Gestão de pessoas Tecnologia e Inovação

Aplicativo do Colaborador: solução na palma da mão

Fortes tecnologia apresenta aplicativo de ponto eletrônico
Escrito por Karina Souza
Atualizado em: 19/02/2020 Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A tecnologia é uma grande aliada das organizações. O uso de sistemas contribui na condução de processos, na qualidade de produtos e serviços e na redução de custos operacionais. Neste artigo vou falar sobre aplicativo de ponto eletrônico que é essencial nos dias de hoje para o departamento pessoal das empresas.

O software automatiza os processos da empresa, faz com que as atividades repetitivas e operacionais sejam excluídas. No departamento de RH e DP por exemplo, os softwares são utilizados para otimizar e potencializar o trabalho, bem como auxiliam na tomada de decisões.

A aquisição de uma ferramenta adequada propõe diversos benefícios, otimiza as atividades e as deixam mais eficientes e eficazes, agregando melhores resultados para a organização. Os softwares começaram a dominar os principais setores da maioria das empresas desde a década de 90 e ainda hoje são extremamente importantes para que as organizações tenham dados cada vez mais seguros e precisos. Posso dizer na verdade que os softwares hoje, são indispensáveis.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Mas hoje, essa realidade não só é verdade como também evolui constantemente, e por isso, podemos dizer que além dos softwares, nós também não vivemos sem os “famosos” aplicativos. O uso de app integrado com sistemas de RH/DP já é uma realidade nas empresas, principalmente com as novas gerações. As pessoas estão cada vez mais próximas da tecnologia!

A  tecnologia contribui para dar mais transparência ao trabalho do RH e ainda, permitir que esse departamento tenha tempo disponível para atuar de forma mais estratégica na empresa.

Pensando nas necessidades das empresas, em otimizar o trabalho do RH e aproximar o colaborador da organização, a Fortes Tecnologia desenvolveu o app Fortes Colabore. Veja como funciona o nosso aplicativo de ponto eletrônico.

O que é o App Fortes Colabore?

O Fortes Colabores é um aplicativo de ponto eletrônico para smartphone e IOS que permite o colaborador consultar e emitir informações importantes, agilizando o trabalho do Departamento Pessoal e evitando desgastes entre o setor e o colaborador. As principais funções do aplicativo são:

  • remuneração (gerar folha, férias, 13º salário, etc);
  • realizar batidas de ponto por meio da digital ou foto;
  • consultar saldo do banco de horas e horas extras;
  • receber mensagens do DP da empresa através dos sistemas Fortes Ponto ou do Fortes Pessoal;
  • emitir a declaração de rendimentos;
  • ter acesso ao Perfil Gestor;
  • atualizar dados cadastrais por meio da foto do comprovante;
  • solicitar abonos de faltas, atrasos ou saídas antecipadas;

*A batida de ponto é para a empresa que está homologada de acordo com a portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Com essa função, a empresa tem o registro do ponto feito por meio da geolocalização para que seja identificado o lugar que o colaborador realizou a batida. Portanto uma forma segura e prática que evita os desgastes com colaboradores que muitas vezes trabalham viajando ou visitando clientes, por exemplo. 

Em relação ao gerenciamento de ponto, o Departamento Pessoal terá mais produtividade, já que não precisa coletar e conferir os dados sobre as marcações de cada colaborador e calcular horas para o fechamento da folha de ponto. Num é um máximo!?

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS. Existe uma versão de demonstração para que você acesse e conheça o melhor que há para a sua empresa. Para instalar o aplicativo, procure por Colabore nas lojas Apple Store ou Google Play.  

Assim que baixar e abrir o aplicativo, basta clicar em “experimente” para ter acesso e conhecer todas as suas funções. Veja na imagem abaixo!

Ao clicar em “Experimente” você se depara com o perfil, onde são apresentados os dados pessoais, como, nome completo, CPF, e-mail e endereço. Veja na imagem abaixo. Importante deixar claro que na versão de experimento, os dados apresentados são de um colaborador fictício. Para ter acesso aos seus dados reais, caso você seja um colaborador, a sua empresa precisa ter aderido ao uso do aplicativo.

Se você for gestor do departamento pessoal, empresário ou um líder que quer levar essa solução para sua empresa, é só falar com a gente para conhecer mais. Veja aqui! Mas antes, termine de ler o artigo e veja mais sobre o Fortes Colabore.

Na parte inferior do app ficam os ícones que representam o menu de navegação, o menu principal. Através do ícone “reloginho” são consultadas as marcações de ponto e a opção de efetuar o registro da batida.

Visualização das batidas no aplicativo de ponto eletrônico

Escolha o mês que deseja consultar o histórico de batidas para visualizar se existe alguma ausência ou não. Assim, ao invés de o colaborador esperar a cobrança do departamento pessoal para o ajuste dos pontos, ele mesmo poderá solicitar sem burocracia. Veja na imagem abaixo como os pontos aparecem para a conferência.

Nessa mesma tela, o colaborador consegue consultar o saldo do banco de horas que consta “até o dia” em que os dados foram processados. Para os usuários do Fortes Ponto, essa informação é possível acessando Utilitários > Processar Resumo dos Empregados.

Notificação do Departamento Pessoal x Colaborador

Para consultar as solicitações e avisos do Departamento Pessoal, é só clicar no ícone de mensagem (menu principal). Dessa forma a comunicação entre a empresa e o colaborador será bem mais eficaz. De onde o colaborador estiver, ele consegue se comunicar com o DP instantaneamente. 

Visualização das folhas de pagamento

No menu Folha é exibido o agrupamento de competências das folhas separadas por mês e ano. Também facilita na localização do Demonstrativo de Férias e da Declaração do Imposto de Renda. Tudo em um único lugar! 

Escolha uma competência (mês) para visualizar o demonstrativo da folha, vale deixar claro que é possível em uma mesma competência conter vários tipos de folhas. Isso vai depender do contrato de cada colaborador com a empresa em que trabalha.

A visualização da folha é de fácil entendimento. É possível consultar de forma organizada os proventos, descontos, totais (bruto, liquido) e outras Informações sobre as bases de cálculos dos impostos. Veja na imagem abaixo um exemplo dessas informações.

Recibo de Pagamento

É possível ainda gerar o recibo de pagamento através do app em ambos os sistemas operacionais. Basta clicar nos ícones de “download” localizado no canto superior do aplicativo para ter os recibos direto no celular. Assim o colaborador pode compartilhar da forma que precisar. A imagem abaixo mostra como o recibo é gerado.

Integrações do Fortes Colabore

O app Fortes colabore é integrado diretamente com os sistemas de gestão de pessoas da Fortes Tecnologia (Fortes Ponto e Fortes Pessoal). Portanto, as empresas que usam esses sistemas, já estão totalmente aptas a aderirem o app Forte Colabore. É só falar com um dos nossos consultores e saber mais todos os detalhes.

E aí! Ficou com vontade de ter toda essa praticidade na sua empresa ? Então não deixe de falar com a gente. Se você é gestor, não perca tempo. Se você for colaborador, leve essa ideia para os seus líderes.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Karina Souza

Graduada em Recursos Humanos, Coach e Especialista em Gestão Empresarial. Gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas da Fortes Tecnologia, Instrutora na área de RH, gestão de pessoas e SST. Mãe, Escritora, Apaixonada por desenvolvimento de pessoas e Inovação.

2 comentários

Deixar comentário.

Compartilhar