Marketing local é um conceito já bastante utilizado por empresas que adotaram definitivamente o meio virtual para promoverem seus escritórios contábeis. Com o avanço da tecnologia, surgiram ferramentas para o ofício de contador bem como para a divulgação de seus trabalhos. Quem se aproveitar desse momento certamente terá grande vantagem competitiva sobre os concorrentes.
É por isso que trouxemos a você este artigo. Nele, você saberá melhor do que se trata essa modalidade de divulgação e promoção de uma empresa. Dessa forma, poderá aplicar na sua profissão de contador e expandir a atuação de seu escritório. Você verá ainda quais são as dicas para alcançar esse objetivo.
Não perca mais tempo, avance na leitura agora mesmo!
Qual é o conceito de marketing local?
Todo escritório contábil oferece uma gama de serviços a seus clientes. O indicado é que essa prestação de serviço seja mais eficiente possível, gerando valor a quem contrata o serviço e aumentando o faturamento do profissional de contabilidade.
No entanto, não é interessante que toda essa capacidade fique restrita às dependências físicas do escritório. Mais que ter competência no que faz, é necessário fazer com que o público saiba disso. E mais, o público com interesse exatamente nesse tipo de serviço.
O marketing local é justamente a ferramenta que proporciona toda essa visibilidade. Com ele, é possível escalar o negócio do escritório de contabilidade, fazendo com que a rede de contatos se torne mais ampla, aumentando o conhecimento da empresa e fazendo com que a carteira de clientes cresça.
Quais são as dicas para ter bons resultados aplicando o marketing local?
Existem algumas recomendações que, se seguidas da forma correta, costumam trazer ótimos resultados. Acompanhe a seguir as principais que listamos para você conhecer melhor.
Redes sociais
É importante cultivar relacionamentos entre a marca do seu escritório e o público em geral, especialmente com sua persona em específico. Aplicar esse conceito ao seu negócio contribuirá para o aumento do engajamento, ou seja, a interação que as pessoas têm com seu escritório.
Divulgar conteúdos por meio de redes como LinkedIn e Instagram aumenta o reconhecimento de marca. Dessa forma, é bastante provável que quando alguém precisar de alguma ajuda na área de contabilidade, você seja o primeiro a ser lembrado. É assim que a presença nas redes contribui para o aumento da carteira de clientes.
Anúncios locais
Pouca gente sabe, mas é possível anunciar em meios virtuais de forma extremamente segmentada e localizada. Ou seja, com essa estratégia existe a possibilidade de escolher quem vai receber sua mensagem, quando e onde. É um mecanismo de marketing local que pode trazer resultados magníficos.
A estratégia mencionada acima está concentrada fortemente nos canais de comunicação do Google e do Facebook. Um escritório de contabilidade pode anunciar para as empresas de seu bairro apenas (se quiser) por meio dos anúncios pagos. Conforme cresce e ganha escala, pode aumentar sua divulgação para sua cidade, estado e até mesmo o país inteiro.
Conteúdo
A rotina de um escritório de contabilidade e os serviços de um profissional da área são muito óbvias para quem faz parte do mercado. No entanto, não é tão lógico assim até mesmo para empresas que precisam desse serviço. Dessa forma, uma ótima estratégia é educar o seu mercado.
Um dos melhores métodos para fazer isso é criando conteúdo. Isso pode ser feito por meio de um blog no qual os vários temas relacionados ao assunto são explicados de forma didática. Quem lê esses artigos entende que ali existe uma empresa comprometida e esse ambiente é muito propício para o fechamento de novas parcerias.
Site
Para que a estratégia recém-descrita possa vigorar, é absolutamente necessário que o escritório contábil tenha um site. Aqui poderia existir uma objeção na qual se alega que a divulgação por meio de redes sociais já atinge muitas pessoas. No entanto, pensar assim pode ser um grande erro.
Perceba: tudo que existe dentro de uma rede social não é de propriedade de quem tem determinado perfil, e sim da própria rede. Se a rede acabar, toda a estratégia existente lá dentro se vai também. Por isso, é melhor estar em uma sede virtual que em uma sede alugada, pois nesta última você pode ser despejado! Portanto, tenha uma base de trabalho que será sempre sua, ou seja, tenha seu próprio site.
Marketing por e-mail
Sim, é exatamente isso. Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail não morreu! Muito pelo contrário, hoje existem estratégias extremamente eficazes para a conversão de leads potenciais. A técnica evolui tanto que a automação se faz presente. É possível elaborar uma sequência de e-mails com disparo automático, de forma que eles sejam recebidos por meio de um fluxo de nutrição.
Para que dê certo, a estratégia com e-mails deve conter dados fornecidos pelo próprio interessado, ou seja, o contato deve ser compartilhado por interesse próprio. Nada de comprar lista de e-mails, pois isso não funcionará. Uma boa dica é oferecer um material rico ao visitante do seu site em troca de seus dados. Assim, sua base de contatos aumentará com o tempo e as chances de conseguir novos clientes serão muito grandes.
Quais são as razões para um escritório contábil investir em marketing local?
As motivações para investir nesse tipo de marketing são inúmeras. A começar pela prospecção, que passa a ser um procedimento muito mais acertado que a utilização de mídias offline. Outro motivo é ter melhor relacionamento com a carteira de clientes já existente, pois isso gera uma imagem mais positiva do negócio e favorece o reconhecimento de marca. Tudo isso coloca o escritório contábil em posição de destaque frente aos demais, com enorme diferenciação.
O marketing local é um grande parceiro na divulgação de um escritório contábil. Por meio de ferramentas modernas disponíveis hoje no meio digital, a influência pode crescer bastante e em pouco tempo. Esse tipo de atitude leva a um crescimento na carteira de clientes e (logicamente) a uma receita bem maior. Saber usar as técnicas atuais e colocá-las em prática pode alçar um profissional de contabilidade a patamares bem mais elevados.
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