Guia prático sobre relatórios contábeis que podem diferenciar seus serviços

Guia prático sobre relatórios contábeis que podem diferenciar seus serviços
11 minutos de leitura

Se você chegou aqui nesse post, certamente precisa de um guia prático de relatórios contábeis para ter certeza de que está fazendo tudo certo com os clientes. Então, confira o conteúdo e entenda mais sobre o assunto.

Profissionais que investem em relatórios contábeis conquistam grandes diferenciais para o seu negócio e se destacam em frente aos seus clientes. Dessa forma, é possível valorizar os serviços e, com isso, até mesmo cobrar mais. Além disso, os relatórios conferem mais profissionalismo aos serviços contábeis prestados.

Existem diversas maneiras de criar um relatório contábil, no entanto, muitos contadores ainda se limitam aos modos tradicionais. Como consequência, apresentam a seus clientes um documento cheio de números, que não é capaz de se comunicar de forma efetiva com seus clientes, o que pode abalar a credibilidade do profissional. Nesse cenário, saber fazer um relatório consistente é fundamental para aumentar a confiança nos serviços prestados.

Para ajudar você a fazer relatórios contábeis, preparamos este guia completo. Siga a leitura para conferir!

O que são relatórios contábeis?

De forma resumida, relatórios contábeis são documentos que trazem informações apuradas pelo setor de contabilidade de uma empresa. Ele compreende dados como despesas, recebimentos, registros como custos, e impostos diversos.

A frequência da apresentação desses relatórios varia de acordo com a necessidade do cliente e, com isso, pode ser mensal, trimestral ou anual. Contudo, é bastante recomendado que os registros sejam digitalizados, o que confere mais rapidez para as consultas, sempre que necessário. Isso também diminui o uso de papéis, aluguel de espaços para arquivos e ainda garante que fiquem conservados e protegidos das ações do tempo.

Assegurar que as informações dos relatórios contábeis estejam protegidas ainda requer uma série de cuidados, sendo um deles a capacidade do profissional de contabilidade de reunir esses dados, interpretar, avaliar e redigir o relatório

Além disso, um relatório contábil é algo que exige bastante atenção, pois o menor erro pode ser colocar em risco as finanças do contratante. Ao mesmo tempo, quando as informações são compiladas da forma correta, elas são capazes de assegurar estratégias para o crescimento do negócio.

Para que servem os relatórios contábeis?

Os relatórios contábeis servem para que a gestão da empresa tenha uma visão ampla da realidade econômica-financeira da organização. Os números expostos no relatório devem ser expostos de forma simplificada e devem trazer informações relevantes para o negócio.

Nesse cenário, a gestão da empresa pode interpretar os dados de forma mais consistente e também facilitada e, com isso, os informes fiscais acabam ganhando grande utilidade, já que evidenciam onde os recursos estão disponíveis, mostram a necessidade de investimentos e também de ajustes ou corte de despesas.

Os relatórios fiscais também servem para que a gestão do negócio possa acompanhar toda a rentabilidade das empresas em um curto espaço de tempo, sendo possível também avaliar se os quocientes estão alinhados com o estabelecido para aquele mesmo período.

Caso as finanças da empresa estejam positivas, isso significa que as informações apontadas no relatório contábil são consistentes e que a empresa atua com sustentabilidade financeira. Contudo, caso os resultados sejam conflituosos, é preciso rever as estratégias de formulação dos dados do relatório e aperfeiçoar os pontos fracos da empresa.

Logo, os relatórios contábeis são ferramentas importantes para que a gestão da empresa possa fazer a melhor análise do cenário da empresa, tendo mais dados confiáveis para a tomada de decisão. Além disso, é preciso levar em consideração o momento da empresa, pois esse fator interfere nos dados apresentados.

Quais são os principais relatórios contábeis?

