Fluxo de caixa na crise: confira 7 dicas para positivá-lo

Fluxo de caixa na crise: confira 7 dicas para positivá-lo
4 minutos de leitura

Gerenciar as entradas e as saídas de valores de uma empresa é uma responsabilidade básica de qualquer gerente financeiro. Em contextos econômicos desfavoráveis, entretanto, a tarefa tende a se tornar mais desafiadora. Por isso, é fundamental saber como administrar o fluxo de caixa na crise.

De modo geral, tempos difíceis exigem análises e ferramentas de gestão financeira ainda mais precisas, de modo a encontrar um novo equilíbrio entre o controle de gastos e a realização de investimentos. Afinal, o cenário é outro. Logo, é preciso saber como lidar com ele.

Mas como fazer isso na prática? A seguir, nós apresentamos a resposta por meio de 7 dicas para gerir o fluxo de caixa na crise. Conheça, a partir delas, algumas soluções interessantes para superar obstáculos durante cenários adversos!

1. Elabore uma projeção de fluxo de caixa coerente com contexto

Sem dúvida, a primeira etapa consiste na revisão apurada da projeção de fluxo de caixa. Essa medida é determinante para, a partir de uma visão panorâmica, chegar a estimativas de movimentação financeira condizentes com o momento.

Observe que esse processo de reavaliação do volume financeiro que entra e sai do negócio ao longo de dado intervalo ajuda a encarar a realidade vigente. Esse detalhe é importante para que despesas, custos e possíveis oportunidades de investimento estejam nas possibilidades da empresa.

Portanto, se antes de um período turbulento, a expectativa era de conquistar determinado faturamento, é provável que a crise provoque uma queda de x% ao longo do intervalo considerado. Nesse sentido, você deve readequar a utilização do capital disponível.

Com essa informação, você tem as condições necessárias para preservar a saúde financeira empresarial da melhor maneira possível. Haja vista que o procedimento, é claro, deve ser tomado simultaneamente com outras ações, abordadas na sequência.

2. Melhore o ciclo financeiro

Conforme a duração e as características de uma crise, ela pode impactar o faturamento de maneira mais ou menos acentuada. Assim, também é necessário ficar de olho na harmonia do ciclo financeiro da sua empresa.

A manutenção dos pagamentos em dia requer, por exemplo, muita habilidade na hora de renegociar os contratos com seus fornecedores. Em termos práticos, é preciso recalcular os intervalos entre o recebimento do dinheiro dos clientes e o devido repasse para os parceiros de negócio.

Como você pode imaginar, o ciclo financeiro comporta outros agentes e compromissos, como aqueles relacionados aos salários dos colaboradores. A depender da gravidade e profundidade da crise, como a mais recente, desencadeada pela pandemia da Covid-19, não está descartada a redução temporária dos vencimentos.

Em um nível de criticidade acima do esperado, talvez algumas demissões sejam inevitáveis. Contudo, lembre-se que esse é um processo que também prejudica as contas da organização.

O ideal mesmo é tentar buscar soluções menos drásticas, mas que sejam realmente efetivas para o equilíbrio do caixa. Além disso, tenha em mente que qualquer realização de ajustes precisa ser comunicada aos stakeholders (funcionários, fornecedores, investidores etc.) envolvidos com a máxima transparência possível.

3. Evite gastos excessivos

Em consonância e paralelamente às mudanças implantadas até aqui, a destinação dos recursos disponíveis deve ser repensada. Se foi necessário prolongar prazos de pagamentos, nada mais natural do que mapear a operação e identificar eventuais maneiras de reduzir os custos derivados dela.

Ao mesmo tempo, vale a pena monitorar o orçamento mais de perto com relação à viabilidade de dar continuidade aos projetos que estiverem em andamento.

Em certas circunstâncias, alguns deles (menos prioritários) podem ser suspensos por alguns meses — com uma previsão de retorno, motivada pelo acompanhamento contínuo da situação.

4. Controle a inadimplência e os cancelamentos

Fluxo de caixa na crise

Fases ruins para os negócios são invariavelmente caracterizadas por uma ou mais ondas de cancelamento ou diminuição da quantidade de pedidos. Há ainda o aumento do risco de elevação da taxa de inadimplência.

Ambas as consequências demandam atitudes compatíveis com o grau de urgência que elas exigem. Também é fato que, com o auxílio de soluções tecnológicas, a empresa passa a trabalhar com uma inteligência preditiva.

Em outras palavras, existem métodos e mecanismos que facilitam o acompanhamento e a probabilidade de piora dos índices de inadimplência e cancelamentos. Com um bom sistema de gestão financeira é possível conquistar excelentes resultados.  

Concomitantemente, comece a pensar na possibilidade de montar times especializados em análise e ciência de dados. A união das melhores ferramentas com os profissionais mais talentosos é um dos segredos do sucesso das organizações que driblam períodos tensos ao longo de sua trajetória.

5. Reveja métodos e processos

O ideal mesmo é priorizar os processos essenciais para a conservação da atividade econômica da empresa. Aqui, uma boa tática é rever os estoques.

Talvez seja bom aproveitar a situação para aderir ao método lean (enxuto) de produção, marcado, principalmente, por evitar o desperdício.

Nesse modelo de produção enxuta, não só a produtividade aumenta, como a qualidade dos itens produzidos melhora. Se houver custos altos com operações logísticas, reveja a política de frete, readequando-a para as áreas de cobertura mais distantes da empresa.

6. Conte com um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é outro componente indispensável para sobreviver aos abalos pontuais do mercado financeiro. Assim como a projeção de fluxo de caixa, o plano criado no início deixa de ser útil quando está fora de contexto.

Portanto, é vital avaliar os detalhes com calma e, assim, verificar o que pode ser mantido e o que deve ser abandonado — ao menos, por enquanto. Tenha em vista que o curto prazo passa a ser mais relevante, mas sem se esquecer dos períodos de médio e longo prazos.

7. Busque novas oportunidades de vendas

Por fim, outra medida fundamental se refere à busca de novas fontes de receita. Falamos há pouco sobre a necessidade de reavaliar o frete, mas a ampliação da área de abrangência é outro ponto que merece entrar em pauta. 

Isso porque, às vezes, a saída mais promissora é justamente vender para áreas que estão mais longe. Tudo, claro, precisa compensar financeiramente, além de se manter alinhado à estrutura do negócio.

Todo gerente financeiro comprometido com os resultados almejados pela empresa sabe bem como a gestão adequada das finanças é fundamental para atingir os objetivos traçados. Nossas 7 dicas abrem caminho justamente nessa direção.

No mais, repare que a tecnologia facilita bastante a elaboração e análise do fluxo de caixa na crise. Com um sistema de gestão financeira completo, você não só ameniza os gastos de uma fase adversa, como também lucra muito mais.

Quer mais dicas para aprimorar cada vez mais a gestão financeira da sua empresa? Siga a gente no Facebook!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!