Gestão de pessoas

5 processos operacionais que você vai deixar de fazer com um sistema de RH

5-processos-operacionais-que-vai-deixar-de-fazer-com-um-sistema-de-rh
Escrito por Karina Souza

Um sistema de RH automatiza e auxilia nos processos da empresa. Isso você já sabe e entende. Agora, transformar suas atividades repetitivas e operacionais em atividades estratégicas para a sua rotina, não é fácil quando se tem tudo de forma manual ou ultrapassada.

Se enxergou até aqui? A tecnologia tem sido uma grande aliada das organizações. No caso do uso de um sistema de RH, por exemplo, a utilização de softwares tem contribuído na condução de diversos processos, redução de custos operacionais, além da qualidade final de produtos e serviços.

Mas o que posso fazer para ser mais estratégico em seu setor? Como mostrar para o seu gestor que você precisa ser estratégico e não operacional?

Ter uma ferramenta adequada que possa te auxiliar com relatórios cheio de “informações-chave”, por exemplo, para o negócio da sua empresa pode ajudar a conquistar um maior patamar em sua empresa. Neste artigo, vou te mostrar 5 processos que podem ser automatizados e podem potencializar o seu trabalho, além de ajudar na tomada de decisões.

 

5 exemplos de processos automatizados em um sistema de RH

Recrutamento e Seleção

Como sabemos, uma das responsabilidades do setor de Desenvolvimento Humano é providenciar todo o processo de recrutamento e seleção em sua empresa. Esse processo deve ser muito produtivo e assertivo, pois reflete diretamente no rendimento dos setores e de seus novos colaboradores.

Como ser mais estratégico?

O uso estratégico das informações, obtidas através do recrutamento e seleção de diversos candidatos, podem ser determinantes para o sucesso da seleção e do andamento no trabalho do setor solicitante a vaga. É possível entregar o colaborador ideal para o setor encaixado com o perfil solicitado com dados mais precisos extraídos de uma boa análise de dados. Fazer todas essas ações, manualmente, pode te render algumas horas de trabalho que podem ser dinamizadas com um sistema automático.

 E como posso automatizar?

O uso de um software permite que esse processo seja mais eficiente, desde o anúncio da vaga, triagens automáticas de candidatos, processo seletivo assertivo e contratação ideal. Um software permite que o tempo de fechamento da vaga seja reduzido, uma vez que nos dá ferramenta que propicia automatização nas rotinas.

Indicadores Estratégicos

Para o setor de RH, a utilização dos indicadores de desempenho é importante para possível descobrir o potencial de cada colaborador. Com ele, pode-se conferir as responsabilidades conforme o perfil de cada um, melhorando os serviços prestados e aumentando sua motivação. 

Como ser mais estratégico?

Existem vários indicadores para medir resultados. Alguns qualitativos, outros quantitativos, aqueles voltados para ações estratégicas e também aqueles próprios para ações operacionais. Ao começar a definir métricas, tenha em mente que elas dão visibilidade ao desempenho, precisam ser interpretadas e mostrarem o quão perto se está de atingir determinado resultado.

 E como posso automatizar?

Uma ferramenta automatizada permite que sejam gerados diversos indicadores. Com ele, você pode analisar seus dados de forma mais orientada, evitando que o RH utilize planilhas e tenha tempo de atuar de forma estratégica na organização. Além disso, o sistema vai te ajudar a conciliar a redução de custos  e o aumento da produtividade.

Diversos indicadores são estratégicos para a área de RH: o de absenteísmo, turnover, horas de treinamentos per capita, total de investimento em treinamentos, motivos de desligamentos, estatística de preenchimento de vaga, entre outros. Uma boa gestão de pessoas estratégica é baseada com esses indicadores! Por isso, ter todas elas de forma rápida, prática e simples é primordial para seus argumentos com qualquer direção de empresa.

Administração do Capital Humano

Para que uma empresa tenha como alcançar resultados interessantes, tanto quanto pensar em formas para aumentar a taxa de lucro é preciso também investir em pessoas. São elas quem farão da qualidade do seu processo produtivo o elemento fundamental para o negócio.

