Entenda o que é o metaverso e como ele deve impactar os negócios

Entenda o que é o metaverso e como ele deve impactar os negócios
4 minutos de leitura

Muitas pessoas buscam saber o que é o metaverso. Desde que o Facebook anunciou a mudança de seu nome para Meta, os holofotes passaram a figurar sobre esse importante tema. E não é para menos, pois muitas mudanças significativas estão por vir com as empresas e pessoas aderindo cada vez mais a essa nova tecnologia.

Este artigo fala melhor sobre esse importante tema. Ao ler o texto, você entenderá o conceito relacionado. Saberá quais são os objetivos e previsões a respeito do assunto. Por fim, conhecerá as principais mudanças e características de um metaverso.

Continue a leitura e aproveite o artigo!

O que é metaverso?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o conceito de metaverso não é exatamente novo. No entanto, ele está sendo popularizado principalmente pela iniciativa da Meta (antigo Facebook) de investir nesse setor. A intenção é tão forte que até o nome da companhia foi mudado.

Assim, podemos dizer que um metaverso é um ambiente virtual no qual os participantes têm avatares que os representam como se fosse no mundo real. Por meio deles, as pessoas podem interagir e ter conversas, por exemplo. Tudo isso é proporcionado por meio de tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada.

Qual é o objetivo do metaverso?

As intenções com esse tipo de tecnologia são sempre as melhores possíveis, pelo menos assim dizem os seus idealizadores. O objetivo é romper barreiras físicas e permitir que pessoas do mundo inteiro se encontrem sem ao menos sair da casa. Para que isso ocorra, devem existir atrativos interessantes.

E eles existem. Em um metaverso, é possível comprar imóveis, participar de festas e eventos e até trabalhar em conjunto no desenvolvimento de projetos, fazendo inclusive treinamentos. Ao manter um avatar dentro de um metaverso, uma pessoa estará apta a desfrutar de um mundo completamente novo.

Quais são as previsões a respeito do metaverso?

Atualmente, as principais tecnologias envolvidas na construção de um metaverso são a realidade virtual e aumentada. Quando usadas em conjunto, temos a realidade mista. Ela permite o encontro de pessoas de diferentes locais do mundo em um ambiente completamente virtual.

No entanto, as previsões dizem que isso é apenas o começo. Com o uso de criptomoedas, por exemplo, será possível fazer transações financeiras de grande valor. Já são transacionados terrenos virtuais e grandes marcas já têm presença garantido em vários metaversos existentes hoje.

Quais são as principais mudanças que o metaverso promete para a vida profissional e pessoal?

Alguns aspectos (ou vários deles) prometem ser drasticamente alterados com as pessoas tendo avatares no mundo virtual conhecido como metaverso. Veja a seguir alguns exemplos de como a sociedade em geral será impactada com a chegada em massa dessa nova tecnologia. Confira.

Interação

A forma de interação que o metaverso proporciona vai além daquelas utilizadas em tempo de isolamento social. Em vez de simples conferências ou videochamadas chamadas, no metaverso é possível fazer uma reunião virtual com a participação de todos com seus respectivos avatares. A interação se dá em uma nova esfera de compreensão, tornando tudo mais dinâmico.

Formação

Formação

Outro ponto bastante relevante com a adoção do metaverso é em relação à formação de profissionais e suas respectivas atuações no mercado de trabalho. A sala de aula como é conhecida sofrerá impactos significativos. Além disso, o perfil de profissional requerido para o mercado de tecnologia provavelmente mudará bastante, pois se trata de uma tecnologia inovadora.

Comunicação

Não menos importante, é preciso enfatizar como a comunicação entre pessoas mudará com o uso cada vez maior de um metaverso. Por meio de interações virtuais, pessoas tenderão a se comunicar de forma diferente. Mesmo que seja uma maneira virtual, ela se dará em tempo real, com os participantes conversando como se estivessem presentes. Isso assegura a transmissão da informação de maneira acelerada.

Quais são as principais características dessa tecnologia?

Um metaverso tem a capacidade de simular um mundo totalmente novo ao mesmo tempo que o participante não sai de sua casa ou trabalho. É possível, inclusive, utilizar esse conceito para desenvolver os funcionários de uma organização.

Veja a seguir como isso pode ser feito por meio das características dessa nova tecnologia. Acompanhe.

Realidade virtual

Toda a realidade de um metaverso é virtual, logicamente. Assim, a expressão “realidade virtual” serve para designar a modalidade de vivência que se tem ao participar de um ambiente desses. Para isso, é preciso utilizar um óculos RV com fones de ouvido. O usuário verá um ambiente virtual e ouvirá os sons emitidos, tendo a impressão que está em um local distinto daquele que ocupa fisicamente.

Realidade aumentada

Já o conceito de realidade aumentada é um pouco diferente da realidade virtual. Em vez de criar um ambiente completamente novo, a realidade aumentada insere elementos virtuais no ambiente real. Dois bons exemplos disso podem ser representados pelo jogo Pokémon Go e pelos filtros usados em redes sociais. Ambos inserem elementos virtuais em conjunto com a realidade.

Realidade mista

No caso da realidade mista, temos uma mistura das duas realidades apresentadas anteriormente. Nesse caso, há interação entre os participantes, inclusive, ao mesmo tempo que uma imagem é projetada para um público em específico. Esse é o caso de um show no qual o cantor é um holograma e no qual os participantes não estão todos em um mesmo local físico.

Gestão de pessoas

Também é possível aproveitar todas essas características para aplicar no meio empresarial, como no conceito de gestão de pessoas, por exemplo. As realidades apresentadas podem ser usadas para desenvolver habilidades comportamentais nos funcionários de uma empresa, por exemplo. Dinâmicas virtuais podem ser aplicadas e os participantes podem se integrar por meio de uma realidade mista.

Entender o que é metaverso permite que pessoas e empresas se conectem cada vez mais rápido em um ambiente que futuramente pode ser mais presente que a própria realidade. Apesar de causar algum espanto, um metaverso pode proporcionar uma infinidade de novas possibilidades para desenvolver o potencial humano. Treinamentos e desenvolvimento de competências podem ser usados em favor do crescimento do indivíduo.

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!