Fortes Financeiro Gestão financeira

A importância da conciliação bancária

A importância da conciliação bancária 1
Atualizado em: 13/11/2017 Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A conciliação bancária é um comparativo entre os lançamentos internos de contas a pagar e contas a receber com os lançamentos do extrato bancário.

 

 

A conciliação bancária nada mais é que um comparativo entre os lançamentos internos de contas a pagar e contas a receber com os lançamentos do extrato bancário.

O aspecto financeiro é um dos mais importantes para garantir a sobrevivência do negócio. Nesse sentido, a conciliação bancária é uma grande aliada para que a empresa consiga acompanhar sua movimentação financeira.

É um controle extremamente importante dentro de qualquer organização, principalmente para os setores contábil e financeiro.

Toda empresa tem que criar o hábito em fazer a conciliação bancária diária com bastante atenção e sempre com foco nas análises dos resultados. Esse processo é essencial para prevenir erros e fraudes.

Não faça apenas ajustes para seus resultados baterem. Faça uma análise mais profunda, busque documentos originais para saber se o que foi acordado é o que está lançado, analise os juros, multas e os descontos. Verifique se o que está lançado foi mesmo realizado.

Podem acontecer débitos indevidos por parte do banco, como também depósitos não identificados, ambos não poderão ser conciliados até que se identifique onde está a falha.

Se você deseja saber como ter uma gestão financeira eficiente, indico a leitura do nosso conteúdo Conheça 5 ações para reduzir custos e ter uma gestão financeira eficiente da sua empresa.

Dicas para fazer a conciliação bancária

A sua elaboração deve ser baseada no reconhecimento de todas as entradas e saídas, observando cada particularidade. Alguns fatores externos podem gerar diferenças entre o que está registrado e o saldo bancário, um exemplo disso é o tempo de compensação dos depósitos recebidos.

Os lançamentos de entrada e saída deverão ser informados na data correta, como também para a conta bancária envolvida na movimentação.

Verificar se os valores de saldo final e saldo inicial do extrato bancário, estão de acordo com o relatório interno de controle da conta bancária.

Se encontrar divergência entre o extrato bancário e o relatório interno, sempre verificar onde está o erro e não só fazer ajustes.

 

Vantagens de fazer uma conciliação bancária

Através da conciliação sua empresa terá uma visão completa para o fluxo de caixa, informações confiáveis dos saldos das contas bancárias para realizar movimentações e também vai te ajudar no planejamento orçamentário da empresa.

 

Espero ter ajudado você com esse conteúdo. Como deve ter percebido, este é um processo essencial da gestão financeira da sua empresa.

Ela não é só uma ferramenta financeira, mas também serve como um indicador do controle nos seus recebimentos e pagamentos.

Fortes_Tecnologia_Banner_Fluxo_de_CaixaPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 14 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

2 comentários

    • Boa tarde Natália! Hoje o Fortes Financeiro manda as movimentações de entradas e saídas, primeiramente tem que parametrizar os cadastros.

Deixar comentário.

Compartilhar