Diversidade e inclusão no RH: qual a importância da prática nos processos de recrutamento?

Diversidade e inclusão no RH: qual a importância da prática nos processos de recrutamento?
4 minutos de leitura

Diversidade e inclusão são muito mais que programas, políticas e culturas que influenciam na contratação de funcionários. As empresas que aderem a esses conceitos superam os seus concorrentes porque respeitam as perspectivas, necessidades e o potencial de todos os membros de suas equipes. Em virtude disso, ambientes de trabalho diversificados e inclusivos conquistam uma confiança mais profunda dos talentos.

As políticas de diversidade e inclusão no RH melhoram o comprometimento dos times. Esses dois conceitos estão interconectados e não são intercambiáveis, tendo em vista que um se refere à composição de um negócio e o outro, às contribuições oferecidas por profissionais diferentes que se integram e são valorizados no desempenho de sua função.

Gostaria de entender por que diversidade e inclusão são temas cada vez mais importantes em todas as empresas? Acompanhe a leitura!

Saiba quais são os benefícios da política de diversidade e inclusão no RH 

Um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado é aquele que faz com que todos se sintam igualmente apoiados e envolvidos. Essa inclusão abrange todas as áreas da empresa, independentemente do que esses colaboradores fazem durante suas rotinas ou de quem sejam para os gestores. Veja a seguir as principais vantagens dessas políticas!

Aumento da inovação

Com equipes diversificadas, percebe nitidamente um aumento da inovação, já que os profissionais se tornam mais propensos a fazer as ideias inovadoras acontecerem. Equipes distintas podem trazer uma ampla gama de experiências, habilidades e culturas. Isso forma uma ampla base de recursos que possibilita a execução de ideias com mais rapidez, autonomia e eficiência.

Os times diversificados com gestores atentos podem impedir que más decisões sejam tomadas, evitam que a marca se prejudicada ou que o seu crescimento venha a ser interrompido. A colaboração agrega valor e poder às equipes, que descobrem como utilizar as ferramentas internas pode aprimorar significativamente a eficiência operacional e a gestão do negócio.

Mais criatividade

As ideias são criadas por equipes de pessoas. E por esta razão, quanto mais diversificados e inclusivos esses times forem em várias dimensões, por exemplo, etnia, sexualidade, gênero, idade, histórico educacional, nível de experiência e especialização, maior a probabilidade de serem criativos. Esses colaboradores vão buscar inspiração em lugares que não estão aparentemente relacionados.

As combinações de ideias levam a soluções mais inovadoras e que são mais improváveis de surgirem em um contexto onde todos os talentos são semelhantes. Portanto, não importa qual seja a função do colaborador, em um ambiente que aposta na diversidade e inclusão, ele pode contribuir com uma ideia que leve o negócio a um patamar mais elevado.

Melhora na comunicação

A diversidade e a inclusão podem melhorar a comunicação entre todos os envolvidos nas atividades de uma empresa. As políticas levam os profissionais a apostar na colaboração para a obtenção de insights e para a criação de métodos eficazes. O tempo gasto para realizar as tarefas também pode ser reduzido com a troca de informações entre talentos.

Isso mostra como uma cultura inclusiva e que investe na diversidade pode permitir que uma empresa fique à frente das tendências. A comunicação aprimorada pode fazer com que os times levem menos tempo para concretizar as ideias inovadoras e trabalhem em conjunto em prol dos objetivos da empresa. Essas políticas aceleram o ritmo para a execução das ideias inovadoras. 

Criação de novas perspectivas 

A inovação se tornou uma necessidade para a sobrevivência dos negócios, especialmente após a chegada da transformação digital. Desse modo, é importante que o gestor procure ouvir as perspectivas dos outros e compreenda que a diversidade e a inclusão oferecem vantagens relevantes. Diante disso, o profissional conseguirá selecionar as melhores ideias e incluir talentos com pontos de vista diferentes.

Durante as reuniões com os times, o gestor provavelmente obterá inspirações que nunca teria por conta própria, pois são originadas pela diversidade e inclusão. Além disso, os times diversificados são melhores na tomada de decisões, escolha de recursos e cooperação. Quando se trata de decidir quais ideias testar, as equipes inclusivas e diversificadas são muito melhores do que as homogêneas.

Aumento da produtividade

Ao promover a diversidade e inclusão, as empresas podem obter colaboração expansiva, impulsionar ações rápidas e acompanhar as tendências de negócios. Os conceitos também tendem a aumentar consideravelmente a produtividade, visto que a diversificação de talentos envolve ideias inovadoras, identificação de novos meios de solucionar dificuldades e muito mais.

O resultado da adoção dos novos conceitos melhora a eficiência operacional, aumenta a sua capacidade de produzir e de se adaptar às novas demandas da sociedade. Uma equipe diversificada tem mais chances de encontrar respostas que aperfeiçoem os processos e que expandam as atividades de uma empresa, não importa a sua área de atuação ou porte. 

Conheça as estratégias que podem ser utilizadas para aplicar essas políticas

Cada colaborador tem diferentes interesses, experiências e paixões que podem utilizar como base para contribuir. Crie uma cultura de inclusão e diversidade para que todos celebrem e usem o seu potencial de modo positivo em favor da empresa. As diferentes percepções e opiniões podem direcionar as conversas para a criação de algo exclusivo. Observe abaixo algumas estratégias importantes!

Revisar as políticas de recrutamento e seleção 

O primeiro passo para a aplicação desses conceitos é fazer uma revisão das políticas de seleção, recrutamento e admissão da empresa. Por exemplo, as entrevistas digitais padronizadas podem ajudar na construção de equipes diversificadas e autênticas. Ao fazer as perguntas na mesma ordem e da mesma maneira para todos os candidatos, o gestor garante uma experiência mais justa. 

Capacitar os gestores

Outra estratégia fundamental para ter inclusão e diversidade nos ambientes de trabalho é capacitar a liderança para que contrate talentos diversificados, de alto potencial e em construção de sua carreira. Essa orientação conduzirá os gestores para que tenham comportamentos inclusivos, aproveitem melhor os talentos que normalmente podem ser colocados na linha de frente. 

Promover a segurança psicológica

Contratar uma força de trabalho diversificada não é suficiente, é necessário que esses profissionais tenham segurança psicológica para expor suas opiniões. Quando a empresa cria um local de trabalho inclusivo, pode desencadear uma explosão de ideias, desde que os colaboradores de todos os times se sintam psicologicamente seguros para apresentar suas perspectivas únicas.

Entendeu a importância de garantir diversidade e inclusão no RH ou departamento de pessoal? Assegure que as diversas vozes dentro da sua organização sejam ouvidas e valorizadas para criar uma atmosfera de confiança que impulsione efetivamente a inovação. Adote estratégias para contratar talentos de forma objetiva, que sejam representativos de outras culturas e contextos. 

Gostou das informações? Então, compartilhe-as nas suas redes sociais com seus amigos e conhecidos!

Aproveite também para conhecer a nossa solução para o seu setor de RH clicando aqui.

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!