Confira o que é aprendizagem organizacional e saiba quais as vantagens

Confira o que é aprendizagem organizacional e saiba quais as vantagens
4 minutos de leitura

Criar um ambiente de trabalho que propicie o desenvolvimento dos colaboradores enquanto atuam em suas funções é muito importante para o crescimento da empresa e para a valorização do capital humano de seu time. Desse modo, investir em estratégias que contribuam para a aprendizagem organizacional contribui em vários aspectos para o sucesso de toda corporação. 

O aumento da competitividade no mercado de trabalho, favorece o surgimento de novos desafios para o crescimento do negócio, independente do tipo e tamanho da organização. Uma das principais maneiras de manter a empresa competitiva e com alta performance é por meio do desenvolvimento de seus colaboradores. Se você também quer saber qual a importância de contar com um time em constante evolução, continue a leitura e confira!

O que é aprendizagem organizacional?

Aprender é o modo mais simples de adquirir novas habilidades e conhecimentos necessários ao bom desempenho de suas atribuições. No quesito profissional, é possível ganhar aptidões e capacidades por meio das experiências de trabalho. 

Desse modo, a aprendizagem organizacional é um conceito amplo que incorpora diversas ferramentas e metodologias que a empresa pode utilizar para desenvolver seu capital humano.

Na prática, a aprendizagem organizacional considera que todos os conhecimentos vivenciais e adquiridos,sejam eles informais ou formais, podem ser aplicados no cotidiano dos colaboradores para trazer melhores resultados para a organização. Este conjunto de saberes também pode ser utilizado para que a companhia crie seu próprio modelo de gestão e assim esteja cada vez mais aderente a essa realidade competitiva e mutável.

Qual é a sua importância?

A aprendizagem organizacional tem um papel determinante na produtividade e no bom desempenho de toda a equipe. Por meio de projetos que visam desenvolver habilidades relevantes ao dia a dia da empresa, os colaboradores contam com todas as ferramentas necessárias para cumprir suas tarefas de modo mais rápido e inteligente.

Além disso, essa prática melhora o clima organizacional e transforma o engajamento do seu time por meio da transferência de conhecimento dos indivíduos mais experientes para os que acabaram de chegar na corporação. 

Quais são os principais benefícios para a empresa?

A aprendizagem organizacional pode ajudar a otimizar os resultados do negócio e gerar diversas vantagens para a organização. Veja quais são esses benefícios que esse conceito pode proporcionar ao ser aplicado.

Satisfação dos clientes

Ao adotar a aprendizagem organizacional você consegue aumentar o nível de motivação dos colaboradores e, como consequência disso, eles se tornam mais participativos e desenvolvem estratégias inovadoras e criativas para melhorar a experiência do cliente em sua organização.

Assim, o nível do que é oferecido aos consumidores aumenta e sua empresa consegue oferecer uma jornada de compra ainda mais incrível a eles, aumentando o nível de satisfação e ajudando a fidelizar o cliente.

Aumento da produtividade

Com os investimentos feitos nas estratégias de aprendizagem organizacional, você capacita a sua equipe e ajuda que desenvolvam as habilidades necessárias para realizarem suas funções com excelência, ganhando eficiência e produtividade na empresa.

Assim, trabalhos que antes eram feitos com muita dificuldade e ocupando um prazo mais longo para serem concluídos passam a ser executados em menor tempo. Portanto, se você quer ter um nível de eficácia maior em sua instituição, aplicar recursos em treinamentos e aprendizagem organizacional pode ser uma ótima solução.

Uma melhor reputação de mercado

Com colaboradores mais eficientes e um atendimento ao cliente encantador, a reputação de mercado de sua empresa tende a aumentar. Assim, ao investir em aprendizagem organizacional, você consegue se diferenciar da concorrência e ter lucros ainda maiores.

Além disso, ao ter consumidores satisfeitos com o que sua empresa oferece, naturalmente eles vão se tornar defensores da sua marca, indicando suas soluções para outras pessoas. Dessa forma, se você quer melhorar o posicionamento de mercado do seu negócio, você deve começar a considerar investir em aprendizagem organizacional.

Valorização do capital humano

Ao investir em aprendizagem organizacional, você indica aos seus colaboradores que eles são importantes para sua empresa e que eles têm um papel importante em seu negócio, fazendo com que se sintam valorizados. 

Isso pode ser feito por meio de treinamentos, fortalecimento da cultura da empresa, boas práticas em grupo e com um clima organizacional tranquilo e favorável para que as pessoas que fazem parte do seu negócio consigam se desenvolver.

Como implementar a aprendizagem organizacional?

Agora que você já sabe quais são as vantagens de aplicar esse conceito na sua empresa, que tal aprender quais são as melhores práticas para implementá-lo. Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas que podem ser úteis. Confira.

Ambiente de apoio ao aprendizado

Um primeiro passo para implementar a aprendizagem organizacional é oferecer um ambiente propício para isso. Seu time deve ter ciência de que podem se expressar e auxiliar na busca de soluções para a empresa.

Assim, procure retirar toda a tensão e sensação de risco que possam surgir. Invista um tempo para ter um clima organizacional acolhedor e cooperativo, de modo que todos se sintam à vontade para participar e ajudar a empresa em seu processo de crescimento.

Processos práticos de aprendizagem concreta

Para aplicar essa etapa de implementação dessa metodologia, você pode criar procedimentos que ajudem a desenvolver a aprendizagem em pequenos estágios que podem ser acessados de forma simples e fácil.

Desse modo, os colaboradores conseguem tirar todas as dúvidas práticas que possam surgir e aprender novas informações em todos os momentos durante sua vida profissional. Assim, você assegura que esse conceito seja adotado de forma eficiente em sua empresa.

Suporte das lideranças

O comportamento dos líderes tem um papel crucial no processo de aprendizado dos colaboradores. Assim, para obter equipes participativas e engajadas com o crescimento da empresa é fundamental que os líderes contem com uma mentalidade de valorização da equipe e permitam o debate aberto de ideias e alternativas para o desenvolvimento das tarefas do cotidiano. 

Viu como é possível implementar a aprendizagem organizacional na sua empresa? Além de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, essa abordagem produz um efeito positivo no desempenho geral da corporação. Essas pequenas mudanças, a longo prazo, produzem mais competitividade e produzem mais competitividade e poder de mercado para o seu negócio. 

Gostou do nosso artigo? Então curta nossa página no Facebook e confira conteúdos incríveis como esse!

Últimos posts 👇