Gestão de férias: 3 dicas imbatíveis de como fazer

Gestão de férias: 3 dicas imbatíveis de como fazer
4 minutos de leitura

Gestão de férias é mais uma responsabilidade do Departamento Pessoal (DP) das empresas. O processo envolvendo esse direito dos colaboradores requer o pagamento dos valores devidos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A lei prevê que os empregados possuem o direito ao descanso a cada 12 meses de trabalho.

A gestão de férias envolve alguns cuidados, já que perder o prazo de férias dos colaboradores pode gerar multa e outros passivos trabalhistas. Nesse cenário, qualquer erro relacionado à gestão de férias na empresa pode causar grandes transtornos. 

Para ajudar você a fazer a gestão de férias na empresa, preparamos este artigo com 3 dicas. Acompanhe!

O que é a gestão de férias?

Gestão de férias é o gerenciamento das férias dos trabalhadores de uma empresa que, a cada 12 meses, têm direito ao gozo desse benefício previsto na CLT. O período de descanso é necessário para que o trabalhador possa renovar as suas energias. 

Nesse cenário, garantir o correto pagamento da remuneração nesse período é fundamental para que o trabalhador possa usufruir desse período com tranquilidade, além de evitar prejuízos para a empresa, como o pagamento de passivos trabalhistas, e outras questões jurídicas.

Nesse cenário, a gestão de férias visa coordenar as atividades, a fim de organizá-lo para não causar impactos negativos na organização, sendo uma tarefa delegada ao Departamento Pessoal das empresas. 

Ainda é por meio da gestão de férias que a companhia tem condições de fazer o planejamento estratégico, com o objetivo de conceder tempo de descanso de qualidade aos funcionários, evitando impactos negativos para a corporação.

Logo, é a partir da gestão de férias que a empresa pode provisionar as ausências dos colaboradores em determinado período, e com isso evitar que a equipe fique sobrecarregada.

Leia mais:

Qual a importância da gestão de férias?

A gestão de férias faz a distribuição dos períodos das férias entre os funcionários, sem que isso venha a prejudicar o andamento das atividades na corporação. 

Assim, a gestão de férias é importante para que a empresa tenha uma previsão da ausência desses colaboradores, e também assegurar que a empresa tenha caixa para arcar com os custos, já que, quando o colaborador sai de férias, ele tem direito a receber o salário do mês adiantamos, acrescido de ⅓ do valor da remuneração.

Portanto, financeiramente, a gestão de férias tem a missão de informar ao financeiro da empresa sobre a previsão de férias, e também ajudar a liderança dos setores a organizarem o time de trabalho, para que a produtividade não seja prejudicada com a ausência do profissional.

Além disso, quando as férias do funcionário vencem pela segunda vez, e ele não goza do direito de descanso, a empresa fica passível ao pagamento de multas, o que pode impactar negativamente as finanças da empresa.

O que diz a lei sobre férias?

A CLT estabelece em seu artigo 129, que todo trabalhador tem direito ao gozo de um período de férias anualmente, sem prejuízo da remuneração. 

Além disso, o artigo 130 da CLT, prevê que, após cada período de 12 meses trabalhados no regime CLT, o funcionário tem direito a férias. Logo, todos os trabalhadores da empresa que atuam no regime CLT possuem o direito de usufruir de 30 dias de férias, sendo que ele pode vender parte das férias, de comum acordo com a empresa.

Como fazer a gestão de férias?

O primeiro passo para fazer a gestão de férias é conhecer a legislação. Dessa forma, é possível investir em um planejamento para conceder o tempo de descanso dos funcionários da companhia.

Com isso em mente, para ajudar você a fazer a gestão de férias, preparamos as dicas abaixo. Acompanhe!

Defina uma política de férias para sua empresa

Para que a gestão de férias tenha sucesso, é indicado que a empresa formule uma política de férias, e que essa seja bem definida. Para isso, o DP pode pedir ajuda ao setor de Recursos Humanos da empresa para preparar o documento, que deve ainda estar de acordo com a legislação para não ferir nenhum direito do trabalhador.

Nessa política pode constar orientações para os funcionários sobre férias coletivas, como são feitos os cálculos, venda de férias e parcelamento. Também é importante estabelecer um número limite de funcionários que podem solicitar férias ao mesmo tempo, no mesmo setor.

Com isso, a comunicação entre os funcionários é alinhada e fica mais fácil garantir a satisfação e o bem-estar dos funcionários, além dos trabalhadores se tornarem mais engajados com a marca empregadora da empresa.

Com um planejamento de férias eficiente, fica mais fácil estabelecer as regras e discutir a política de férias com os funcionários, garantindo o sucesso dessas atividades. Além disso, com o tempo, os direcionamentos passarão a fazer parte da cultura interna da companhia.

Considere o histórico das férias já concedidas

Para garantir o sucesso da gestão de férias da empresa, é importante analisar o histórico dos funcionários com relação ao período de descanso. Isso pode ser feito facilmente com um sistema de gestão de Departamento Pessoal. É importante que você saiba que, se o funcionário não gozar das férias em um período máximo de 23 meses (1 ano e 11 meses) , ela pode ser multada e ainda ter de arcar com outros encargos trabalhistas.

Logo, ter acesso a esse tipo de informação é fundamental para evitar prejuízos que possam causar prejuízos para a organização.

Tenha um meio de lembrete para férias a vencer

artigo 135 da CLT prevê que a concessão das férias deve ser comunicada de modo formal e apresentada ao trabalhador com pelo menos 30 dias de antecedência. O funcionário ainda deve assinar e emitir recibo de pagamento das férias.

Por essa razão, é importante que o DP mantenha um calendário de férias e faça o acompanhamento do mesmo, a fim de programar as férias de toda a equipe e pagar no dia estipulado em lei, evitando assim, passivos trabalhistas.

Por que contar com a tecnologia para a gestão de férias?

Ao adotar um software de gestão de DP, é possível fazer o acompanhamento de todas as obrigações trabalhistas com maior efetividade, o que inclui a gestão de férias. Além disso, como as tarefas são automatizadas, isso evita que a empresa perca os prazos, o que, como vimos, pode gerar custos para a empresa. 

Para escolher um bom software de DP, além de analisar as funcionalidades da ferramenta, é preciso pesquisar sobre a credibilidade do fornecedor, se o sistema pode ser integrado a outras plataformas da empresa, se será possível contar com suporte após a instalação do software e se a ferramenta é adequada ao eSocial.

Como vimos ao longo deste conteúdo, a gestão de férias é fundamental para o sucesso das empresas e, seguindo esse passo a passo e contando com as ferramentas certas, todo o processo fica muito mais fácil!

Agora que você sabe o que é gestão de férias e como fazer, entre em contato e conheça as nossas soluções!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!