O que é BI? E quais as vantagens de usá-lo na contabilidade?

O que é BI? E quais as vantagens de usá-lo na contabilidade?
4 minutos de leitura

Investir em tecnologia e aproveitar os benefícios da transformação digital é essencial para um escritório. Nesse sentido, apostar em ferramentas de Power BI contabilidade é uma ótima solução. Por meio dos recursos adequados, você consegue melhorar a gestão de dados, ter melhores tomadas de decisão e diferenciar sua empresa da concorrência.

Se deseja saber mais sobre BI para contabilidade, vale a pena conferir este conteúdo que desenvolvemos especialmente para você. Nele, você vai entender esse conceito, vai aprender algumas aplicações dessa solução na contabilidade, além de descobrir as principais vantagens. Continue a leitura e veja mais sobre esse assunto.

O que é o BI na contabilidade?

O conceito de Business Intelligence (BI) está muito relacionado à utilização da tecnologia para analisar dados e informações nos escritórios contábeis para melhorar diversos serviços oferecidos. Por meio dessa solução, é viável apresentar relatórios mais eficientes para gestores e clientes, aumentando sua autoridade no setor contábil.

Com o uso do Power BI na contabilidade, um profissional tem acesso a diferentes estatísticas que podem melhorar a tomada de decisão e aumentar a lucratividade das empresas.

Em suma, com o uso do BI é possível coletar, armazenar e gerenciar uma quantidade enorme de dados para melhorar a gestão financeira, contábil, operacional e administrativa de um negócio. Assim, você consegue aplicar tal conceito na sua empresa e também na dos clientes.

Quais são as principais aplicações do BI na contabilidade?

Por meio da Business Intelligence (BI) é possível transformar dados dispersos e desordenados em informações relevantes para a gestão de empresas e para o planejamento estratégico do negócio. Ao utilizar tal conceito na contabilidade, é possível encontrar diversas aplicações para essa tecnologia.

Mapeie dados

Uma das principais maneiras de recorre ao BI na contabilidade é para o mapeamento de dados. Ao utilizar ferramentas e softwares específicos, você consegue coletar dados importantes dos clientes e utilizá-los para melhorar a gestão do negócio. 

Ao mapear os principais registros de despesa, receita e lucro, por exemplo, seu escritório pode oferecer uma consultoria completa para seus clientes, oferecendo um diagnóstico detalhado dos principais indicadores de desempenho. Assim, você agrega valor ao seu trabalho e consegue contribuir para o desenvolvimento das empresas parceiras. 

Tenha um bom sistema

Utilizar um software de gestão, ou seja, um ERP pode contribuir diretamente para aumentar a inteligência de sua gestão. Como esse recurso foi desenvolvido para automatizar, integrar e padronizar a coleta de dados, o processo de análise e estudo se torna simplificado. Assim, o gestor pode se concentrar nas fases estratégicas e focar apenas nas etapas do trabalho que envolvem a análise das informações obtidas.

Por meio de um sistema é possível armazenar e tratar diversos dados produzidos em seu escritório. Desse modo, além de desenvolver um bom trabalho de consultoria para seu público, você ainda consegue implementar essas mesmas ideias na na sua empresa para identificar quais as possibilidades de melhoria do escritório. 

Use em áreas estratégicas

Para ter mais efetividade com o uso do Power BI na contabilidade é importante entender qual é o objetivo para o uso de dados no negócio. Assim, você consegue compreender quais são as áreas estratégicas da empresa e, dessa forma, pode usar esse recurso para melhorar a gestão.

Por exemplo, uma das principais aplicações do Power BI é na área tributária. Por meio dele, você pode fazer uma análise muito mais eficiente, identificando a evolução dos impostos pagos e como impactam na estrutura de custo da empresa.

banner-artigos-calendario

Além disso, é possível utilizá-lo em várias outras áreas da organização, como automação de projeções, otimização de custos e receitas, cruzamento de dados para ter mais ideias, e outros. Assim, é possível melhorar os resultados do negócio e conquistar mais clientes para o seu escritório.

Quais são as vantagens de investir em BI na contabilidade?

Agora que você já sabe quais são as aplicações do Power BI na contabilidade, que tal descobrir as vantagens de utilizá-lo em seu escritório. Para isso, separamos os principais benefícios de apostar nessa solução. Observe.

Garanta melhora na tomada de decisão

Se você tem dificuldades na hora de tomar decisão em seu negócio, investir em Power BI é uma ótima saída. Por meio das ferramentas utilizadas se tem acesso a uma grande quantidade de informações que podem direcionar seus esforços.

Além disso, você consegue embasar suas estratégias em dados e oferece segurança para o seu negócio e também para os clientes. Portanto, caso deseje melhorar os resultados e ter tomadas de decisões mais certeiras, vale a pena investir em Power BI.

Faça uma análise de dados estratégia

Como mencionado, o Power BI oferece uma ótima maneira de coletar, armazenar e gerenciar os dados da sua empresa. Assim, com uma grande quantidade de dados, é possível ter mais informações sobre o negócio e utilizá-las de maneira estratégica.

Com isso, você proporciona aos clientes serviços mais eficientes e com potencial de otimizar a lucratividade. Além disso, também é possível ter acesso a informações confiáveis que lhe proporcionam mais segurança para determinar as estratégias da organização.

Portanto, para ter melhores resultados em sua empresa, vale a pena investir em boas soluções de Power BI. Assim, você aumenta seus lucros e também a satisfação dos consumidores.

Otimize a gestão

Com o uso do Power BI é possível identificar diversos aspectos na empresa que podem ajudar a otimizar a gestão contábil e financeira e, consequentemente, melhorar os resultados de forma expressiva.

Por exemplo, com a grande quantidade de dados, é factível definir indicadores e acompanhá-los de modo mais eficiente. Assim, você tem ideias que podem proporcionar uma melhor gestão do negócio. Além disso, é possível identificar custos que podem ser cortados e oportunidades de maximização de lucros.

Viu só como usar o Power BI contabilidade é uma excelente saída para sua empresa? Ao adotar tal solução, você conta com uma base de dados robusta e confiável que permite melhorar as estratégias da empresa e deixar a concorrência para trás. Também é factível utilizá-lo na prestação de serviços aos clientes, aumentando a satisfação dos mesmos com o que você oferece.

Quer receber as novidades sobre o setor de contabilidade? Então, assine nossa newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos diretamente em seu e-mail.

Últimos posts 👇

fortes tecnologia integralizacao de capital
banner artigos efd reinf 2022
banner artigos carga tributaria brasileira