Millennials e geração Z: saiba como lidar com esses novos perfis no trabalho

Millennials e geração Z: saiba como lidar com esses novos perfis no trabalho
4 minutos de leitura

Cada geração de pessoas é impactada por seu ambiente, pela cultura, pelos acontecimentos do mundo e por diversos fatores que contribuem para o seu comportamento. Por isso, é necessário entender como lidar com millennials e geração Z no ambiente de trabalho. Esses dois grupos representam uma importante parcela das equipes, sendo necessário entender como coordenar essas pessoas na rotina do seu negócio.

Alguns cuidados são relevantes para que a empresa crie um vínculo de colaboração com tais indivíduos com o intuito de aumentar o seu engajamento com os objetivos do negócio. Se você quer saber como gerir esses dois perfis na sua empresa, continue a leitura do post!

Quem são os millennials e a geração Z?

Entender as características dessas gerações é essencial para fazer uma boa gestão de pessoas na empresa. A seguir, apresentamos quem é cada uma e qual o perfil dos colaboradores que as compõem. Vale a pena continuar lendo e conferir!

Millennials

Os millennials também são conhecidos como geração Y. São os indivíduos que nasceram entre 1980 e 2000. Tais pessoas têm como características mais marcantes a criatividade, a vontade de aprender, a proatividade e o instinto inovador.

Assim, saber como usar tais aspectos em favor da empresa pode ser um grande diferencial competitivo. Ao entender como gerenciar os millennials, a companhia tem muito a ganhar. Para aprender como lidar com eles, basta continuar a leitura.

Geração Z

A geração Z é composta das pessoas que nasceram entre 1990 e 2010. Eles estão acostumados com um mundo extremamente conectado, em que as respostas e informações necessárias chegam de maneira ágil.

Além disso, têm grande consciência socioambiental, facilidade em interagir com inovações, tecnologias e processos rápidos. Assim, para fazer a gestão dessa geração, nada melhor do que usar recursos tecnológicos. A seguir, listamos várias dicas que vão auxiliar na gestão de ambos os perfis.

Como lidar com os novos grupos no ambiente de trabalho?

Entender quais são os melhores mecanismos com a intenção de lidar e gerenciar esses novos perfis no ambiente de trabalho é imprescindível para se destacar no nicho de atuação. Com o intuito de ajudá-lo, separamos algumas boas práticas. Continue lendo e confira!

Tenha o trabalho em equipe como cultura

O trabalho em equipe é um fator crucial para o bom andamento do negócio. Nesse sentido, incluí-lo na cultura da empresa é um passo essencial. Tais gerações conseguem interagir muito bem, e, com tal aspecto incluso em sua cultura, você sinaliza que ele é relevante para o seu negócio.

Além disso, os indivíduos que nasceram em ambos os períodos já estão bem acostumados a lidar uns com os outros, dado que são incentivados desde pequenos a trabalharem em equipe.

Desse modo, aproveitar essa aptidão a fim de melhorar os resultados da empresa é um ótimo jeito de lidar de maneira adequada com tal questão no ambiente organizacional. Portanto, vale ressaltar que o trabalho em grupo é valorizado na empresa.

Calendário do RH e DP 2024

Foque no resultado

Ter foco no resultado e disponibilizar mais liberdade no ambiente de trabalho é indispensável para a geração Z e aos millenials. Nesse sentido, oferecer a possibilidade de regimes híbridos ou de home office pode trazer um bom desempenho.

Os indivíduos dessas gerações valorizam muito a alternativa de usufruir de maior liberdade com seu foco voltado para os resultados, e não para horários fixos em um emprego qualquer.

Desse modo, aproveitar tais aspectos na intenção de aumentar a produtividade e motivação no ambiente de trabalho pode gerar ótimos produtos. Portanto, seja menos rígido na hora de gerenciar essas pessoas.

Invista em atratividade da marca empregadora

Criar uma empresa atrativa não significa transformá-la em um parque de diversões para o time. Esse tipo de abordagem normalmente não se mostra sustentável ao longo do tempo. Por isso, vale apostar em tornar a empresa atrativa, mas sem perder de vista os objetivos do negócio.

A ideia é oferecer para os colaboradores a chance de se desenvolver, criar um plano de carreira e ampliar suas opções de trabalho na corporação. Isso envolve planos de benefícios, treinamentos, cursos custeados pela empresa e demais recursos que possam atrair o interesse tanto dos millenials quanto da geração Z.

Aproveite a aptidão tecnológica deles

Essas gerações também estão muito acostumadas a lidar com a tecnologia. Assim, investir em soluções e oferecer boas ferramentas para que eles tenham mais produtividade é fundamental para aproveitar todo o potencial dos millenials e da geração Z.

Além do mais, você reduz as tarefas manuais e oferece mais tempo para que as pessoas inovadoras e criativas da empresa tenham destaque. Assim, é possível obter destaque no mercado de atuação, aproveitando os melhores recursos que estão disponíveis no mercado.

Por que usar a tecnologia para fazer a gestão de pessoas?

Tanto os millenials quanto a geração Z já apresentam uma grande familiaridade com os recursos tecnológicos. Isso significa que novas ferramentas são bem-vindas e utilizadas de maneira a aumentar a produtividade.

Elas também são essenciais para automatizar atividades desgastantes e criar uma rotina muito mais ativa para a equipe. Assim, os colaboradores podem envolver-se em tarefas estratégicas e que demandam um bom capital intelectual. Portanto, o uso de inovações desse tipo é altamente recomendado no ambiente de trabalho, especialmente para equipes compostas por essas duas gerações.

Também vale destacar que os dois grupos valorizam muito a experiência e a interação com o grupo. Dessa maneira, ferramentas que facilitam a comunicação interdepartamental podem contribuir para criar vínculos positivos para que a equipe seja mais produtiva e haja mais agilidade nos processos realizados internamente.

Entendeu como é possível engajar millennials e geração z em simultâneo? Certamente, há peculiaridades específicas de cada pessoa, mas desenvolver estratégias para criar uma boa experiência aos colaboradores promete trazer diversos benefícios tanto no curto quanto no longo prazo. Portanto, não deixe de manter uma comunicação clara e aberta com o seu time para entender quais são as suas necessidades e demandas para otimizar a rotina de trabalho.

Quer saber como melhorar o engajamento dos colaboradores? Então, leia nosso post e confira como aumentar a motivação da equipe!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!