Resumidamente, os relatórios contábeis podem ter duas naturezas, uma de origem obrigatória e outra não obrigatória, sendo que os primeiros são aqueles exigidos por lei. Já os relatórios não obrigatórios, dizem respeito àqueles não exigidos pela lei, contudo, se fazem extremamente necessários para a tomada de decisão da gestão, sendo, muitas vezes, responsáveis pelo crescimento de uma organização.

Nesse cenário, a obrigação ou não de fazer esses relatórios e apresentá-los à gestão da companhia ou à Administração Pública, vai depender do tamanho e faturamento do negócio. Veja, a seguir, os principais relatórios contábeis!

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil responsável por demonstrar os resultados operacionais da empresa, contribuindo para a análise de despesas, receitas e tributos, por exemplo. Os resultados positivos da DRE indicam lucros, já os negativos sinalizam prejuízos.

O DRE ainda é fundamental para orientar a gestão da empresa, pois oferece indicadores relevantes para a rotina administrativa, a exemplo de retorno sobre vendas, margens líquidas , entre outros indicadores. A frequência varia, mas pode ser mensal, contribuindo para o acompanhamento administrativo das atividades empresariais, trimestral para fins fiscais e anual para assuntos relacionados à legislação.

Balanço Patrimonial (BP)

O Balanço Patrimonial (BP) é um dos relatórios contábeis mais utilizados no mercado e integra as rotinas contábeis de toda organização. Ele tem como objetivo explicar, de forma precisa, quais são as posições patrimonial, financeira e econômica da organização.

O BP toma como base um período de tempo, que costuma ser de um ano. Para a apresentação desse relatório contábil, são separados os lucros, e as despesas são enquadradas como ativos ou passivos. Com isso, torna-se mais fácil verificar variações ou o crescimento ao longo do tempo, trazendo suporte e embasamento de informações para a tomada de decisão relacionada ao negócio.

Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC)

O Demonstrativo do Fluxo de Caixa é um relatório contábil que revela de forma consistente todo o dinheiro que entra e sai do caixa de uma empresa, e quais são os resultados dessas movimentações.

O objetivo desse relatório é indicar se o saldo da empresa está positivo ou negativo em determinado período de tempo. Para tanto, o DFC revela a origem dos recursos obtidos pela companhia e revela de forma detalhada como os recursos foram aplicados.

Mas, se você acha que o DFC analisa apenas o fluxo de caixa, está enganado. Ele também engloba todas as outras contas da empresa, a exemplo de aplicações e contas bancárias. Esse relatório contábil deve ser feito, de forma obrigatória, para vários tipos de organizações.

Para grandes empresas, a lei nº 11.638/2007 determina que o patrimônio líquido da organização seja superior a R$ 2 milhões. Já para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a determinação desse relatório contábil consta na NBC TG 1000.

Contudo, mesmo que uma empresa não tenha de apresentar o DFC, é fundamental que ele seja apresentado de forma periódica. Com isso, é possível ter uma visão macro do negócio, o que é fundamental para o crescimento da empresa, além de assegurar que haja recursos disponíveis para cumprir com as obrigações dentro dos prazos de vencimento.

Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) contribui para que a gestão da empresa tenha uma visão da saúde financeira do negócio. Nesse cenário, a função desse relatório contábil é revelar o andamento da empresa, sendo obrigatória para companhias que escolheram pela tributação por meio do regime de Lucro Real.

Para fazer o DLPA, você vai precisar utilizar as informações provenientes do BP e da DRE. Assim, é possível fazer uma boa análise da situação patrimonial da empresa, e evidenciar as movimentações em um período determinado. Dessa forma, a gestão tem uma visão acerca das variações de caixa, necessidades de readequações ou possibilidades de investimentos.

Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)

Um dos relatórios contábeis mais relevantes para as organizações, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) tem como objetivo evidenciar as variações ocorridas no patrimônio da empresa e, por isso, é obrigatória para companhias cujo patrimônio líquido seja superior a R$ 1 milhão de reais no BP.

