Gestão financeira

Gestão financeira eficiente: 5 ações para reduzir custos

Fortes tecnologia apresenta gestão financeira eficiente
Escrito por Fortes Tecnologia
Publicado em: 29/11/2019 Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Neste artigo vou falar sobre a importância da gestão financeira eficiente e dar 5 dicas de como fazer essa gestão e reduzir os custos da sua empresa. Mas antes de falarmos sobre o assunto, vou fazer 3 perguntas para refletir:

  • Você já efetuou algum pagamento atrasado que implicou em juros e multas por falta de um controle financeiro adequado?
  • Já misturou as finanças da sua empresa com suas finanças pessoais?
  • Já chegou no fim do mês sem saber para onde foi o seu dinheiro?

Se pelo menos uma das perguntas você respondeu que sim, saiba que essa é também a realidade de muitas empresas que não possuem uma gestão financeira eficiente.

A ausência de um controle de fluxo de caixa ou um controle inadequado, não dá a visibilidade da disponibilidade financeira futura – que é base para um bom planejamento financeiro.

Como podemos investir em informações para tomada de decisão?  

A categorização das despesas lhe ajuda a ter uma noção de quais gastos são os mais relevantes para o seu negócio, e que você deve sempre monitorar para um bom desempenho financeiro.

Outro fator importante é a automação de processos, como: faturamento, cobrança, conciliação bancária, etc.

Por exemplo, um processo de faturamento que possui várias etapas (faturar, emitir boleto, emitir nota fiscal, enviar arquivo para o banco, etc) pode ter seu tempo reduzido de forma considerável com o uso da ferramenta, o que traz um ganho de produtividade considerável para sua empresa.

Também não podemos deixar de citar o acesso a informação de forma fácil e ágil para tomada de decisão. Uma decisão errada, baseada em números equivocados, pode trazer um prejuízo incalculável para a empresa.

5 medidas para uma gestão financeira eficiente

Para facilitar o entendimento, fica mais claro se pontuarmos as principais ações que você deve tomar para ter a gestão financeira eficiente do seu negócio. Pontuamos em 5 medidas primordiais:

1) Saúde financeira

Analise o resultado econômico de sua empresa todo mês. Assim como o corpo humano que precisa de cuidados para se manter saudável, as empresas também precisam para garantir a saúde financeira. Algumas das atitudes que você precisa para garantir o financeiro saudável é:

  • ser organizado;
  • prever gastos;
  • estipular metas;
  • avaliar ofertas;
  • fugir do cheque especial e empréstimos;
  • deixar o dinheiro render;
  • controlar os gastos.

Você também vai gostar de ler este conteúdo
📌 Saúde financeira: 8 motivos que atrapalham sua empresa crescer

2) Fluxo de caixa

Analise o fluxo de caixa de sua empresa frequentemente! Não é de hoje que falamos aqui no blog sobre a importância de analisar esse fluxo.

Uma atitude errada e que não é incomum, são empresários ou gestores que olham apenas para as novas vendas e contratos sem olhar para o dinheiro que sai, por exemplo, as despesas fixas e variáveis.

Essa atitude faz parecer que a empresa tem dinheiro sobrando e dando margem para que sejam tomadas decisões equivocadas.

Você também vai gostar de ler este conteúdo
📌 7 erros clássicos no fluxo de caixa que sua empresa pode estar fazendo

3) Análise das finanças

Sempre reserve tempo para analisar seus gastos. Há sempre uma oportunidade de corte, principalmente naquelas contas mais significativas.

Analisar as finanças não significa fazer corte de tudo e em todas as áreas da empresa, mas principalmente perceber o que pode ser cortado sem causar impacto na organização de um mogo geral, por exemplo, nos colaboradores.

Assim como na nossa vida pessoal, sempre há gastos desnecessários que podem ser evitados, e assim, usar o dinheiro de uma outra forma que traga resultados para a empresa.

4) Sistema de automação e análise

Use um sistema informatizado para lhe ajudar na automatização dos processos e análise dos números.