Como ser mais estratégico?

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma das possibilidades mais interessantes para tornar sua empresa mais produtiva. Por isso, entenda e saiba como oferecer as informações certas sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas com um processo também automatizado. Acredite, é possível, viável e real.

Conheça também algumas alternativas ouvindo nosso webinar e saiba como melhorar os resultados da sua empresa na prática.

 E como posso automatizar?

Saiba que existem ferramentas que permitem que o RH acompanhe a performance do colaborador, visualizando todo o histórico do mesmo dentro da organização.

Permite acompanhar gerenciamentos importantes, como o período de experiência,  ocorrências, participação em treinamentos, processos seletivos, gestão da saúde e segurança do colaborador, promoções obtidas, experiências profissionais, onde os próprios gestores podem ter acesso as essas informações sem precisar da intervenção do DH. Viabiliza a automatização de processos organizacionais.

Adequação ao eSocial

Você já começou a realizar as correções e envio dos dados ao ambiente do eSocial?   Com essa exigência online do eSocial,  muitas empresas irão se organizar involuntariamente. Sabemos que essa organização não será imediata, mas com o passar do tempo todas as empresas estarão dentro do formato exigido pela legislação e o setor de RH/DP com certeza deixará de ser tão operacional e passará a atuar de forma mais estratégica.

Como ser mais estratégico?

É muito importante que,  ao transmitir todos os dados cadastrais dos trabalhadores, as informações estejam corretas para que não tenha o retrabalho de fazê-las novamente. Por isso, é muito importante ter no seu quadro de funcionários, principalmente os que irão trabalhar diretamente com os dados enviados ao eSocial, colaboradores capacitados com conhecimento em legislação trabalhista, previdenciária e conscientes da importância e complexidade do projeto.

 E como posso automatizar?

O uso de um sistema permite a adesão ao esocial de forma segura, evitando que a empresa seja autuada e as informações sejam enviadas em tempo hábil.

Como sabemos, se as empresas não enviarem as informações no prazo estabelecido ou enviarem informações incorretas, podem ser penalizadas. O uso de sistemas informatizados viabiliza a aplicação de cruzamento das informações e com isso permite o envio dos eventos exigidos pelo governo.

Integração entre os setores

Desenvolver o lado estratégico e aproximar cada vez mais áreas e departamentos dos planos da empresa – para que eles façam entregas mais alinhadas, com maior agilidade e qualidade – é um caminho seguido por organizações que desejam melhorar seus resultados e serem mais competitivas.

Como ser mais estratégico?

Você pode transformar a sua rotina de departamento pessoal em um diferencial para a empresa. Situações como o envio de documentos, pedidos de informações a respeito de colaboradores, entre outras, podem ser mais bem controladas quando o departamento pessoal começa a trabalhar com protocolos de recebimento de documentos.

Veja também em 11 passos para otimizar a rotina do departamento pessoal como ser ainda mais estratégico em seu setor.

 E como posso automatizar?

Tendo sistemas que se integram, a comunicação entre o DP e o RH flui de forma eficiente, fazendo com que exista um grande ganho a produtividade e evite falhas nos processos, evitando retrabalho de ambas partes.

Como sabemos, o DP e RH são responsáveis em cuidar em toda gestão de pessoa da organização, e seus processos precisam fluir para que não tenham impactos. Por tanto, as informações entre os departamentos devem ser sincronizadas, atualizadas, organizadas, para que possam trabalhar com facilidade, segurança e com isso sejam eficientes.

Quer saber mais como deixar seu RH ainda mais estratégico? Então, baixe nosso kit completo e gratuito com diferentes conteúdo exclusivos (webinar, ebook e artigos) para acompanhar você nesse processo de mudança. Não perca tempo! 

 

 

fortes-tecnologia-modelo-de-pesquisa-de-clima-organizacional

Sobre o autor

Karina Souza

Graduada em Recursos Humanos, Coach e Especialista em Gestão Empresarial. Atualmente é gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas do Grupo Fortes, instrutora na área de RH e gestão de pessoas. Participa como membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Deixar comentário.

Compartilhar