Esse relatório contribui para que a gestão possa demonstrar e perceber as alterações realizadas na posição financeira da companhia, além de todas as movimentações que ocorreram em um curto espaço de tempo. Ele ainda possibilita ter uma visão ampla dos recursos do negócio, contemplando um conceito mais amplo, o que inclui capital de giro líquido, investimentos, entre outros.

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é um registro que evidencia os lucros ou prejuízos da companhia e também revela as mudanças que decorrem no patrimônio líquido da empresa em certo espaço de tempo.

 A DLPA ainda revela quando o patrimônio foi aplicado, trazendo também informações das atividades de reinvestimento de recursos baseado nos dados que estão disponíveis no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultados do Exercício. 

Esse relatório contábil precisa dispor de alguns tópicos essenciais, a exemplo de:

  • pagamento de dividendos
  • saldo inicial de lucros ou prejuízos
  • soma total do lucro incorporado ao capital da empresa
  • alterações que interferem no resultado e o saldo final acumulado do período.

Como elaborar um relatório contábil?

Para fazer um bom relatório contábil, você vai precisar ter acesso a todas as informações relacionadas à saúde financeira da empresa. Ainda vai precisar tornar as informações o mais acessível possível, para que o cliente possa compreender tudo o que está sendo exposto no relatório contábil.

Com isso em mente, confira algumas dicas para fazer um relatório contábil eficiente!

Faça um plano de contas eficiente

Criar um bom plano de contas é fundamental para que o relatório contábil seja realmente eficiente. Nesse sentido, é preciso ser específico e evitar generalizações, uma vez que esse plano é a lista de todos os registros existentes na empresa. 

Dessa forma, é preciso que ele respeite a hierarquia dos produtos e subprodutos da gestão e exponha de forma clara a estrutura das demonstrações e dos balanços. Assim, caso exista mais de um tipo de produto a ser comercializado pela empresa, por exemplo, os lançamentos devem ser realizados de forma separada.

Portanto, um plano de contas organizado e detalhado será de fundamental importância para elevar o nível de especificidade do seu relatório contábil.

black-da-fortes-sistema-contabil

Faça o provisionamento de todos os valores

Para que o relatório contábil seja completo, é essencial fazer o provisionamento de valores. Diversos profissionais não adotam essa prática, e isso passa a afetar a informação demonstrada no documento. 

Logo, sempre tenha em mente que valores em curto e longo prazo devem ser provisionados. Isso porque, quando uma fatura a receber não é provisionada, e o devedor apenas a quitar parcialmente, o balancete não revela isso. Já com o provisionamento, todas as demonstrações são capazes de revelar qualquer evento e a sequência correta de fatos. 

Atue junto com o cliente

A confiança entre contador e cliente é fundamental para que os dados do relatório contábil sejam o mais fidedigno possível com a realidade da empresa. Por isso, o cliente deve confiar no trabalho do contador, que o entregará dados e registros fundamentais para uma gestão eficiente. Para isso, é necessário que ambos trabalhem juntos.

Nesse cenário, o contador precisa ir em busca do máximo de informações possíveis com o gestor para que, colaborando com o trabalho um do outro, possam montar um relatório contábil de qualidade.

 Assim, o foco dos trabalhos passa a ser em uma consultoria de contabilidade, na qual o contador faz o processamento de dados com a ajuda de uma ferramenta de gestão, calcula, planeja e organiza os dados contábeis do negócio. 

Utilize um centro de custo

Para montar relatórios contábeis realmente eficientes, é fundamental segmentar as despesas e receitas por centro de custo, que nada mais é do que a contabilidade de faturamento e despesas conforme o produto ou solução a partir de cada valor pago ou ganho.

Assim, o gestor da empresa conseguirá, por meio dos relatórios contábeis, gerenciar seu negócio e ainda embasar a tomada de decisão baseada em dados, já que a demonstração contábil será fiel à realidade da companhia. 

