Como é ser consultor financeiro? Saiba mais sobre essa profissão

Como é ser consultor financeiro? Saiba mais sobre essa profissão
4 minutos de leitura

Para quem atua na prestação de serviços, a melhor maneira de aumentar sua remuneração e valorizar a sua hora é por meio de serviços cada vez mais específicos e que geram um grande valor agregado para o cliente. Neste sentido, um contador pode elevar o valor da sua hora de trabalho ao se transformar em um consultor financeiro.

Ao oferecer um pacote de soluções financeiras para o cliente, você consegue otimizar os processos das marcas parceiras, identificar pontos de melhoria e corrigir gargalos do orçamento. Assim, por meio de tais contribuições, é possível cobrar um alto valor por seu trabalho e aumentar o retorno sobre a prestação de uma consultoria.

Se você quer saber como se posicionar como um consultor financeiro, siga com a leitura e veja como se transformar nesse profissional tão valorizado no mercado!

O que é um consultor financeiro?

Para entender como se posicionar nessa carreira é importante entender o que é um consultor e qual o seu papel diante dos clientes. Diferente de um contador, o consultor financeiro é responsável por se envolver nas questões estratégicas da empresa, cria e emite um parecer sobre os relatórios e contribui ativamente para que a corporação se torne mais eficiente e lucrativa.

Portanto, esse tipo de trabalho, além da atividade contábil e dos compromissos referentes a arrecadação de impostos e a produção de indicadores contábeis, também inclui serviços como análise de desempenho, gestão de custos e demais formas de tornar uma corporação otimizada em diversos aspectos.

Quais as atividades de um consultor financeiro?

Um consultor financeiro pode atuar em várias frentes para auxiliar uma empresa. Por meio de seu trabalho, é possível reduzir custos e maximizar o lucro que o negócio alcançar. Se você deseja entender quais são as atividades desse profissional, continue a leitura e confira!

Análise de custos

Um consultor é capaz de fazer a análise de custos de uma organização e identificar os gargalos pelos quais os recursos estão saindo. Por exemplo, se o processo produtivo da empresa não é eficiente ou se ela está gastando demais em materiais administrativos, é possível entender tais fatos e adequar a empresa, gerando economias.

Para isso, existem algumas ferramentas bastante úteis. Por exemplo, consegue-se usar o fluxo de caixa e acompanhar as despesas da instituição. Além disso, é viável recorrer a ferramentas tecnológicas que sirvam para tal fim.

Elaboração de plano de negócios

Elaborar um bom plano de negócios é um ótimo meio de sair na frente da concorrência e ter uma empresa mais estratégica. Por meio desse documento, é plausível compreender quais são os diferenciais competitivos, entender o perfil do consumidor da empresa, definir a precificação adequada e estabelecer o marketing, por exemplo.

Portanto, é importante ter um bom conhecimento sobre tais áreas para ajudar os clientes na elaboração do plano de negócios. Assim, é factível agregar valor para quem demanda os seus serviços e se diferenciar de outros profissionais que atuam nesse mercado. 

Planejamento financeiro

A falta de planejamento financeiro é uma das principais causas de mortalidade das empresas no Brasil atualmente. Desse modo, é importante ajudar o cliente a elaborar um bom plano para conquistar resultados expressivos e alcançar uma parcela de mercado mais elevada.

banner-artigos-calendario-obrigacoes-fiscais-2022-2

Nesse sentido, é necessário compreender a estrutura de custo do negócio, relação com os fornecedores, orçamento, fluxo de caixa e demais aspectos que envolvem as finanças da empresa. Por meio de uma análise e um plano minucioso pode-se obter boa lucratividade.

Gestão de ativos e investimentos

Encontrar boas alternativas para melhorar os rendimentos obtidos no negócio é importante fazer uma boa gestão de ativos e investimentos. Assim, entender do mercado financeiro é uma excelente maneira de ajudar seus clientes a encontrar bons ativos.

Para isso, é importante entender quais são os objetivos e o perfil de investidor da pessoa que você está atendendo. Ao compreender tais aspectos, você consegue apresentar ótimas alternativas que façam sentido e que auxiliem nas estratégias adotadas.

Montagem de orçamentos

Os orçamentos fazem parte do cotidiano da maior parte das empresas. Seja para enviar aos clientes ou para estruturar propostas que conquistem novos consumidores, os negócios sempre estão trabalhando com esses documentos. Além disso, ter uma boa gestão orçamentária e entender o que pode ou não ser gasto também é primordial para o sucesso da organização.

E essa é uma das atividades que um consultor financeiro pode realizar. Nesse sentido, é possível ajudar na elaboração de um modelos de orçamento e na definição de quanto é possível empenhar dos valores obtidos no negócio.

Montagem e acompanhamento de relatórios

A fim de apresentar o avanço financeiro de uma organização e demonstrar como ainda é possível melhorar é importante elaborar relatórios. Nesse sentido, pode-se incorporar informações referentes aos custos, receita, lucratividade e outros. Assim, você demonstra ao cliente como os seus serviços estão auxiliando a empresa a melhorar a performance.

Para isso, pode-se recorrer a gráficos e boas ferramentas. Nesse sentido, um software financeiro pode ser uma ótima alternativa. Por meio dessa solução é viável obter os relatórios em poucos cliques, além de permitir ter ideias interessantes para incorporar em suas consultorias. Portanto, quando prestar um serviço, atentar a essa ferramenta é uma boa opção.

Como a tecnologia pode ajudar o consultor financeiro?

O trabalho do consultor financeiro demanda uma série de análises de informações importantes para as empresas. Para fazê-las, contar com soluções tecnológicas, como os softwares financeiros, é uma excelente alternativa. Por meio deles, você consegue acesso aos dados de forma simples e agilizada.

Há ainda a possibilidade de emissão de relatórios com figuras de fácil leitura que podem ser apresentadas aos clientes para corroborar sua atuação e demonstrar como ela está auxiliando a aumentar a lucratividade do negócio.

Entendeu como trabalha um consultor financeiro e quais são os benefícios de contar com a tecnologia para exercer essa função? Ao adotar um bom sistema financeiro você consegue agregar muito valor aos negócios que atende e, consequentemente, vai ver seus serviços cada vez mais demandados.

Quer continuar aprendendo sobre finanças e profissões associadas a essa área? Então, siga nossas páginas no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades.

Últimos posts 👇

fortes tecnologia integralizacao de capital
banner artigos efd reinf 2022
banner artigos carga tributaria brasileira