O processo de transformação digital contribui para que haja grandes melhorias em diversas áreas de conhecimento. Por meio dessas mudanças, é possível obter mais segurança, eficiência e transparência em diversas atividades. Entre tantas melhorias, vale a pena conhecer o que é o FGTS digital e como esse sistema pode fazer com que sua empresa tenha mais praticidade nesse tipo de processo.
A criação desse tipo de ferramenta atende a necessidade de empreendedores e trabalhadores que precisam de um sistema otimizado para gerenciar diversos procedimentos que são necessários para o recolhimento e repasse do FGTS. Quer saber mais sobre essa novidade? Então continue a leitura e confira nosso post!
O FGTS Digital é uma plataforma online criada pelo governo federal para facilitar o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ela oferece aos trabalhadores a possibilidade de consultar o saldo de suas contas FGTS e a situação de seus empregadores.
Além disso, é possível ter acesso a informações como gráficos de movimentação dos recursos, extratos, registros sobre saques e transferências e dados sobre a movimentação das contas do FGTS. Essa plataforma está disponível na internet, aplicativos para dispositivos móveis e no Caixa Tem — que é o serviço de atendimento exclusivo da Caixa Econômica Federal.
Essa ferramenta tem como objetivo otimizar o processo de arrecadação, prestação de contas aos trabalhadores, apuração e a cobrança dos respectivos recursos que devem ser depositados na conta do FGTS.
Como esse sistema foi desenvolvido para otimizar a gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de forma eletrônica, tanto trabalhadores quanto empresas devem ter acesso a ele.
No caso das corporações, é possível desenvolver o cadastro no portal do FGTS Digital, onde obtém acesso a um ambiente seguro para cadastrar os dados dos trabalhadores e acompanhar o recolhimento mensal do FGTS. A partir deste ambiente, a empresa pode realizar o recolhimento e acompanhar o saldo do FGTS de seus trabalhadores.
Já os trabalhadores, é possível utilizar o aplicativo ou realizar seu login na página do FGTS digital. Por meio dele, o trabalhador consegue acompanhar seu saldo de FGTS, realizar saques emergenciais, consultar extratos, obter informações sobre a quitação de financiamentos habitacionais, por exemplo.
Por meio da implementação desse novo sistema, tanto o empregado como o empregador tem uma série de serviços disponíveis. Para as empresas, será possível criar e personalizar boletos, realizar consultas, visualizar dívidas, optar por parcelamentos, solicitar reembolsos quando necessários, entre outros serviços que contribuem para otimizar a rotina de prestação de contas quanto ao FGTS.
Já para os colaboradores, é possível consultar os extratos, verificar seus depósitos, conferir atrasos, verificar transferências, empréstimos e ainda oferece acesso a diversos requerimentos necessários para a liberação do crédito.
Para acessar essa plataforma, é necessário utilizar o login de registro do site gov.br. Esse é um meio seguro e confiável para que qualquer usuário possa ter acesso a diversos serviços do Governo Federal, inclusive quanto aos registros do FGTS.
Com seu usuário e senha em mãos, é possível acessar todas as informações sobre sua conta, saques e demais aspectos relevantes. Vale destacar que para ter acesso a esses recursos é obrigatório ter uma conta gov.br com um nível de validação prata ou ouro, ou seja, um certificado digital de pessoal físico — tal como um selo de validação facial ou de internet banking, por exemplo.
Para a empresa, é possível realizar esse processo por meio de um certificado digital que deve estar vinculado ao CNPJ da corporação. Os certificados aceitos pelo Governo para esse registro são: A1, A3 ou certificado em Nuvem.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores brasileiros que atuam com carteira assinada, com exceção dos militares que utilizam uma estrutura própria para esse fim.
Esse fundo é administrado pelo governo que visa garantir direitos trabalhistas e previdenciários aos trabalhadores. Ele é obrigatório e as empresas devem depositar uma parcela da remuneração do trabalhador em uma conta vinculada ao CPF desse indivíduo. Vale destacar que esse valor incide diretamente sobre a empresa, ou seja, não é permitido que tal valor seja descontado do salário dos colaboradores.
O novo portal do FGTS tende a facilitar muito o cotidiano das empresas, trazendo benefícios que podem aumentar a produtividade e agilizar os lançamentos necessários. Veja mais sobre os impactos logo abaixo!
Esse novo recurso disponibiliza diversas ferramentas que podem trazer mais eficiência para as empresas. Por exemplo, por meio dele, é possível fazer alterações ou cancelar contas e lançamentos.
Além disso, é possível consultar saldos, movimentações, extratos e diversos recursos importantes para efetuar um bom gerenciamento. Assim, sua empresa conseguirá otimizar o fluxo de informações relacionadas ao FGTS.
Caso você tenha dificuldades no lançamento das informações de contribuição do FGTS, o novo portal pode ser uma boa alternativa. Assim, você evita erros que possam gerar multas para a empresa.
Além do novo portal, vale contar com um software para ajudar na hora de realizar os lançamentos necessários, fazer o pagamento de Darf e manter tudo no controle ao realizar a gestão do FGTS.
Acompanhar a legislação trabalhista é fundamental para manter a empresa nas normas e evitar problemas com ações que possam prejudicar os resultados do negócio.
Nesse sentido, é possível observar os dados importantes relacionados aos empregados e ao FGTS. Portanto, vale a pena acompanhar essa novidade, além de implementar ferramentas que auxiliem no bom andamento dos lançamentos e obrigações.
Viu como é importante entender mais sobre o funcionamento do FGTS digital? Por meio desse recurso, você garante que sua empresa disponha dessa ferramenta para otimizar o recolhimento desse valor para seus colaboradores. Assim, pode-se reduzir diversos custos operacionais e ganhar mais eficiência na sua gestão.
Quer aprender mais sobre o FGTS? Então continue com sua visita ao blog e confira as 6 principais dúvidas e as regras para esse benefício!
Últimos posts
Sistemas de gestão completos, inovadores e conectados em tempo real. Há mais de trinta anos trazendo mais tecnologia à gestão do seu negócio.