Adote uma linguagem acessível

Grande parte do empresariado tem grande dificuldade na hora de entender os pormenores dos relatórios contábeis, o que não é difícil de compreender, já que o conhecimento técnico faz parte das competências do profissional contador.

Por essa razão, um relatório contábil apenas será eficiente se ele conseguir transmitir as informações para o cliente de forma didática. Para tanto, é preciso compreender que, apenas números não são capazes de transmitir nada para o empresário. 

Portanto, é dever do contador fazer as demonstrações de forma prática, relevando o que os números têm a dizer. Para isso, além da linguagem adequada e acessível, é importante fazer uso de gráficos e dashboards que sejam capazes de retratar a atual situação do caixa da empresa

Tenha um bom software contábil

Não é uma tarefa das mais fáceis ter de reunir todos os dados patrimoniais, contábeis e financeiros de uma companhia, não é mesmo? Além disso, para que a coleta de dados seja realmente efetiva, os dados devem estar corretos. Para tanto, é primordial contar com um bom software contábil

Com a ferramenta, você pode agilizar todo trabalho de levantamento das informações, já que ele possui módulos para cada área, facilitando assim a criação de um relatório contábil de forma integral, e também com dados confiáveis.

Para manusear os dados, no entanto, o contador deve ter uma boa noção sobre as informações levantadas e também adotar boas práticas, a fim de conquistar bons resultados. Com isso, fica mais fácil reunir os dados financeiros e contábeis.

Quais são os benefícios de fazer relatórios contábeis?

Ao investir em relatórios contábeis, a gestão da empresa passa a contar com uma visão bem ampla acerca da situação financeira da empresa, o que ajuda a antecipar a tomada de decisão e também mitigar erros.

Nesse cenário, é importante que os relatórios contábeis sejam feitos por profissionais do segmento contábil e, de preferência, que contem com certa experiência. Isso porque, por tratarem da área financeira dos negócios, os registros dos relatórios contábeis são de fundamental relevância, e qualquer equívoco no recolhimento e interpretação das informações pode significar um grande prejuízo para a organização, tanto por conta de decisões mal embasadas, como por um investimento mal aplicado. 

Assim, ao contar com relatórios eficientes, é possível contar com benefícios variados. Confira alguns deles a seguir!

Decisões mais acertadas

Resultados positivos é o que toda empresa almeja, não é mesmo? É por isso que gestores e contadores são tão cobrados na hora de revelar os resultados. Para garantir o sucesso das atividades da empresa, é preciso escolher os profissionais mais eficientes do mercado, além de saber se comunicar com sua equipe de trabalho e tomar decisões que estejam alinhadas com as possibilidades da empresa e também com as demandas de mercado.

Decisões equivocadas podem colocar em risco os números positivos da companhia e dar abertura para os concorrentes ganharem espaço no mercado, o que é bastante prejudicial para o negócio.

Nesse cenário, os relatórios contábeis são capazes de facilitar a compreensão da atual situação econômica do empreendimento e, como consequência, é possível pensar em soluções que elevem a produtividade, ao mesmo tempo em que incentivam o crescimento da empresa.

Criação de estratégias mais eficientes

Cada empresa tem suas particularidades, que são muito ditadas pelo mercado e suas diversas possibilidades. Por isso, é preciso pensar na criação de uma estratégia específica, a fim de obter os resultados desejados e manter o negócio competitivo.

Nesse cenário, de nada adianta tentar seguir o planejamento da concorrência, se a empresa não está preparada para isso. Assim, ao investir na criação de relatórios contábeis com informações atualizadas e reais, a empresa é capaz de conseguir identificar as fragilidades e as potencialidades que são fundamentais no caminho para o sucesso.

