Como elaborar um plano de educação corporativa para sua empresa?

Como elaborar um plano de educação corporativa para sua empresa?
4 minutos de leitura

Quando o assunto é capacitação de funcionários, contar com um plano de educação corporativa é fundamental. Isso porque essa ferramenta de gestão permite fazer o mapeamento das competências já adquiridas pelos profissionais, e também identificar as dificuldades, gerando oportunidades de aquisição de novas competências.

Assim, ao contar com os dados coerentes com a realidade da sua empresa, é possível estabelecer um plano de ação eficiente para contribuir com o capital humano da empresa.

Para ajudar você a entender como elaborar um plano de educação corporativa para a empresa, preparamos este artigo. Acompanhe!

Faça o levantamento das necessidades dos funcionários

O primeiro passo para elaborar um plano de educação corporativa é identificar quais são os gaps de desenvolvimento dos colaboradores da organização. Dessa forma, fica mais fácil direcionar os esforços por área, de acordo com as necessidades de aperfeiçoamento de competências técnicas e comportamentais.

Vale lembrar que, para ser efetivo, o plano de educação corporativa deve ser constante, não se limitando a treinamentos esporádicos, pois é possível direcionar as ações para diversos caminhos, garantindo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Continue sua leitura ????

Determine os objetivos 

Após identificar os gaps de desenvolvimento, é possível desenvolver um plano de educação corporativa, traçando objetivos claros. Com o levantamento realizado, é possível identificar quais funcionários passarão pelos cursos e quais os resultados esperados com os esforços de capacitação empregados.

Nesse cenário, é preciso estabelecer os objetivos da capacitação, que devem considerar cinco fatores. Acompanhe!

  • lacunas de conhecimento;
  • indicadores de resultado;
  • objetivos macro e micro da empresa;
  • método de treinamento;
  • mudanças necessárias.

Crie um plano de implementação

Para tirar as ideias do papel, é preciso investir em um plano de implementação. Para isso, é preciso contar com o apoio das lideranças das áreas da empresa, que ajudarão a identificar o melhor momento para implantar as ações do plano de educação corporativa e também sinalizar as metodologias mais adequadas para seus públicos.

Esse também é o momento de prever os custos e projetar os resultados que o programa de educação corporativa vai gerar. Aqui é importante contar com uma estimativa de ROI (Retorno sobre Investimento), já que as capacitações, se bem implementadas, tendem a gerar resultados positivos para a organização.

Crie um cronograma 

Definida as etapas de implementação, é hora de criar um cronograma para executar as ações do plano de educação corporativa para a empresa. Nele, devem conter os dias de treinamentos, fases de capacitação e quando as ações acontecerão.

No cronograma ainda deve constar quais serão os esforços de conteúdos aplicados em cada etapa, atividades ou outras iniciativas que envolvem os cursos de capacitação, reuniões presenciais.

Nesse cenário, é preciso assegurar que todos os colaboradores estejam engajados e cientes da importância de participar das atividades de capacitação, e isso pode ser feito por meio das práticas de endomarketing e comunicação interna na empresa.

Desenvolva os conteúdos

Para colocar o plano de educação corporativa em prática você vai precisar desenvolver os conteúdos de capacitação. Isso pode ser feito dentro da própria empresa, com a ajuda dos gestores das áreas, ou com o compartilhamento de conhecimentos.

O cuidado aqui é garantir que o conteúdo seja relevante para o público, que possa ser colocado em prática e que esteja atualizado, de acordo com as necessidades da organização.

Assim, será possível definir os prazos de cada módulo de treinamento, e como eles se encaixam nas necessidades de aprendizagem dos colaboradores da empresa. Esses materiais nortearão as atividades de aprendizagem e também nortearão a cultura de aprendizado constante na companhia.

Escolha quais métodos serão usados

Os métodos de aprendizado dizem respeito a como as informações de aprendizagem e desenvolvimento serão repassados à equipe. Para isso, é necessário fazer um estudo do perfil dos profissionais da empresa, entendendo as suas preferências, de forma a identificar o material que atenda às necessidades dos colaboradores da empresa.

Nesse cenário, é possível contar com várias possibilidades para a execução do plano de educação corporativa nas empresas, sendo que cada uma possui características distintas, o que significa que podem gerar resultados distintos.

Ainda é possível considerar treinamentos presenciais e online, de acordo com as necessidades da empresa e do perfil dos próprios colaboradores. Para isso, é preciso analisar as funções, idade do público e os recursos de aprendizagem que melhor atenda às necessidades dos colaboradores. Esses materiais podem ser e-books, games e infográficos, por exemplo.

Monitore métricas de desempenho

Para garantir que o plano educacional corporativo seja bem-sucedido, é preciso estabelecer métricas estratégicas, a exemplo de:

  • avaliação de competências adquiridas (provas/atividades);
  • participação e engajamento;
  • resultados aplicados, ou outros tipos de ações.

Ao estabelecer métricas de desempenho é possível entender de uma forma mais efetiva como o time de trabalho faz a assimilação dos conteúdos. Ainda é possível identificar se é preciso melhorar os processos do plano de educação na empresa e quais ações podem ser realizadas para isso.

Quais as vantagens de um plano de educação corporativa?

Agora que você sabe como elaborar um plano de educação corporativa para a sua empresa, veja as principais vantagens dessa ação a seguir!

Incentivo à inovação

Como as pessoas dentro da organização estão em constante aprendizado, fica mais fácil elas adquirirem a confiança para executarem as suas atividades e também propor ações inovadoras, que ajudam o negócio a se tornar mais competitivo.

Com isso, é frequente que os colaboradores se abram para a adoção de novas tecnologias, o que torna o negócio ainda mais produtivo e inovador.

Aumento da produtividade

Como os profissionais passam a executar as suas tarefas com um leque de conhecimento amplo, eles tendem a se sentir mais seguros em suas atividades, culminando no aumento da produtividade na empresa.

Melhora do clima organizacional

Quando as pessoas recebem capacitação na empresa, elas passam a acreditar mais nos propósitos da organização, além de se sentirem mais gratas pelo conhecimento expandido. Com isso, o clima organizacional tende a ficar positivo, colaborando também para a inovação e a redução do turnover.

Como vimos ao longo desta leitura, elaborar um plano de educação corporativa envolve várias etapas. Além disso, para que as atividades sejam efetivas, é preciso contar com o engajamento dos colaboradores, e isso pode ser reforçado com o apoio da liderança e por meio de ações de endomarketing e comunicação interna.

Se você gostou deste artigo sobre plano de educação corporativa, confira também treinamento de pessoas: como gerar resultados desenvolvendo equipes!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!