É importante ter a consciência de que com o aumento das informações, principalmente no setor financeiro, a tecnologia acaba sendo a melhor aliada para o sucesso de uma empresa.

Com um sistema automatizado, os colaboradores – entre eles os gestores – podem garantir produtividade e dados relatórios com dados confiáveis para uma tomada de decisão adequada.

Você também vai gostar deste conteúdo
📌 Sistema financeiro empresarial: faça o controle de forma eficiente

5) Relacionamento com o cliente

Não esqueça que a qualidade do serviço impacta no resultado financeiro. Clientes satisfeitos indicam outros clientes. Clientes insatisfeitos cancelam os seus serviços, e podem lhe deixar no vermelho.

Portanto, invista em treinamentos e capacitações para seus colaboradores. Garantir que tanto seus produtos e serviços quanto o atendimento estão sendo feitos com qualidade, faz o seu cliente ficar satisfeito e assim contribuir para o marketing boca a boca.

Sempre bom deixar enfatizado que o marketing boca a boca é um dos mais eficientes que existe, pois o custo para atrair um novo cliente é praticamente zero e ainda pode ser considerado uma informação importante para avaliar a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Disciplina na verificação das finanças

Reserve sempre um tempo para verificar suas finanças. Nunca deixar acumular lançamentos no sistema. Analisar os resultados de forma periódica (semanal, mensal, etc). Lembre-se que para fazer a análise é bom que seja num ambiente que não haja interrupções. Isso requer disciplina.

O cotidiano nos consome de uma forma muito sutil, e quando nem notamos, deixamos de lado a questão financeira da empresa. A criação de indicadores de sucesso e uma sistemática de acompanhamento fortalece a disciplina e evita os descuidos.

Busque ajuda de um profissional

Não caia na tentação de misturar finanças pessoais com as da empresa. Isso atrapalha demais a organização e as análises financeiras, além de correr o grande risco de perder o controle e levar à uma dupla falência: a empresa e você.

Não caia na tentação de misturar finanças pessoais com as da empresa. Isso atrapalha demais a organização e as análises financeiras, além de correr o grande risco de perder o controle e levar à uma dupla falência: a empresa e você.

Se você não tem tempo de cuidar das suas finanças pessoais, busque uma ajuda profissional, certamente vai sair mais barato que qualquer prejuízo na sua empresa.

O gestor também pode contar com a ajuda do seu contador, sempre o consultando para lhe auxiliar nas análises e, assim, organizar melhor as suas finanças.

Caso de Sucesso na gestão financeira

Quando pensou em ter uma solução financeira que estruturasse melhor o fluxo de caixa da sua empresa, Francisco Santiago, gestor financeiro do Grupo Drumattos, considerou ter um sistema que pudesse ajudar a enxergar melhor a suas finanças.

Antes de trabalharmos com uma solução financeira,  operávamos com uma equipe de 12 pessoas. Agora, operamos com 4 pessoas com muito mais rapidez e fluidez nas informações”, – Francisco Santiago.

Santiago atrelou a mudança no Grupo Drumattos a uma melhor análise e redução de despesas. Com o sistema, ele conseguiu reduzir cerca de 70% dos custos operacionais do seu negócio e ter uma gestão financeira eficiente.

Assista o vídeo da entrevista com Francisco Santiago, gestor financeiro do Grupo Drumattos e veja a importância de cuidar do setor financeiro da sua empresa.

Como está a saúde financeira da sua empresa? Já tem alguma solução que te ajude a enxergar melhor as finanças do seu negócio de forma prática e estratégica?

Para saber como a Fortes Tecnologia pode lhe ajudar, preencha o cadastro e solicite uma consultoria gratuita.

Espero que tenha gostado deste artigo, e se ainda ficou alguma dúvida sobre como fazer uma gestão financeira eficiente, deixa nos comentários que iremos responder. Até mais!

Banners-internos-cta-blog-planilha-fluxo-de-caixa-mensalPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

2 comentários

Deixar comentário.

Compartilhar