Contabilidade fiscal e retomada aos negócios: como ajudar os clientes?

Contabilidade fiscal e retomada aos negócios: como ajudar os clientes?
4 minutos de leitura

A crise causada pelo novo coronavírus teve forte impacto em todos os tipos de empresas. O processo de retomada é difícil, mas deve ser encarado com coragem. Nessa fase, é primordial contar com a ajuda especializada da contabilidade fiscal, pois ela será o melhor guia para o correto aproveitamento de oportunidades surgidas, bem como na reformulação de um planejamento financeiro.

Neste artigo, você vai saber qual é a real importância dessa consultoria especializada e entenderá os motivos pelos quais deve ter um parceiro desse tipo dentro do seu empreendimento. Ao prosseguir com a leitura, você conhecerá importantes modos de contribuição de uma assessoria contábil. Ao final, receberá uma dica valiosa para enveredar por esse caminho. Não perca mais tempo, leia agora mesmo!

Qual é a importância da contabilidade na retomada econômica?

Depois do forte abalo sofrido por toda a economia mundial, as empresas precisam reorganizar-se e refazer o planejamento para dar continuidade às suas atividades. Isso levando em consideração aquelas que permanecem de portas abertas, pois, infelizmente, muitas empresas foram obrigadas a encerrar as suas atividades.

Neste momento de retomada, é essencial contar com ajuda especializada. As vantagens excepcionais oferecidas agora devem ser aproveitadas da melhor forma possível. Assim, o caixa da empresa poderá ter fôlego renovado para enfrentar tal situação tão delicada.

É justamente nesse processo que entra a contabilidade fiscal, já que muitos dos benefícios ofertados estão no campo dos tributos. Uma organização nesse sentido faz-se necessária, e ninguém melhor do que o contador para auxiliar nesse processo e compor um plano de recuperação bem-estruturado.

Como a contabilidade fiscal pode ajudar um negócio?

Acompanhe as diferentes maneiras como a contabilidade pode ajudar uma empresa.

Usar a tecnologia a favor do seu trabalho

Com o advento de uma grande variedade de soluções via software, o poder de processamento da contabilidade evoluiu a um nível extremamente importante. Valer-se dessa evolução é primordial para otimizar a organização das obrigações contábeis e, assim, ter uma melhor visão panorâmica da situação atual.

Os processos referentes ao escritório de contabilidade podem ser quase todos automatizados: geração de folha de pagamento, emissão de nota fiscal eletrônica e armazenamento de documentos. Se a empresa puder utilizar todos esses recursos a seu favor, obterá uma larga vantagem na retomada do pós-crise. Delinear uma estratégia de recuperação, fazendo uso de modernas ferramentas, é decisivo para o sucesso.

Estudar e repassar ao cliente atualizações na legislação

Devido a toda turbulência provocada pela crise, as atualizações na legislação acontecem quase que diariamente. Leis antigas são reformuladas, e outras normas surgem de um dia para outro. Dessa forma, fica difícil para o empresário acompanhar toda a mudança ocorrida no âmbito legal, dado que já possui inúmeras outras obrigações.

Não se trata somente de disponibilidade de tempo. O contador, com seus conhecimentos especializados, tem muito mais aptidão para interpretar as normas contábeis do que os empresários. Assim, contar com uma consultoria nessa área é fundamental para aproveitar as alterações legais e utilizá-las da melhor maneira possível a favor do negócio.

Identificar e corrigir possíveis disfunções existentes

O papel da contabilidade fiscal não deve restringir-se apenas ao aproveitamento da janela de oportunidades aberta por meio de alterações legais. Esse conhecimento especializado precisa ser utilizado também na correção de qualquer disfunção contábil que, porventura, seja identificada.

Um dos maiores drenos financeiros que esgota o caixa empresarial são justamente falhas no planejamento tributário. Esse tipo de erro faz com que as organizações paguem impostos indevidamente ou em duplicidade, ou, mesmo, deixe de aproveitar as recuperações de créditos existentes. Toda essa contingência de recursos ajuda no momento de recuperação, pois se trata de um dinheiro que pode (e deve) permanecer no caixa da empresa.

Ficar atento a ferramentas de fomento

Uma das ajudas fornecidas por governos estaduais e pelo governo federal foi a disponibilização de linhas de crédito especiais para ajudar no combate à crise. Essa pode ser uma boa fonte de recursos para compensar as perdas ocorridas no caixa das organizações.

No entanto, devido a todas as alterações ocorridas na pandemia, o mais indicado é fazer um profundo estudo acerca das condições financeiras da empresa antes de tomar algum tipo de crédito. Até porque esse recurso não é de graça e deverá ser pago em algum horizonte de tempo.

Dessa forma, a contabilidade fiscal ajuda em muito um empreendimento a se programar para acessar esse empréstimo da melhor forma possível. Com seus conhecimentos especializados, os contadores podem estudar bem o caixa da empresa para orientar sobre qual recurso deve ser tomado, bem como o montante total. Isso deve ser feito com base nas projeções indicadas pelo fluxo de caixa da companhia.

Sugerir modelos de gestão mais eficientes

O tipo de enquadramento em relação ao porte da empresa, bem como o regime tributário, devem ser monitorados constantemente. Isso precisa ser feito porque podem ocorrer desenquadramentos decorrentes de alterações no faturamento da companhia. Em momentos de crise, é provável que isso aconteça.

Esse processo se reflete no modelo de gestão adotado. Provavelmente, ele sofrerá alterações durante o tempo de vida da empresa. Nesse vai e vem, a contabilidade fiscal tem papel preponderante, ao indicar o melhor modelo a ser seguido. Esse tipo de orientação vai salvaguardar a empresa do pagamento de tributos indevidos, já que sempre estará adequada ao seu regime de tributos.

Ajudar o cliente nas tomadas de decisões

Juntando todas essas variáveis, é chegado o momento de elaborar um plano de ação que norteará todo o caminho a ser percorrido. A contabilidade fiscal possui a expertise para compor esse plano e ajudar a empresa a tomar as melhores decisões. Por isso, é fundamental ter esse apoio especializado ao lado.

A contabilidade fiscal é essencial para prover auxílio no processo de retomada de um negócio. O momento vivido tem sido bastante traumático, abalando fortemente o caixa daquelas empresas que conseguiram continuar com suas atividades. Dessa forma, aproveitar todas as oportunidades disponíveis é crucial para vencer. E, com uma ajuda especializada, as chances de sucesso aumentam. Contar com um parceiro qualificado, como a Fortes Tecnologia, levará você e sua empresa ao êxito almejado.

Gostou das informações prestadas? Entre em contato conosco e conheça como podemos ajudar seu negócio a retomar o caminho da prosperidade!

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!