Gestão contábil

Automatização na contabilidade: consiga novos clientes com um software

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Escrito por Ivanise Magalhaes
Publicado em: 26/02/2019 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Se por muito tempo as mudanças para os escritórios contábeis tinham a ver apenas com a  legislação, agora vivemos um cenário bem diferente.

Muito se tem falado em inteligência artificial e robotização de tarefas para ganho de eficiência em escritórios contábeis. Tudo isso concomitante as informações subindo para os servidores do governo em tempo real, por meio dos web services.

Neste contexto, novas tecnologias têm mudado a maneira como muitos negócios funcionam, pois o prazos são cada vez mais cobrados para serem seguidos a risca. Para isso existem penalidades com um efeito disciplinar que alcança alto poder de persuasão com os contribuintes.

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A importância de estar antenado

Um escritório deve sempre ficar atento às tendências digitais do setor para se ajustar às exigências dos clientes ou manter seu correto funcionamento. Diante disso, a tecnologia na contabilidade pode oferecer, então, uma série de benefícios.

É possível encontrar serviços e softwares pensados e desenvolvidos exclusivamente para escritórios contábeis, criados para aperfeiçoar o trabalho, aumentar a produtividade e otimizar tarefas, como é o caso da solução Total Contador que foi pensada para todas as tarefas e estratégias do negócio de contabilidade.

Tecnologia é ter mais produtividade

A oportunidade que o profissional contábil, seja autônomo, empresário contábil ou o contador consultor tem, é que essas mudanças também estão facilitando a vida de diversos profissionais, a medida que otimizam processos e deixam os recursos a serem utilizados de forma mais eficiente, propiciando até mesmo a utilização de estratégias para ganhar novos clientes.

Vejamos algumas situações em que o software de trabalho pode ajudar a trazer novos clientes para os seu negócio contábil.

1) Integração é uma grande chave de entrada

Considerando que o mercado de contabilidade tem quase que uma simbiose com a operação principal do cliente, é preciso que o sistema de operação e gestão que os clientes utilizam contem necessariamente as informações que o contador precisa para registrar as escritas contábil, fiscal e até mesmo de gestão de pessoas.

Podemos afirmar que um dos pontos que facilita muito em adquirir novos cliente é divulgar que consegue fazer a integração com a operação deles.

É importante agregar valor aos serviços

Em uma primeira análise, só a integração poderia não gerar valor na negociação com o futuro cliente, pois ele poderia pensar que estaria facilitando apenas a vida do contador. Porém agregando a essa informação todas as possibilidades de análise que o profissional contábil pode oferecer com a integração, temos um fator que pode ser decisivo e atrair vários clientes de um mesmo segmento.

Neste contexto, a utilização de um B.I. (business intelligence), por exemplo, pode oferecer além de controle mais refinado para o contador, uma visão de gestão para o cliente que pode ser um diferencial nas decisões mais estratégicas proporcionando mais rentabilidade para o negócio do cliente.

Com esse tipo de “caso de sucesso” dentro de um cliente de determinado segmento, fica bem mais fácil atrair e abordar outros clientes do mesmo perfil.

2) Mobilidade e visão compartilhada 

Acessar as informações de onde estiver inclusive no escritório do seu cliente para fazer uma reunião de resultados, conta ponto a seu favor, hoje o mercado como um todo precisa de mobilidade, principalmente no trâmite de informações.

Comodidade e segurança com a tecnologia

Usuários estão agora acostumados a trocar fotos, vídeos e informações em tempo real. O cliente que precisa dos serviços de um contador hoje, muitas vezes, pode encontrá-los na tela de seu celular, sem a necessidade de deslocamento até um escritório, além de realizar o pagamento pelos serviços com o cartão, diretamente de onde estiver.

O uso de soluções tecnológicas para armazenar a documentação em nuvem pode trazer uma boa economia de espaço e a redução de riscos da perda de documentação.

No mercado contábil sistemas como o Fortes Doc, que captura e armazena automaticamente documentos fiscais eletrônicos, pode oferecer visão compartilhada do contador com seus clientes e a gestão dos documentos armazenados, inclusive com a possibilidade de auditoria em arquivos do SPED ICMS.

Propagação da sua marca

Compartilhar com o cliente acesso aos dados dele faz com que sua marca esteja sendo divulgada mesmo quando você e nem sua equipe esteja presente. O seu cliente vai demonstrar aos clientes dele e fornecedores a análise diferenciada que você proporciona em reuniões de negócios. E todos eles precisam de um contador, concorda?

Assegure-se que seu contato seja evidente na solução e seja acessível para os contatos frutos da divulgação.

3) Medir e acompanhar a satisfação dos seus clientes

A origem de vários clientes do escritório contábil ainda se dá por indicação. Contudo, para essa indicação acontecer é necessário que a satisfação dos clientes seja algo estrategicamente trabalhada. Isso por um motivo bem simples, só se indica algum produto ou serviço que se gosta e se sinta satisfeito em ter.

Com isso, deve-se levar em consideração o que aumenta ou diminui a satisfação dos seus clientes com os serviços do seu escritório. Sabendo dos principais motivos, é necessário acompanhar como está a satisfação em tempo real.

Medir a satisfação do cliente automaticamente

Hoje dentro da rotina de escritórios contábeis, já é possível utilizar o próprio sistema para colher e monitorar a satisfação dos clientes após a realização de cada tarefa entregue ao cliente.

Um exemplo de sistema que faz tudo isso é o Fortes Conecta que inclusive apresenta em gráficos a nota de satisfação e os chamados em aberto, em andamentos ou concluídos.

Sabendo da satisfação dos clientes é possível inclusive estruturar programa de indicação e estimular para que sempre cheguem as indicações de novos clientes.

E depois do que falamos, você percebeu se já utilizou algum desses pontos a seu favor, para trazer novos clientes? Conta pra gente nos comentários.

Aproveito para indicar a leitura deste artigo que fala sobre a importância de aplicar o NPS (modelo de pesquisa de satisfação) na contabilidade.

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Sobre o autor

Ivanise Magalhaes

Coordenadora de Relacionamento da Fortes Tecnologia.
Contadora, Especialista em Administração Estratégica. Experiência de 15 anos na área contábil, gestão patrimonial e de tecnologia da informação.

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