Saiba como ter presença digital na contabilidade

Saiba como ter presença digital na contabilidade
4 minutos de leitura

O progresso tecnológico provoca mudanças nos hábitos das pessoas, o que tem reflexo na maneira como empresas e empreendedores trabalham. É por conta disso que você precisa focar parte dos seus esforços em presença digital na contabilidade.

Para isso, não basta criar perfis em redes sociais e ter um site. Esse é um trabalho que requer uma boa análise do que é efetivo para os seus objetivos, uma dedicação constante a oferecer conteúdos que fortaleçam a sua marca e a otimizar possíveis vias de entrada para novos clientes.

Isso parece complexo demais, mas é possível facilitar esse processo ao saber exatamente o que fazer e como fazer. Neste artigo, você entenderá melhor o que significa ter uma presença digital na contabilidade e quais iniciativas são necessárias para ter sucesso nesse trabalho. Continue lendo e confira!

Por que a presença digital na contabilidade é importante?

Com a popularização da internet como meio de comunicação, as empresas logo encontraram formas de divulgar seus produtos e serviços nesse ambiente. Atualmente, com a facilidade de publicar e compartilhar conteúdo, a exposição de quem oferece serviços de contabilidade pode se ampliar consideravelmente.

Ter uma presença digital de qualidade no meio contábil é algo capaz de fortalecer o nome da sua marca e transmitir mais confiança e credibilidade para possíveis novos clientes. A internet é uma poderosa ferramenta de vendas, bastando saber usá-la a favor do seu negócio.

Vale ressaltar também que a preocupação com a presença digital não é mais uma novidade. Há grandes chances de seus concorrentes já terem estratégias consolidadas nesse sentido, o que exige a sua atenção para correr atrás dessa exposição perdida.

Além disso, concentrar os seus esforços em aprimorar a presença digital traz benefícios como:

1. Aprimoramento no relacionamento com o cliente

As pessoas já estão acostumadas a procurar por serviços na internet. Quem tem uma boa presença digital voltada para a contabilidade tende a estreitar o relacionamento com essas pessoas por oferecer uma conveniência bastante valiosa atualmente.

2. Estabelecimento de autoridade no mercado

Manter uma presença digital de qualidade em contabilidade também permite que a sua marca se consolide como uma autoridade em seu segmento. Isso pode ser impulsionado ainda mais com a publicação de conteúdo informativo e um investimento constante em ampliar o seu alcance no ambiente digital.

3. Retenção e aumento de clientes

Se as pessoas contam com meios fáceis e acessíveis para contratar os seus serviços, a tendência é que seja mais simples reter esses clientes. Esse é um dos benefícios mais valiosos de uma presença digital bem administrada em contabilidade, já que possibilita viabilizar o crescimento do seu negócio.

Como fortalecer a presença digital no meio contábil?

Colocar esse assunto entre as suas prioridades na contabilidade pede ações específicas. Esse é um trabalho que exige dedicação constante, mas tende a trazer benefícios que justificam esse investimento de atenção e recursos. No entanto, são caminhos precisos para passar a aproveitar os benefícios que esse trabalho pode gerar.



Conheça abaixo os principais passos para fortalecer a sua presença digital na contabilidade:

1. Estabeleça suas metas

Como qualquer outro tipo de iniciativa de negócios, a sua presença digital precisa ter metas e objetivos. Pense no que você deseja conquistar com essa estratégia, o que pode ser desde um aumento nas vendas ou simplesmente o fortalecimento da marca da sua empresa. Essas metas servirão para nortear os seus esforços futuros e justificar investimentos e as iniciativas que você planejar e implementar. Trabalhar sem elas é o equivalente a não ter foco nas suas atividades.

2. Crie conteúdo relevante

As pessoas não se cativam mais por anúncios puramente promocionais como antigamente. Para que a sua presença digital na contabilidade realmente seja capaz de trazer benefícios ao seu negócio, é preciso publicar conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Você pode usar uma plataforma como um blog ou até mesmo as redes sociais para isso. Pense em temas que seriam interessantes para quem você deseja conquistar como cliente, por exemplo, tutoriais rápidos sobre contabilidade ou ganchos relacionados ao noticiário. 

3. Atue nas redes sociais

Essas plataformas não são apenas para as pessoas se comunicarem entre si, já que também podem abrigar serviços e negócios. Inaugure a presença digital da sua empresa contábil nas plataformas que faz sentido atuar, como Facebook, LinkedIn e Instagram, por exemplo.

Gerenciar esses perfis é outra parte bastante importante dessa missão. Você precisa manter o seu público engajado com o seu conteúdo, então faça posts que sejam do interesse dessas pessoas. Além disso, não deixe de investir em artigos patrocinados para alcançar ainda mais gente.

4. Atenda seu público digitalmente

Os meios digitais também oferecem diversas ferramentas para potencializar o seu atendimento ao cliente. Além disso, as pessoas já se acostumaram a poder requisitar serviços de todo tipo pela internet, então essa é outra forma de ampliar o seu potencial de negócios.

Para isso, considere estender o seu atendimento a recursos como o WhatsApp e as plataformas de chat em tempo real que você pode instalar em seu site. Também, lembre-se de treinar os responsáveis por esses atendimentos para serem dinâmicos e concentrados em oferecer soluções efetivas.

5. Preserve a unidade da sua marca (branding)

Parte dos seus esforços com presença digital também precisa envolver o foco em tornar a sua marca mais reconhecida. Para isso, é preciso ter consistência em tudo o que você fizer dentro e fora do meio online. Isso envolve manter o logo e as cores em todas as suas comunicações, além de usar uma linguagem alinhada à personalidade do seu negócio. A sua presença digital precisa ser uma extensão das suas demais mensagens.

Tendo as informações deste artigo em mãos, você já tem tudo o que precisa para começar a sua estratégia focada em presença digital na contabilidade. Lembre-se da importância de manter o olhar atento em busca de novas tendências e movimentos que possam impactar a forma como esse ambiente funciona. Todos os dias podem surgir novidades capazes de ajudar ainda mais o seu negócio a alcançar seus objetivos.

Quer ver mais dicas estratégicas como essas? Basta cadastrar seu e-mail para passar a receber a nossa newsletter!

Confira também os nossos últimos conteúdos ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!