Acesso facilitado ao crédito

Atualmente, grande parte dos bancos ainda não solicitaram os relatórios contábeis de pequenas e médias empresas para conceder crédito. Contudo, as instituições financeiras estão se organizando para requerer esses tipos de documentos antes de liberar empréstimos.

Já os financiamentos de longo prazo, como os disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), já são mais rigorosos com relação à saúde financeira dos empreendimentos e, por isso, solicitam o relatório contábil. Os empréstimos podem ser importantes para que as empresas possam se expandir no mercado e também consigam uma maior notoriedade frente à concorrência.

Assim, o aumento do crédito concedido pelos bancos depende da verificação dos relatórios contábeis. Logo, eles precisam estar atualizados para provar a capacidade de pagamento da empresa.

Possibilita a identificação de novas oportunidades

Os relatórios contábeis são capazes de reconhecer oportunidades que dificilmente seriam notadas de outra maneira. Isso ocorre, por exemplo, quando a gestão da empresa consegue identificar a expectativa da elevação da procura por um produto.

Informações sempre atualizadas

Para a tomada de decisões mais acertadas, é fundamental que os dados dos relatórios contábeis, além de precisos, também estejam atualizados. Com isso, é possível reduzir as chances de equívocos, ao mesmo tempo em que melhores escolhas são feitas para o negócio.

Estabelece e aprimora estratégias

Relatórios contábeis são fundamentais para fazer bons planejamentos e também fazer o acompanhamento da implementação das estratégias certas. Dessa forma, os responsáveis pela gestão da companhia têm uma visão mais ampla acerca dos próximos passos do negócio.

Como diferenciar os relatórios oferecidos?

Para diferenciar os relatórios contábeis, a linguagem deve ser didática e, para isso, você pode apostar em bons títulos para cada tópico do relatório, e fazer breves descrições para acompanhar os números. Dessa forma, é possível que os gestores da empresa compreendam o relatório, mesmo que não tenham muito conhecimento sobre as diretrizes contábeis. 

Usar ilustrações e recursos gráficos para melhor entendimento do que está sendo exposto também é uma forma de diferenciar o relatório contábil, tornando-o mais compreensível. Aposte em fontes que favoreçam a legibilidade do texto e dos números.

Também é interessante destacar os períodos de tempos apurados e fazer comparações com períodos anteriores. Faça uma boa descrição das atividades e reserve espaço para a conclusão final, expondo os pontos mais importantes, destacando os pontos positivos e aqueles que merecem atenção.

Use cores para destacar dados nas planilhas e fique atento ao layout das apresentações dos relatórios contábeis. Ele deve ser limpo, ou seja, trazer somente as informações necessárias, com precisão e também zelo pelo que está sendo exposto. À medida que você vai criando os relatórios, pode ir aprimorando-os, levando em consideração também as necessidades e particularidades do cliente.

Como um sistema contábil pode ajudar?

Contar com um sistema contábil para fazer os relatórios fiscais faz toda a diferença. Isso porque ele traz diversas vantagens, como agilidade na apuração dos dados e também mais confiabilidade. 

Além disso, trata-se de uma ferramenta que torna possível automatizar processos por módulos, abrangendo todos os tipos de relatórios, como o Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Lucros e Prejuízos, além do Controle de Fluxo de Caixa, pagamento de impostos e taxas e organização de receitas e despesas. 

Logo, um sistema contábil integrado é capaz de facilitar a criação dos relatórios, com dados precisos e capazes de contribuir com o desenvolvimento do negócio.

Como vimos ao longo desta leitura, os relatórios contábeis são importantes ferramentas de gestão, que contribuem para uma maior eficiência nas tomadas de decisão da empresa. Logo, contar com essa solução permite que os contadores tenham dados mais precisos para apresentar para os seus clientes.

Se você gostou deste artigo sobre relatórios contábeis, entre em contato e conheça as nossas soluções em sistema contábil!

Últimos posts ????

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!