Criar jornada de trabalho no sistema Fortes Ponto

Criar jornada de trabalho no sistema Fortes Ponto
4 minutos de leitura

A jornada de trabalho de um colaborador, é algo que deve ser definido muito antes da contratação, pois é preciso que fique claro para o candidato, a carga horária que ele vai ter quando fizer parte da empresa. Este artigo fala um pouco sobre alguns tópicos importantes em relação ao assunto e como criar jornada de trabalho no Fortes Ponto.

De acordo com a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – o máximo que um funcionário pode chegar em sua jornada de trabalho é de 44 horas semanais, sendo também limitado a 8 horas por dia.

Porém, sabemos que esse limite de horas trabalhadas, pode gerar uma pequena burocratização para algumas empresas que precisam ter pessoas trabalhando em horários e dias diferentes do comum, como feriados e domingos, entre outras situações.

Para que essas empresas possam garantir o seu funcionamento e ao mesmo tempo estarem de acordo com as leis trabalhistas, a CLT garante a possibilidade de a jornada de trabalho ser organizada em diferentes escalas. Daí surge então, a possibilidade de compensação e de turno de revezamento.

Tipos de escalas no período de trabalho

O período de trabalho pode ser dividido em pelo menos 7 tipos de escalas, e a formação dessas escalas acaba sendo uma tarefa não muito agradável quando feito manualmente. Por isso, a Fortes Tecnologia tem a solução ideal para as empresas que precisam automatizar todo esse processo, estou falando do Fortes Ponto (O Fortes Ponto faz integração com o Fortes Pessoal).

Veja agora, quais as escalas de trabalho que uma empresa pode aderir. Mas antes de mais nada, saiba que é importante buscar sempre conversar com um profissional para entender melhor cada tipo de jornada. O seu contador ou um advogado pode lhe orientar bem e evitar que sofra penalidades mais na frente.

É importante também, saber que para uma empresa oferecer algumas jornadas de trabalho, ela precisa ter garantido um acordo ou convenção coletiva de trabalho. Por isso, não deixe de falar com quem entende.

Escala 5X1

Essa escala de trabalho diz que a cada 5 dias trabalhados, é necessário que o colaborador tenha uma folga. É importante deixar claro que nesse tipo de escala, o colaborador precisa folgar pelo menos um domingo no mês.

No caso de colaboradores que mantém uma escala 5X1, sua jornada de trabalho diária é de 7 horas e 20 minutos.

Vale ressaltar que mesmo a CLT garantindo o regime de 44 horas semanais, as empresas não estão proibidas de optar por compensação de horários ou redução de jornada de trabalho. Algumas empresas oferecem isso como benefício e vantagem para seus colaboradores, contribuindo assim para um bom clima organizacional.

Escala 5X2

Baseado na escala anterior, a escala 5X2 diz que a cada 5 dias trabalhados, o colaborador precisa folgar 2. Nessa situação, levando em consideração que o limite de horas semanais é de 44 horas, o colaborador passa a ter uma jornada de trabalho de 8 horas e 48 minutos diários, trabalhando 5 dias por semana.

Escala 4X2

Nessa situação, o colaborador trabalha 4 dias seguidos com turnos de 11 horas e tem 2 dias seguidos de folga. Costuma-se dizer que na escala 4X2, o colaborador trabalha 220 horas no mês e é remunerado com 30 horas extras.

Escala 6X1

A escala 6X1 segue a mesma lógica das anteriores, a cada 6 dias de trabalho, o colaborador tem direito a 1 folga. Importante ressaltar que nesse caso, segue a regra de uma folga no domingo dentro de uma período de 7 semanas.

Escala 12X36

Na escala 12X36, podemos dizer que o colaborador trabalha 12 horas e depois tem 36 horas de descanso.

Esse tipo de escala costuma gerar algumas dúvidas, principalmente porque não se aplica a qualquer tipo de empresa e é uma das escalas que só é permitido após acordo e convenções coletivas. Você precisa saber também que ela não tem um respaldo na legislação trabalhista. Então, tome cuidado!

Este artigo, fala sobre os principais tipos de contrato de trabalho e um deles é a escala 12X36. Confira para saber mais!

Escala 18X36

Bem parecida com a anterior, a escala 18X36 diz que o colaborador trabalha 18 horas e folga 36 horas.

Escala 24X48

Nesse formato de escala, o colaborador trabalha 24 horas e folga 48 horas. Não é qualquer empresa que trabalha com esse tipo de jornada de trabalho. Para essa jornada, costuma-se exemplificar os pedágios e órgãos públicos de segurança, por exemplo, os policiais.

Criar jornada de trabalho automatizada

Se você é empresário ou trabalha na área de departamento pessoal, sabe o quanto é trabalhoso para a equipe de gestão de pessoas criar a jornada de trabalho dos seus colaboradores, manualmente. E para garantir mais produtividade e processos sem erros, é necessário ter uma solução completa como o Fortes Ponto para fazer toda a gestão de forma automática e segura.

Para que você possa entender melhor, preparamos um vídeo em parceria com a Fortes Academy, para mostrar os passos corretos na hora criar uma jornada de trabalho dentro do nosso sistema. Nele você vai entender:

  • como criar uma jornada com horários fixos e folgas variáveis;
  • como criar jornada no regime/escala 12X36 – uma das escalas apresentadas no início deste post;
  • como é feita a integração automática dos dados com o sistema Fortes Pessoal.

Assista o vídeo e entenda tudo com detalhes. É bem simples e prático!

Se você ainda não é nosso cliente e quer tornar a gestão de pessoas da sua empresa mais estratégica e analítica, fale com um dos nossos especialistas e solicite uma conversa para entender como as nossas soluções podem alavancar os resultados da sua empresa.

Se tiver alguma dúvida sobre criar jornada de trabalho ou a sobre a funcionalidade do nosso sistema, deixe aqui nos comentários que iremos responder!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!