Descubra como mostrar o valor do seu trabalho nos relatórios contábeis!

Os relatórios contábeis são importantes para tomar boas decisões em uma empresa. Por isso, eles agregam tanto na valorização de serviços na contabilidade.

Descubra como mostrar o valor do seu trabalho nos relatórios contábeis!
4 minutos de leitura

Todo contador dedicado ao desenvolvimento de sua carreira busca novas maneiras de aumentar o faturamento do seu escritório. Se você se identifica com esse perfil profissional, saiba que o sucesso que você tanto almeja depende de um elemento essencial. Trata-se da sua capacidade de valorizar seu trabalho por meio dos relatórios contábeis. 

Durante muito tempo, a importância do papel desempenhado pelo contador ficou ofuscada. Graças à chegada de novas ferramentas, com maior grau de precisão, finalmente a contabilidade digital acelerou o ritmo de uma transformação que está apenas no início.

Um dos resultados desse processo transformador reflete-se na geração de relatórios contábeis muito mais detalhados. Cabe a você, contador, dominá-los, saber como usá-los a favor dos clientes e, consequentemente, do seu próprio negócio.

Aprenda como fazer, a seguir!

Qual é a importância dos relatórios contábeis para as empresas?

A maior valorização dos serviços prestados pelo seu escritório contábil começa com sua aptidão, como especialista, em explicar para que eles servem. Então, em um primeiro momento, os relatórios em questão criam uma oportunidade para que você demonstre seu conhecimento de causa.

Nessa linha de raciocínio, os dados previamente selecionados cumprem a função de relatar a situação financeira do cliente. Contudo, também se espera que o contador pratique a contabilidade consultiva, salientando apontamentos decisivos para as resoluções da empresa atendida por ele.

Desse modo, a ideia é auxiliar o gestor a projetar cenários com o maior nível de exatidão possível. Isso quer dizer que ele ficará a par não apenas das contas a pagar e a receber do presente, mas, principalmente, da saúde financeira da sua empresa nos próximos meses.

Assim, ele saberá quais são as origens de custos mais onerosos para o negócio, além de enxergar o período mais oportuno para investir. Em resumo, os relatórios contábeis são determinantes para que o gestor de uma empresa antecipe-se aos problemas, preparando-se adequadamente para encará-los.

Como encaminhar relatórios contábeis aos seus clientes?

Além de pensar na significância dos relatórios contábeis, você deve refletir sobre o que, exatamente, qualifica esse tipo de documento como algo benéfico para seu cliente. Afinal, as empresas têm dificuldades e necessidades distintas.

Se a ideia é agregar valor aos serviços oferecidos, entender o problema do cliente é fundamental. Nesse sentido, um relatório contábil se torna relevante para uma organização a partir do momento em que ele a ajuda a conquistar seus objetivos.

Caso contrário, por melhor que seja a explicação dos dados elencados, eles assumem o ar de um emaranhado numérico. O conjunto de informações extraídas, ao menos naquele período de vida da empresa, pode ser pouco útil para atingir os propósitos dela em um médio prazo.

Mais do que isso, é bem provável que, pelo porte do negócio, certos documentos não façam sentido em nenhum período de sua existência. Portanto, atenha-se a emitir relatórios contábeis totalmente alinhados ao tamanho do empreendimento do cliente e às ambições propostas.

banner-artigos-irpj-e-csll

Igualmente importante é a frequência do envio dos dados. Organizações de pequeno e médio porte podem receber relatórios em intervalos regulares de 30 dias. Já as demais necessitam de encaminhamentos em períodos quinzenais. Caso você trabalhe com BPO financeiro, o ideal é que os documentos cheguem às mãos dos gestores semanalmente. 

Como valorizar seus relatórios contábeis?

fortes-tecnologia-relatorios-contabeis-img-feed

O cliente só vai dar o devido valor a cada relatório recebido se ele souber como converter aqueles dados em informações aplicáveis ao negócio dele. Dito isso, o contador/consultor precisa explicar por que criou aquela compilação específica.

Apontamento de receitas e custos

Por meio do fluxo de caixa diário e mensal, o administrador da empresa consegue ter uma noção nítida da saúde financeira. O primeiro concede uma visão privilegiada da movimentação do mês, colocando uma lupa sobre a análise do período.

Além de ver de perto os dias mais críticos, é possível prever a necessidade de efetuar uma antecipação de recebíveis, por exemplo. O mesmo vale para eventuais solicitações de empréstimos ou outras soluções atrativas para fomentar o capital de giro.

Já o fluxo mensal foca as entradas e saídas de todo o período de 30 dias, com a possibilidade de já prever o saldo dos meses seguintes. Esse trabalho de projeção depende, é claro, da adoção de um sistema de gestão criado para tal.

Destaque de indicadores de desempenho

Mais do que entregar a DRE em dia, o contador atualizado com as boas práticas deve concentrar esforços na análise das demonstrações financeiras de seus clientes. A partir dela, você ajuda a diagnosticar o estado patrimonial, econômico e financeiro de seus parceiros de negócio.

Com base na interpretação de indicadores-chave para a empresa, como o ponto de equilíbrio, o ROI e o índice de endividamento, chega-se a um parecer técnico minucioso. O intuito do levantamento consiste em detalhar a condição financeira e contábil da organização, além de detectar tendências e propor soluções.

Produção de informações relevantes para tomada de decisão

Inegavelmente, a soma de todas as informações extraídas de dados relevantes exerce plena influência no complexo processo de tomada de decisão. Mediante a escalada do Big Data, esse processo de compilação e avaliação indica a tônica ditada pelo mercado.

Como não poderia deixar de ser, o trabalho final só será bem-feito se você estiver amparado em uma infraestrutura tecnológica de respeito. Isso significa que ela deve estar em sintonia com o que há de mais moderno em matéria de ferramentas de gerenciamento.

Nesse contexto, contar com um sistema para gestão contábil que organize e simplifique a produção dos relatórios emitidos passou a ser algo simplesmente indispensável. Entre outras coisas, você precisa de uma solução ágil, feita para:

  • otimizar seu tempo e, portanto, sua produtividade;
  • promover assessorias minuciosas aos clientes;
  • eliminar erros decorrentes de falhas humanas;
  • aumentar a lucratividade do escritório.

Essas e outras vantagens são proporcionadas pelo sistema de gestão da Fortes Tecnologia, pois ele foi pensado especialmente para os contadores que querem diferenciar-se no mercado. Além de oferecer relatórios contábeis impecáveis e pontuais, essa solução abre os horizontes para a elaboração de projeções de um crescimento equilibrado e, sobretudo, estável.

Quer fazer parte do grupo de contadores que já usufrui de todos esses benefícios? Entre em contato conosco e surpreenda-se com os resultados que seu escritório contábil pode conquistar em tão pouco tempo!

Últimos posts 👇

banner-artigos-calendario
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira