Um dos principais desafios para quem trabalha no departamento de recursos humanos é buscar os melhores profissionais do mercado para captar talentos e trazer novas habilidades para a equipe. Para isso, utilizar o recrutamento misto é uma excelente maneira de conquistar ótimos colaboradores.
Por meio desse sistema é possível compor uma equipe mais produtiva e alinhada com a cultura organizacional da corporação. Isso faz com que o engajamento aumente e a satisfação de cada funcionário aumente. Se você quer saber o que é o recrutamento misto e como ele pode ser implementado, continue a leitura e confira nossas dicas!
Esse formato de seleção e recrutamento reúne pessoas internas e externas para disputar as vagas disponíveis na empresa, ou seja, os indivíduos que já fazem parte do quadro de funcionários podem disputar a chance de uma promoção com outras pessoas que chegaram por meio do mercado de trabalho.
Tal abordagem busca expandir a busca por colaboradores mais qualificados para preencher as vagas disponíveis, aumentar o potencial de cada indivíduo e otimizar o processo de recrutamento da empresa de uma maneira clara e justa para os participantes.
Desse modo, é possível desenvolver estratégias de seleção mais justas para indivíduos internos e externos ao negócio. Assim, todos os candidatos são avaliados pelos mesmos critérios e a vaga é preenchida por quem mais se destacou, preservando o senso de responsabilidade e justiça da equipe de RH.
Agora que você já entende como esse formato funciona, é hora de conhecer quais os principais benefícios referentes a sua implementação. Desse modo, você consegue determinar se essa metodologia pode ser implementada na sua empresa.
Por meio desse formato de seleção é possível encontrar indivíduos com o perfil ideal para preencher o quadro de funcionários. Independentemente da origem do colaborador, a seletiva é feita com o enfoque nas habilidades necessárias para ocupar a vaga em questão.
Desse modo, o relacionamento pessoal dos colaboradores que já fazem parte da empresa não pode afetar a decisão da equipe. Isso faz com que todo o processo seja mais objetivo, justo e focado nas atribuições do cargo que precisa ser preenchido.
O crescimento profissional é o principal desejo de cada colaborador do seu time, seja ele pertencente a empresa ou um membro externo a ela. Por meio do recrutamento misto é possível manter os colaboradores empolgados com a possibilidade de promoção e com a chance de enfrentar novos desafios na carreira.
Esse tipo de empolgação normalmente contribui para melhorar o clima organizacional, a interação entre os colegas e faz com que a produtividade aumente. Além disso, a possibilidade de ocupar cargos mais altos faz com que todos os membros fiquem mais engajados e focados nas metas do seu setor.
Ao ampliar as possibilidades de contratação por meio do recrutamento misto, a probabilidade de encontrar indivíduos com alto grau de qualificação aumenta. Isso significa que a empresa não se fecha para novos colaboradores, além de estimular os membros de sua equipe a avançarem na sua formação.
Essa metodologia, portanto, traz benefícios tanto para os colaboradores que são estimulados a se desenvolver quanto para a corporação que conta com pessoas com alto grau de qualidade técnica em suas respectivas áreas de atuação.
Se você está procurando oportunidades para economizar na empresa, adotar o recrutamento misto pode ser uma boa alternativa. Por meio dele, é possível ter acesso a mais pessoas qualificadas, o que vai tornar sua seleção mais simples e, desse modo, poupar tempo e dinheiro.
Assim, você tem mais agilidade para que um candidato com as competências necessárias assumam a função de forma ágil, o que aumenta o potencial de ganho no negócio, além de reduzir os gastos com o processo seletivo.
Existem algumas formas para colocar em prática esse tipo de recrutamento. Para ajudar no entendimento sobre ele, separamos características de cada um e dicas de como fazer esse tipo de seleção. Confira!
Nesse modelo de recrutamento misto, você vai iniciar pela seleção interna, ou seja, o departamento de recursos humanos entra em ação e procura na própria organização a pessoa com as habilidades necessárias para a vaga.
Isso pode ser uma boa maneira de incentivar seus talentos e reduzir o turnover. Caso não encontre ninguém com as aptidões para o cargo, o processo é promovido para pessoas de fora da empresa.
Esse é o modelo menos tradicional, porém, também é factível colocá-lo em prática. Enquanto o outro iniciava com colaboradores que já faziam parte da empresa, esse tipo de seleção começa com a divulgação para pessoas de fora da empresa.
Essa opção pode ser uma boa alternativa para renovar o quadro de colaboradores e dar um novo ânimo para o negócio. Portanto, vale avaliar se esse tipo de seleção é uma boa para sua organização.
Outra alternativa que pode ser utilizada para fazer o recrutamento misto é utilizar os dois tipos de forma simultânea, ou seja, você divulga a vaga tanto para os colaboradores atuais da empresa, quanto para pessoas externas que apresentem qualificação e vontade de ingressar no seu quadro de funcionários.
Nesse sentido, o objetivo não é privilegiar nenhum dos públicos, mas sim dar igualdade de condições para que o indivíduo mais adequado para a vaga consiga ocupá-la. Além disso, pode ser um meio de agilizar sua seleção e encontrar pessoas com as habilidade ideais para o cargo.
Entendeu como funciona o recrutamento misto e de que forma é possível colocá-lo em prática em sua empresa? Por meio dele, você alcança vários benefícios que podem tornar seus processos seletivos mais eficientes e menos onerosos. Portanto, vale a pena colocar em prática esse tipo de metodologia para contratar as pessoas certas para sua empresa.
Gostou do artigo? Então, compartilhe com quem você sabe que precisa desse conteúdo.
Sistemas de gestão completos, inovadores e conectados em tempo real. Há mais de trinta anos trazendo mais tecnologia à gestão do seu negócio.