Fortes Pessoal Fortes Ponto Gestão de pessoas

Sistema Fortes Ponto: veja a importância da solução para sua empresa

Fortes tecnologia apresenta sistema fortes ponto
Escrito por Karina Souza
Publicado em: 06/11/2019 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O registro do ponto eletrônico, é um dos processos que mais geram dúvidas nos gestores, principalmente aqueles que têm um grande número de colaboradores para gerenciar. Neste post, vou falar por que o sistema Fortes Ponto é essencial para sua empresa.

Antes de mais nada, vamos entender abaixo, o que a lei diz sobre o registro do ponto eletrônico.

De acordo com o artigo 74 da CLT 5452/43, o horário de trabalho será anotado em registro de empregados (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019). Para os estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores, será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico. Conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida também a pré-assinalação do período de repouso.

É importante ressaltar também que, os estabelecimentos que optam por controle de forma eletrônica, devem cumprir as obrigações exigidas das portarias 1510 e 373 do MTE (quando dispõe sobre a possibilidade de adoção pelos empregadores de sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho). 

Vale sempre lembrar que caso a empresa não cumpra as exigências da CLT, ela pode ser autuada pelos órgãos fiscalizadores.

Sistema Fortes Ponto

O Sistema Fortes Ponto, é a solução da Fortes Tecnologia que atende as necessidades das empresas no cumprimento dessa obrigação – gerenciamento do registro de ponto eletrônico.

O sistema atende à legislação trabalhista e contempla:

  • um gerenciamento prático e eficiente das jornadas de trabalho dos colaboradores;
  • controle de acesso a refeitórios;
  • relatórios e indicadores estratégicos que auxiliam na tomada de decisão.

A solução é totalmente homologada com a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além de importar o AFD (arquivo de fonte de dados) de relógios homologados pela portaria 1510.

É importante saber que o Fortes Ponto conversa de forma online com diversos relógios do mercado. O sistema permite que as empresas trabalhem com tranquilidade, agilidade e otimização dos processos.

Funcionalidades do sistema Fortes Ponto

Para que possa conhecer mais da solução, vou apresentar algumas das principais funcionalidades do Fortes Ponto, são elas:

1. Montagem de escalas de trabalho e folga

Permite criar diversas escalas de trabalho e folga de acordo com as necessidades da empresa. Existem 7 possibilidades de escalas que são reconhecidas pela CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.

Você pode entender um pouco mais de escalas e aprender como criar uma jornada de trabalho no Fortes Pontos, acessando este post.

2. Montagem de escalas de trabalho e folga

Permite criar diversas escalas de trabalho e folga de acordo com as necessidades da empresa.

Com essa funcionalidade no sistema Fortes Ponto, a empresa ganha mais segurança e produtividade no setor de departamento pessoal. Pois ela automatiza um trabalho que pode levar horas para ser feito manualmente.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

3. Solicitação de abono

Permite solicitar abono de faltas, atrasos/saídas antecipadas e afastamentos. Quando o setor de Departamento Pessoal ou até mesmo o RH, realiza a solicitação, o gestor imediato recebe um e-mail informando que existe um abono para ser analisado.

Com essa notificação, a comunicação fica mais fácil e sem o risco de passar despercebida.

4. Integração online com vários relógios

Conforme mencionei logo no início, o sistema permite importar as batidas do relógio, de forma online diretamente para o sistema. O procedimento permite uma grande agilidade no processo de tratamento das batidas.

5. Integração com a folha

Diversos dados de proventos e descontos, podem ser enviados para a folha de pagamento através de arquivo. Como por exemplo o de faltas, horas extras, adicionais noturnos, suspensões, DSR, conversão de saldo de banco de horas, entre outros. 

6. Sincronização de informações com o Fortes Pessoal

Sincroniza todas as informações contidas no sistema Fortes Pessoal para o sistema Fortes Ponto. Essa sincronização gera aproveitamento de todas as informações da folha de pagamento evitando retrabalho.

Portanto se você já utiliza o Fortes Pessoal, saiba que ao aderir o sistema Fortes Ponto, sua empresa só tem a ganhar em produtividade.

7. Portaria 1510

Geração de arquivos exigidos pela portaria (AFDT e ACJEF) e emissão de relatório de ponto, de acordo com o layout da portaria 1510.

Ter os processos adequados as exigência das obrigações trabalhistas, é fundamental para que a empresa possa ter segurança nas suas operações.

8. Gerenciamento de banco de horas e horas extras

O sistema permite realizar diversos controles do banco de horas e horas extras dos empregados, incluindo regras e exceções. 

Portanto, independente do modelo de gestão de horas trabalhadas da sua empresa, o Fortes Ponto consegue fazer o controle automatizado de forma prática e segura.

9. Envio dos dados ao e-Social

Envio online de jornadas de trabalho do Fortes Ponto para o Fortes Pessoal, quando o cliente trabalha com integração via banco de dados.

Além disso, envia também para o eSocial as informações referente ao banco de horas do empregado: crédito, débito, saldo adicionado e saldo compensado. 

10. Exemplos de alguns relatórios

A solução de ponto eletrônico da Fortes, gera relatórios completos e confiáveis, são eles:

  • Faltas e DSR;
  • assiduidade, atrasos e saídas antecipadas;
  • atestados;
  • adicional noturno;
  • horas extras;
  • in itinere;
  • suspensões, compensações, ocorrências;
  • afastamentos;
  • feriados trabalhados;
  • análise de intervalos e inter jornadas;
  • horários cadastrados;
  • acordo de compensação de horas;
  • comparativo de horas trabalhadas;
  • crachás;
  • espelho de ponto (portaria MTE nº 1510);
  • controle de frequência;
  • extrato do banco de horas;
  • quebra de regras e análise de absenteísmo.

11. Dashboard

Indicadores que permitem uma análise estratégica por parte do gestor ou RH/DP.

Alguns dos tipos, são: percentual de banco de horas, horas extras, faltas, absenteísmo, adicional noturno e motivo de afastamento.

Veja abaixo, um exemplo de como o sistema Fortes Ponto apresenta os gráficos no modelo de dashboard. Os dashboards do sistema, podem ter seus filtros personalizados de acordo com a necessidade da empresa.

Sistema Fortes Ponto: veja a importância da solução para sua empresa 1

Caso a empresa utilize o controle de ponto de forma alternativa, a Fortes Tecnologia  tem o Fortes Colabore.

O Fortes Colabore, é o nosso aplicativo que permite o registro do ponto eletrônico do colaborador de onde ele estiver, diretamente pelo celular. Atende a todos os requisitos da Portaria 373 do MTE. Além dessa função, o aplicativo também permite o acompanhamento dos pontos registrados, gerar a folha e pagamento e muito mais.

Conheça mais do Fortes Colabore acessando este post que eu escrevi.

Quer saber como a Fortes Tecnologia pode lhe ajudar? Peça uma consultoria gratuita e fale com um dos nossos especialistas. Saiba com todos os detalhes, como o sistema Fortes Ponto pode lhe ajudar a tomar excelentes decisões.

Sistema Fortes Ponto: veja a importância da solução para sua empresa 2Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Karina Souza

Graduada em Recursos Humanos, Coach e Especialista em Gestão Empresarial. Atualmente é gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas do Grupo Fortes, instrutora na área de RH, gestão de pessoas e SST. Participa como membra da Associação Brasileira de Recursos Humanos e do grupo de SST das empresas piloto do eSocial. Cursando Técnico de Segurança do Trabalho.

Deixar comentário.

Compartilhar