa.

Ocorre que esses colaboradores geram um gasto a mais para a organização. Um dos segredos de uma boa gestão empresarial, independentemente do setor, consiste em otimizar os processos. Essa otimização, se possível, deve vir acompanhada de uma diminuição de gastos.

No caso das finanças, esse efeito é propiciado por uma plataforma especificamente desenvolvida para oferecer as duas vantagens mencionadas. Some-se a isso a baixa probabilidade de falhas na execução do software, o que também evita ou ameniza o risco de prejuízos financeiros.

3) Apresenta indicadores importantes para a tomada de decisão

Com uma plataforma de gestão financeira completa, o gestor pode, a qualquer momento, conferir o andamento da saúde financeira do negócio. Isso é feito por meio da verificação de determinados indicadores, prontamente fornecidos pelo software em questão.

A gestão financeira envolve uma série de aspectos. Qual é o ticket médio dos clientes? Qual é a receita total atrelada a um mesmo produto ou serviço? Essas são informações primordiais para que o gestor consiga direcionar a empresa para os melhores caminhos.

Com dados sólidos e precisos, fica bem mais fácil definir novas estratégias de vendas, pois o gestor saberá quais itens devem ser priorizados. Os índices de desempenho não deixarão margem de dúvida sobre quais pontos merecem mais atenção.

4) Otimiza os processos contábeis

A análise das demonstrações financeiras da empresa e a execução dos processos contábeis são tarefas complexas. Portanto, elas necessitam de uma elevada dose de cuidado. Entre outras coisas, elas também demandam tempo.

Se a gestão dessa área for mal conduzida, a empresa pode amargar prejuízos. Além disso, no mundo atual é imprescindível que o gestor enxergue a contabilidade como uma ferramenta aliada ao planejamento estratégico da empresa.

Acompanhar todas as alterações das legislações tributárias é desgastante. Ao se considerar uma gestão eficiente, imagina-se que ela seja capaz de realizar o recolhimento de todos os impostos devidos. Para eliminar os erros, a tecnologia deve ser usada a favor da empresa.

A agenda de pagamentos (impostos e vencimentos de funcionários) deve estar rigorosamente em dia. Novamente, o fator humano pode comprometer a organização dessas datas. Em um médio e longo prazo, isso pode acarretar inúmeros problemas à empresa — inclusive de ordem financeira.

5) Proporciona mais segurança e agilidade ao acesso dos dados

Até é possível usar uma planilha eletrônica para criar um controle de gastos pessoais. Mas uma empresa não pode confiar dados valiosos a um mecanismo tão vulnerável — do ponto de vista corporativo. Caso o servidor local apresenta qualquer problema, os dados armazenados nele se perdem.

Ao optar pela utilização de uma plataforma online, o gestor sabe que todos os dados financeiros estarão alocados na nuvem. Desse modo, os arquivos podem ser acessados remotamente por qualquer colaborador devidamente autorizado.

No que tange à proteção dos dados, basta lembrar que os arquivos são fragmentados e enviados para servidores distintos. A invasão do sistema é extremamente rara. Caso aconteça, o invasor terá acesso a apenas algumas partes soltas de cada documento. Separadas assim, elas não possuem valor.

6) Maior integração de dados

Outra dificuldade associada à planilha financeira se refere à integração dos diferentes dados da empresa. Com uma plataforma integrada, o gestor pode ter acesso simultâneo a esses dados:

  • apurações financeiras — pode conter todos os relatórios que a empresa julgar pertinente;

  • planejamento orçamentário — acesso direto e rápido a todos os gastos e faturamento, o que ajuda a evitar que o negócio fique “no vermelho”;

  • conciliação bancária — aqui, o gestor pode criar um arquivo OFX, que informa todos os lançamentos efetuados na conta bancária da empresa.

Essa centralização das informações é vital para deixar essas verificações mais dinâmicas e simples. Um modo trabalhoso de se fazer isso é por meio da criação de vários arquivos e abas de planilhas eletrônicas.

Definitivamente, a competitividade atual do mercado exige gestões financeiras modernas e ágeis. Não é preciso ir muito longe para potencializar a administração de um negócio.

A empresa só precisa estar sintonizada com as tecnologias ferramentas de gestão mais modernas e eficazes. Portanto, basta que ela tenha à disposição uma plataforma de gestão financeira testada e aprovada por diversos gestores.

Agora que você conhece a importância de um software de gestão financeira, fique por dentro dessas 7 dicas sobre controle financeiro!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!